Carros antigos: Ford Modelo A

Ford Modelo A - 1903. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

 

Conheça outra raridade


Domingo, 21 de setembro de 2014, às 08h44 – Atualizado às 10h19


Edição: Alô São Paulo

Museu Louwman – Localizado na cidade de Haia, na Holanda, conta com uma coleção de carros que se multiplicou há quase três centenas de modelos após 125 anos. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma dessas raras preciosidades automobilísticas do ano de 1903.

FORD
MODEL A – 1903

Este é o octogésimo Ford fabricado e, provavelmente, também um dos Fords mais antigos ainda existentes. O motor e o chassis deste “Modelo A” ainda não eram produzidos pela Ford, mas pela Dodge Brothers.

O carro tem uma caixa de câmbio de velocidades semi-automática, com duas marchas à frente e uma à ré; sua velocidade máxima era de cerca de 70 km / h.

O modelo padrão possui dois lugares, como num buggy, mas um acessório chamado de “tonneau” – com dois assentos e uma porta central – acoplado na parte de trás, dava ao veículo a possibilidade de quatro lugares. Esta opção custava cem dólares na época.

A Ford Motor Company chegou muito perto de encerrar a produção do carro, logo depois que foi criada em 1903. Os investimentos na nova empresa eram tão grandes que pouco dinheiro sobrou e tudo dependia do sucesso do primeiro modelo de produção, o A.

Felizmente as coisas correram bem. Um médico em Chicago pagou 850 dólares pelo primeiro modelo A. Ford, em última análise, vendeu cerca de 1.700 carros do modelo A, que também foram exportados para a Europa, Austrália e África do Sul.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*