Finep financia cadeira de rodas inovadora

Cadeira de rodas modelo Falco da Vemex. Foto: Divulgação

Duas cadeiras de rodas inovadoras – Strix e Falco – criadas para trazer conforto e liberdade às pessoas com deficiência. Estas são as novidades da VEMEX, empresa que recebeu 1,5 milhão da Finep para desenvolver os produtos inovadores. Ambas estão sendo apresentadas ao público na Reatech 2014 - feira internacional de reabilitação, inclusão, acessibilidade e paradesporto – a principal exposição da América Latina de produtos e serviços da área, que acontece em São Paulo, entre os dias 10 e 13 de abril.

A Falco, uma alternativa de ótima qualidade e preço acessível, vai ser oficialmente lançada na feira. É uma cadeira monobloco de alta performance e baixo peso. A inédita estrutura de tubos oblongos confere mais rigidez e um design arrojado. Além disso, é fabricada sem utilização de solda, que enfraquece o material e, portanto, o faz quebrar mais rápido. A Falco custa R$ 9 mil, e poderá ser comprada por um preço especial durante a Reatech.

A Strix consegue ser ainda melhor. Além de todas as qualidades da Falco, possui estrutura pantográfica com suspensão semiativa e controle eletrônico do sistema de amortecimento. O sistema pantográfico não permite o balanço lateral do corpo do cadeirante, dando segurança e conforto na condução da cadeira. Ela é adaptável a qualquer solo, até os mais irregulares, porque o impacto nas rodas dianteiras e traseiras é neutralizado pelo sistema de amortecimento. A Strix ainda não está disponível no mercado.

Breno Horta, um dos engenheiros que idealizou a empresa, ressalta a originalidade dos produtos: “Temos muito orgulho de a nossa inovação ser 100% brasileira. A Strix possui tecnologia inédita no mercado mundial de cadeiras de rodas, não possuindo nenhuma similar em todo o globo”, afirma animado.

A Finep ainda apoiou outro projeto da VEMEX em curso atualmente: o desenvolvimento da primeira handbike de competição brasileira. O produto é uma bicicleta de três rodas adaptada aos deficientes físicos e feita para ser pedalada com as mãos. Breno acredita na possibilidade de o Brasil disputar pela primeira vez os Jogos Paralímpicos Rio 2016 nessa modalidade e, quem sabe, conquistar uma medalha para o País.

Missão da Finep – Inovação e Pesquisa
Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Fonte: Finep

Conheça o modelo Strix e a Vemex

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*