Expansão da Linha 2 Verde: assista as animações e veja como será construída


Quinta-feira, 22 de outubro de 2015, às 16h49


Leia as últimas informações oficiais sobre a expansão da Linha 2 Verde que a partir do ano que vem afetará a vida de milhares de pessoas entre a Vila Prudente e Guarulhos, passando pelo Tatuapé, Vila Formosa, Água Rasa e Jardim Anália Franco.

Conforme divulgado pela assessoria da Companhia do Metropolitano de São Paulo, o Metrô está realizando os projetos executivos e as desapropriações iniciais necessárias para as obras de extensão da Linha 2 Verde, da Vila Prudente até a Dutra. É um processo demorado, como já informamos, devido às várias medidas necessárias, indenizações e ainda as causas jurídicas.

 

Estação Santos-Imigrantes em direção à Vila Madalena. Daqui, por exemplo, o passageiro poderá chegar até a Dutra, do outro lado da cidade. Foto: Divulgação Metrô

Estação Santos-Imigrantes em direção à Vila Madalena. Daqui, por exemplo, o passageiro poderá chegar até a Dutra, do outro lado da cidade. Foto: Divulgação Metrô

 

Esses processos estão previstos, o que não deve comprometer a implantação que está dividida em duas fases, sendo que a primeira vai da estação Vila Prudente à Penha, passando pelas futuras estações Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester e Aricanduva. A segunda fase de implantação do projeto irá beneficiar as populações que utilizarão as estações Penha até a Dutra, entre elas estarão as paradas Penha de França, Tiquatira, Paulo Freire e Ponte Grande.

Conforme estimativa da companhia, a previsão é que a obra civil do primeiro trecho comece em 2016. Na região de Guarulhos, está sendo preparado o Decreto de Utilidade Pública (DUP) para a desapropriação de imóveis que serão utilizados para a implantação da extensão.

A ampliação vai acrescentar 14,4 km e 13 novas estações à linha. Quando completa a Linha 2 Verde (Vila Madalena-Dutra) transportará cerca de 1 milhão de usuários por dia a mais, chegando a 1.519.440 usuários/dia. O custo estimado para este empreendimento é de R$ 11 bilhões.

 

Chegada do SHIELD,  o popular Tatuzão, na futura estação AACD-SERVIDOR, nas obras de expansão da Linha 5- Lilás, em maio de 2015. Assista a animação e veja como funciona esse  maquinário. Foto: Divulgação Metrô

Chegada do SHIELD, o popular Tatuzão, na futura estação AACD-SERVIDOR, nas obras de expansão da Linha 5 Lilás, em maio de 2015. Assista a animação e veja como funciona esse maquinário, uma paisagem que logo poderá ser vista também no Tatuapé, Jardim Anália Franco e nos demais bairros para onde a Linha 2 Verde será expandida. Foto: Divulgação Metrô

 

Para compreender melhor como será essa construção, pelo menos a parte subterrânea da obra, você pode assistir às animações criadas pelo fabricante do Tatuzão (Shield), elaborado pela empresa alemã Herrenknecht que presta serviço para o Governo do Estado de São Paulo.

Apesar de a locução ser em inglês e não haver legendas é possível observar como funciona o processo de tunelagem ou abertura dos tuneis por onde passarão os trens. O primeiro vídeo mostra a perfuração para o acesso subterrâneo que depois se transformarão nas estações, e o segundo demonstra com detalhes como são construídos os túneis do metrô.

herrenknecht raise boring rig

 

TBM/Tunneling Video

 

Flor em um dos jardins do parque. Foto: Túlio Rossetti

Flor em um dos jardins do parque Ceret. Foto: Túlio Rossetti

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