Estimulação cognitiva é fundamental para mente saudável


Terça-feira, 6 de junho de 2016, às 10h46


É senso comum a importância de atividade física para manter o corpo em pleno funcionamento – mas você sabia que o mesmo vale para o seu cérebro? Pois é, exercitar a massa cinzenta é um fator primordial para evitar doenças, sobretudo as neurodegenerativas, como o Alzheimer. Medidas simples que devem ser realizadas de forma contínua, por toda a vida, é a chave para o sucesso.

“Todos envelhecemos e, concomitantemente a este processo, sofremos alterações cerebrais, assim como em todo o organismo. Ocorre diferença no desempenho de diversas tarefas, ainda mais se comparamos o idoso ao jovem, por exemplo. Não somente, devem-se controlar doenças, como diabetes, hipertensão e problemas cardiovasculares, para manter a saúde mental”, afirma Sonia Brucki, membro do Departamento Científico de Neurologia Cognitiva da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

 

Imagem: divulgação / ABN. Ilustração: aloart

Imagem: divulgação / ABN. Ilustração: aloart

 

Boa alimentação, exercício físico, atividade mental constante e manutenção de rede social ampla e variada acarretam em benefícios ao funcionamento cerebral em qualquer faixa etária, principalmente na população mais velha, de acordo com a especialista. “Desde o nascimento, o desenvolvimento é influenciado pela alimentação, operações intelectuais, estimulação cognitiva, nível de leitura, carreira profissional e até mesmo doenças, além da nossa trajetória de vida”, explica.

Alzheimer

O Alzheimer, doença neurodegenerativa que acomete 44 milhões de pessoas em todo o planeta, de acordo com a Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), é um dos problemas que pode ser prevenido por meio de estimulação cognitiva. Provocando declínio das funções intelectuais, diminui a capacidade de trabalhar e de realizar adequadamente atividades rotineiras. Afeta primeiramente a memória recente – com a passar do tempo, os déficits aumentam e atinge a capacidade de orientação, compreensão e atenção.

Ações que melhoram a qualidade de vida são essenciais para diminuir a ação da enfermidade, em particular, e proteger a saúde mental, em geral. “Tratar os fatores cardiovasculares e os problemas de humor e depressão; elevar convívio social; praticar atividade física rotineira, pelo menos 150 minutos semanais; e dieta saudável, com pouca carne vermelha e carboidrato, e bastante peixe, legumes, frutas e verduras são alguns hábitos que amenizam a doença”, conta a especialista.

O tratamento a base de remédios visa amenizar e retardar os efeitos da doença, a fim de corrigir o desequilíbrio químico do cérebro. Os sintomas psicológicos e comportamentais são tratados com remédios específicos e controlados, indicados para o controle da agitação, agressividade, alteração do sono, ansiedade, depressão, apatia, alucinações e delírios.

“Métodos alternativos são empregados para melhorar a qualidade de vida do paciente, com terapias ocupacionais, fisioterapia e fonoaudiologia. É importante manter o contato social com amigos e familiares, além de atividades de estimulação cognitiva, que favorecem a funcionalidade do cérebro”, conclui.

Mulheres de todas as idades terão assuntos de seu interesse de acordo com a pauta da palestra. Foto ilustrativa: Slawa Gu / Stock Photos

Mulheres de todas as idades terão assuntos de seu interesse de acordo com a pauta da palestra neste dia 8 de março. Foto ilustrativa: Slawa Gu / Getty Images

Leia mais sobre
MEDICINA

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*