Eminente engenheiro e físico será o presidente do projeto GMT


Domingo, 9 de novembro de 2014, às 08h21

O Conselho de Administração do Giant Magellan Telescope Organization (GMTO) anunciou no final de outubro a nomeação de Edward I. Moses, Ph.D., como Presidente.

Edward Moses: nomeado como presidente do GMTO. Foto: © Damien J. Jemison

Edward Moses: nomeado como presidente do GMTO. Foto: © Damien J. Jemison

GMTO | Cordilheira dos Andes, Chile – Principal diretor associado do Laboratório Nacional Lawrence Livermore, Moisés liderou o desenvolvimento do National Ignition Facility (NIF) na California - EUA, o maior projeto de ótica e laser já construído, entre outras realizações. O NIF utiliza lasers de alta potência para concentrar a energia no nível necessário para iniciar a conversão de hidrogênio em hélio em reações de fusão semelhantes às que ocorrem no centro do Sol e outras estrelas e foi usado como núcleo da nave Enterprise no filme Star Trek Into Darkness.

“Ed tem habilidades únicas, conhecimento e experiência para liderar a concepção, construção e comissionamento da GMT,” disse o Dr. Wendy Freedman, presidente do Conselho da GMTO.

Em um comunicado de imprensa emitido pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore, o diretor Bill Goldstein disse, “Ed está idealmente posicionado e qualificado para esta função de liderança científica. Ele é um especialista em ciência do laser, sistemas ópticos, desenvolvimento de tecnologia, engenharia de sistemas e liderança de projetos e gestão”.

Moses recebeu seu B.S. e Ph.D. em engenharia elétrica pela Universidade de Cornell. Ele detém patentes em tecnologia laser, física computacional e sistemas de energia de fusão. É membro da Academia Nacional de Engenharia dos EUA, membro da Associação Americana para o Avanço da Ciência, e pertence a várias outras organizações científicas de prestígio.

Moisés se juntou ao Lawrence Livermore National Laboratory, em 1980, e já atuou como líder do programa de separação de isótopos e Processamento de Material, Vice-AD de Lasers e AD Assistant para o desenvolvimento do programa no Departamento de Tecnologia Física e Espaço, onde liderou o desenvolvimento do programa Peregrine para tratamento do câncer. De 1990-1995, ele foi um dos sócios fundadores da Advanced Technology Applications, que apoia os clientes em propor e desenvolver projetos de alta tecnologia.

“Estou ansioso para aplicar minha experiência em grandes projetos de ciência e tecnologia de ponta para o papel de liderança na GMTO. O projeto tem uma grande equipe de cientistas e engenheiros em uma poderosa colaboração de instituições líderes a nível mundial”, disse Moses. “Esta é uma grande oportunidade para mim, fazer parte do projeto desse revolucionário telescópio e da comunidade científica que vai mudar a natureza de nossa compreensão do cosmos.”

 

GMT em fase de transição para a construção que tem a participação da USP. Foto: © GMT / Divulgação

GMT em fase de construção, que tem a participação da USP. Foto: © GMT / Divulgação

 

Além de sua nova posição na GMTO, Moses também foi indicado como Cientista Sênior do Smithsonian Astrophysical Observatory.

Dr. Edward “Rocky” Kolb, da Universidade de Ciências Físicas da Universidade de Chicago e membro do Conselho da GMTO, disse: “Ed Moses é um líder altamente respeitado no mundo da física experimental e pesquisa de energia. Ele traz um conjunto único de habilidades e experiência para a organização da GMT, nesta fase de construção do projeto”.

“A nomeação de um líder tão eminente e experiente como Ed Moses para o cargo de Presidente da GMTO é um marco fundamental no desenvolvimento da GMT,” disse o Dr. Matthew Colless, vice-presidente do Conselho da GMTO. “Isso nos leva a um passo gigantesco para a primeira luz.”

 


Assuntos relacionados

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*