Emei Presidente Dutra reabrirá neste sábado

Pais, alunos, funcionários e autoridades comemoram reabertura da Emei Presidente Dutra no ‘Dia da Família na Escola’que tem 68 anos de funcionamento atendendo crianças de Educação Infantil.

Está marcada para o próximo sábado (5) a solenidade em comemoração à reabertura da Emei Presidente Dutra, tradicional escola do bairro do Tatuapé, na zona Leste, por iniciativa do Vereador Toninho Paiva, colaborador do processo de restauração do prédio, localizado na Rua Santo Elias, 146.

emei dutra

A escola que hoje atende 130 alunos (de 4 e 5 anos) de Educação Infantil I (antigo prezinho), em período integral, voltou a funcionar no dia 6 de janeiro após quase um ano de reforma e manutenção por conta das condições precárias do telhado, sob iminente risco de desabamento, do banheiro e outras necessidades.

Durante o período de obra, os 124 alunos (à época) da escola foram atendidos pela Emef Jackson de Figueiredo, situada na Rua Itapura, 110, Vl. Luzitana, na mesma região. Já os cerca de 20 funcionários foram trabalhar em outras unidades da rede de ensino.

O prédio da Emei, que atualmente se equipara a um dos CEUS da cidade, pela qualidade das atividades pedagógicas, também é um dos patrimônios históricos do Tatuapé, tombado pelo Conpresp em 1990, além de muito valorizada pela comunidade por seus valores educacional, cultural e histórico.

Solenidade e festa com as crianças
A solenidade seguida de uma grande festa será realizada no ‘Dia da Família na Escola’, data que já faz parte do calendário escolar com o objetivo de promover atividades e oficinas para os alunos, seus familiares e a comunidade.

Além de pais, alunos, funcionários e do Vereador Toninho Paiva, o evento deve contar com a presença do Secretário Municipal de Educação, Cesar Callegari.

Histórico

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Presidente Dutra foi fundada no dia 25 janeiro de 1948, data do aniversário da Cidade de São Paulo, inicialmente com o nome de Parque Infantil 8.

Sempre atendeu alunos de Educação Infantil, contudo, nos anos iniciais, a escola era conhecida por proporcionar aos jovens da região práticas esportivas como ginástica olímpica e natação, já que à época havia uma piscina para a prática do esporte e muitas crianças com problemas respiratórios eram tratadas através desta modalidade esportiva.

Atualmente, os 16 professores e onze agentes escolares atendem a 130 alunos em período integral (das 8h às 16h) e desenvolvem vários projetos primando por uma educação de qualidade em um espaço amplo dividido por ambientes segmentados e um parque, além de abrigar um teatro com capacidade para 350 pessoas.

O prédio de 2200 metros de área total construída possui características diferenciadas dos demais edifícios do entorno e foi tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo (Conpresp) em 1990.

Por Geriane Oliveira – Câmara Municipal de SP
alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

4 Comentários

  1. Tenho uma filha que atualmente esta na CEI, no final ano ela ira completar 4 anos. Preciso de uma EMEI no período integral, como faço para conseguir uma vaga?
    Obrigada

    Envie uma Resposta
    • alotatuape

      Prezada Adriana, boa noite. De pronto fica difícil responder a sua pergunta, já que não está em nossa alçada esse tipo de pesquisa ou indicação. De qualquer forma acreditamos que o primeiro passo seria consultar a EMEI mas próxima da sua residência. Caso tenhamos novidades sobre o assunto entraremos em contato. Segue o link do Portal da Secretaria Municipal de Educação: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Page/PortalSMESP/Unidades-Educacionais-1

      Envie uma Resposta
  2. EU SHEILA GARCEZ MÃE DE MATHEUS GUILHERME ALUNO DA PROFESSORAS ROSE E ADRIANA DO 5B PARABENIZO A ESCOLA PELO TRABALHO E PELAS APRESENTAÇÕES QUE HOUVE HOJE 05/04/2014 NA ESCOLA EMEI DUTRA FIQUEI MUITO EMOCIONADA PELO DESEMPENHO DE TODAS AS CRIANÇAS AMEI FOI TUDO MUITO LINDO …..

    Envie uma Resposta
    • alotatuape

      Seja bem-vinda. Agradecemos seu comentário. Alô Tatuapé.

      Envie uma Resposta

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*