Eduardo Srur faz intervenção no Rio Pinheiros

Foto: Eduardo Srur

Foto: Eduardo Srur

Foto: Eduardo Srur

Foto: Eduardo Srur


Quarta-feira, 24 de setembro de 2014, às 11h41


Desde o dia 19 de setembro - Dia Mundial da Limpeza da Água - o poluído Rio Pinheiros é palco de diversas intervenções urbanas idealizadas pelo artista Eduardo Srur.

A iniciativa da Associação Águas Claras do Rio Pinheiros, com realização da Attack Intervenções Urbanas, tem como objetivo conscientizar a todos sobre a importância da recuperação deste rio e de seus afluentes na Bacia Hidrográfica do Rio Pinheiros.

São diversas intervenções artísticas: “Trampolim” está nas pontes Morumbi, Cidade Jardim, Eusébio Matoso e Cidade Universitária, com manequins realistas contemplando a paisagem sobre trampolins azuis. “Portal” são duas grandes instalações concebidas com esculturas e alegorias de desfiles de escolas de samba de São Paulo, instaladas na foz dos córregos Uberaba e Jaguaré. “Hora da Onça Beber Água” faz alusão a um dos principais símbolos da fauna brasileira em risco de extinção, representados por infláveis gigantes colocados nas margens.

A mostra conta com atividades culturais e educativas coordenadas pela Associação Águas Claras do Rio Pinheiros com os alunos das escolas públicas da região. Nas atividades culturais, os alunos conhecerão o artista, dialogarão com o mesmo sobre processos criativos, as relações entre a arte e suas vidas, e entre a arte e a cidade.

A intenção do artista é promover a conscientização das pessoas e pressionar tomadores de decisão para a necessidade de recuperação da bacia hidrográfica do Rio Pinheiros.

Eduardo Srur nasceu em 1974, em São Paulo, onde vive e trabalha. O artista começou na pintura, mas se destacou nas intervenções urbanas. Suas obras se utilizam do espaço público para chamar a atenção para questões ambientais e o cotidiano nas metrópoles, sempre com o objetivo de ampliar a presença da arte na sociedade e aproximá-la da vida das pessoas.

Srur já realizou diversas intervenções urbanas na cidade de São Paulo e participou de exposições em muitos países, entre eles Cuba, França, Suiça, Espanha, Holanda, Inglaterra e Alemanha.

Conheça e colabore no crowdfunding do projeto:

www.partio.com.br

www.eduardosrur.com.br

Assista o vídeo sobre a ideia de intervenção artística no Rio Pinheiros

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*