Finep apoia portal que resgata memória fotográfica brasileira


Quarta-feira, 17 de junho de 2015, às 06h03


A fotografia de momentos históricos consiste em registros de eventos e manifestações culturais centrais para a compreensão de determinado período. Como meio que preserva a memória de uma nação, estas imagens precisam estar acessíveis para toda a população. Com esta preocupação em mente, a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e o Instituto Moreira Salles (IMS) desenvolveram o portal Brasiliana Fotográfica, repositório voltado à preservação digital de fotos sobre a história do País. A Finep apoiou esta nobre iniciativa através do custeio de parte das instalações do Laboratório Digital da FBN.

 

Marc Ferrez. Viaduto da estrada de ferro Dona Teresa Cristina, c. 1884. SC

Marc Ferrez. Viaduto da estrada de ferro Dona Teresa Cristina, c. 1884. SC

 

“Queremos criar um espaço na web onde todos os interessados, desde o pesquisador mais refinado até o curioso mais simples, possam ter acesso a fotografias históricas de qualquer assunto relacionado à história do Brasil”, explica Joaquim Ferreira de Andrade, curador do portal pela FBN. O curador pelo IMS é Sergio Burgi. A Brasiliana conta com mais de 1000 imagens da FBN e do IMS. As coleções Mestres do Século XIX, Brascan 100 Anos no Brasil, Dom João de Orleans e Bragança e D. Teresa Cristina Maria são alguns dos destaques do acervo.

“No futuro, outras instituições do Brasil e do exterior poderão contribuir com arquivos digitais”, explica Joaquim. Segundo ele, diversas entidades já demonstraram interesse em colaborar. Entre os registros mais interessantes está uma descoberta curiosa: uma foto de Machado de Assis na missa campal realizada em homenagem à abolição da escravatura. “A imagem demonstra que Machado de Assis endossava a questão abolicionista”, comenta o curador.

A ideia do portal surgiu em 2000 e começou a ser desenvolvida há mais de um ano. A parceria da Finep com a FBN também é de longa data. Em 2011, a Agência financiou a Hemeroteca Digital, que promoveu a digitalização de periódicos do País. A Finep também apoiou a Rede Virtual da Memoria Brasileira, portal gerenciado pela FBN que dissemina a memória nacional para o grande público por meio de documentos de diversas coleções.

Análise de textos antigos e de entrevistas expõe as marcas próprias do idioma no país, o alcance do R caipira e os lugares que preservam modos antigos de falar. Foto: O Violeiro, de Almeida Júnior, 1899

Análise de textos antigos e de entrevistas expõe as marcas próprias do idioma no país, o alcance do R caipira e os lugares que preservam modos antigos de falar. Foto: O Violeiro, de Almeida Júnior, 1899

Leia mais sobre
HISTÓRIA DO BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*