Expansão da Linha 2 – Verde do Metrô pára até dezembro, monotrilho continua


Quarta-feira, 23 de março de 2016 às 10h02


Estamos acompanhando a expansão da Linha 2 Verde que irá atender a população de Vila Prudente até a via Dutra, já em Guarulhos. A fase atual, como noticiamos anteriormente (saiba mais), estava dedicada às desapropriações. Portanto, uma etapa difícil a ser superada, envolvendo indenizações e questões jurídicas. Mas, tudo isso vai ter uma parada até dezembro deste ano, devido à falta de verbas.

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

De acordo com a assessoria do Metrô, em nota enviada na noite desta terça-feira (22) à redação, “em decorrência da não liberação de limite pela União de um financiamento de R$ 2,5 bilhões via BNDES, durante o Plano de Ajuste Fiscal no segundo semestre de 2015, previstos para a extensão da Linha 2 - Verde do Metrô, os oito contratos da obra foram suspensos antes do início de sua execução, até dezembro de 2016”, informou.

Buscando novas informações sobre o assunto, questionamos como ficaria, portanto, a situação de quem já teve sua propriedade avaliada e/ou indenizada. A resposta da Companhia do Metropolitano de São Paulo é de que “neste período (o de contenção devido à falta de liberação de verbas da União), o Metrô realiza a desapropriação apenas dos imóveis cujos processos já estavam em andamento. Já os processos para desapropriação dos demais imóveis inseridos em decretos de utilidade pública para a ampliação da Linha 2, serão iniciados após o início das obras.

De acordo com a companhia as áreas já desapropriadas serão cuidadas. “Estão sob vigilância em pontos estratégicos e o Metrô promove a limpeza dos terrenos”. A empresa mantém uma central de relacionamento ( ), onde as dúvidas podem ser ainda melhor esclarecidas individualmente.

Monotrilho

Outro assunto importante e de importância fundamental para a mobilidade urbana num futuro muito próximo, é quanto à construção e expansão dos monotrilhos. Um meio de transporte moderno, que utiliza energia limpa e além de tudo embeleza a cidade, valorizando as áreas por onde passa como aconteceu na região da Vila Prudente e Oratório. Após as obras, o lugar ganhou ares futuristas, o que é bom para a cidade.

 

Trem do monotrilho (maquete). Imagem: divulgação / Metrô

Trem do monotrilho (maquete). Imagem: divulgação / Metrô

 

Conversamos com a assessoria do Metrô para saber como está o andamento das obras da Linha 15-Prata do Metrô, cujo trecho segue da Vila Prudente até São Mateus no extremo Leste da cidade.

A construção do monotrilho conta atualmente com mais de 1.300 pessoas trabalhando em seu trecho prioritário, que terá mais nove estações e 13 km. “As colunas e vigas por onde passarão os trens do monotrilho já foram implantadas até a região da estação Iguatemi e as estações em obras no trecho até São Mateus deverão ser entregues até 2018”, respondeu a companhia. Atualmente a linha opera com 2,3 km e apenas 2 estações entre Vila Prudente e Oratório.

Conforme informado, com a conclusão deste trecho em obras, a Linha 15 terá 15,3 km e 11 estações, de Vila Prudente a Iguatemi (na região de S. Mateus), “transportando mais de 400 mil pessoas por dia e beneficiando várias regiões do entorno. O projeto revitaliza as vias por onde o monotrilho passa, com a implantação de um parque linear e ciclovia no canteiro central, sob as vigas”, esclarece o Metrô.

 

Assista dois vídeos para saber como estão as obras do monotrilho que vai facilitar a vida de muita gente quando estiver em funcionamento. Assista os reconhecimentos aéreos produzidos em fevereiro e novembro de 2015 para acompanhar as obras.


Se quiser envie suas questões preenchendo o formulário simplificado de comentário, mais abaixo.

Acesse direto o Canal de relacionamento do Metrô sobre a Linha 15 - Prata (monotrilho) e Linha 2 - Verde (desapropriações).

Imagens Aéreas Obras Linha 15-Prata - Fevereiro/2015

Obras Linha 15-Prata Dezembro/2015

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

Estação Vila Prudente do Metrô. Foto: Divulgação / Metrô

Leia mais sobre
MOBILIDADE URBANA
EXPANSÃO DA LINHA 2 - VERDE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*