Foz do Iguaçu será palco do Itaipu River Sup


Quarta-feira, 1 de abril de 2015, às 10h34


Campeonato brasileiro de Stand Up de rio acontece de 30 de abril a 03 de maio e reunirá alguns dois maiores nomes da modalidade numa prova emocionante.

 

Sup Cataratas. Foto: Marcos Labanca

Sup Cataratas. Foto: Marcos Labanca

 

Da assessoria do evento – Alguns dos maiores nomes do Stand Up Paddle do Brasil se preparam para encarar o campeonato brasileiro de Sup River, ou Sup de Rio, evento que acontece de 30 de abril a 03 de maio, em Foz do Iguaçu. O palco escolhido para a disputa será Canal Itaipu, única pista artificial de águas bravas do país, um cenário perfeito para a competição e para o desenvolvimento da modalidade no Brasil. Além de atletas renomados, a prova ainda quer revelar talentos do esporte. Para participar desse evento de alto nível, a chance é essa: As inscrições estão abertas pelo site www.sup.rivergamesbrasil.com.br.

“A prova desse ano tem o objetivo de reunir os top atletas de todas as vertentes do Stand Up Paddle e os atletas da canoagem olímpica, (já que a sede da equipe brasileira de canoagem slalom é aqui em Foz do Iguaçu) para uma prova que exige todas as habilidades com a prancha e com o remo. Essa característica do river sup de integrar os talentos das diferentes modalidades nos permite dizer que essa é a prova que consagra o supista mais completo do país”, analisa Marcelo Penayo, Gerente de Comunicação do evento.

Em 2013, Foz do Iguaçu foi o palco do primeiro campeonato brasileiro de River Sup. O sucesso do evento entre os atletas, imprensa e mídias sociais fez com que o projeto ganhasse força. Entretanto, devido à crise hídrica, a prova não foi realizada em 2014. Para 2015, os organizadores do evento almejam colocar o Itaipu RiverSup em um patamar ainda mais elevado.

River Sup. Foto Marcos Labanca

River Sup. Foto Marcos Labanca

“Apesar de ser uma febre na Europa e nos EUA, a categoria ainda é embrionária no Brasil. O trabalho que havíamos proposto com a organização do campeonato brasileiro em 2013, que tinha como maiores objetivos: o fomento e dar visibilidade para a modalidade, foi interrompido em 2014 com a crise hídrica que a região sudeste do país sofreu e que impactou no Lago de Itaipu levando a prova de 2014 a ser cancelada. Agora em 2015 retomamos os trabalhos com a realização deste segundo campeonato brasileiro, e com a confirmação da vinda dos campeões das principais categorias do ranking de 2014 já caminhamos em direção de que o evento seja um completo sucesso”, observa Marcelo Penayo.

Entre os atletas que disputarão o troféu de campeão nacional de Sup River em 2015, estão grandes nomes do esporte do Brasil. O atual detentor do título do evento e multicampeão de SUP e canoagem, Luis Carlos Guida, o “Animal” defenderá seu posto contra atletas especialistas em várias modalidades e de diferentes gerações do esporte. Entre os desafiantes os irmãos Caio e Ian Vaz, destaques no circuito mundial de SUP Waves; Paulão Reis, atual campeão brasileiro Race e Mataratona; Américo Pinheiro, atual campeão nacional da categoria Race 14 pés; Mário Cavaco, um dos expoentes de canoa havaiana do Brasil; Alessandro Matero, pioneiro do SUP no país e campeão do Battle of Paddles em 2013; André Torrely, especialista em águas bravas; Bezinho Otero, campeão carioca em 2012; Richaleston Alves, atleta da canoagem olímpica brasileira; Rafa Veloso, um dos protagonistas do programa 4 remos. Como convidado de honra do evento, o bicampeão mundial de surfe em ondas grandes, Carlos Burle. E esses são apenas alguns dos nomes que estarão no Itaiupu River Sup 2015.

“A expectativa é muito grande, fiquei muito feliz com o convite e a confirmação do Itaipu River SUP. Gosto muito de corredeiras e já desço rios de caiaque e bote de rafting há mais de 15 anos, esta experiência anterior me ajudou muito na transição para o SUP. Já competi três vezes na pista de Itaipu, sendo duas delas no Rafting e a ultima Stand Up, o cenário é perfeito e permite uma boa descida, além de proporcionar um show a todos, já que o público pode acompanhar andando toda a descida pela lateral da pista”

Sobre a participação de atletas especialistas em outras modalidades, Luiz Carlos Guida afirma que o convite só traz benefícios para o esporte.

“Acho esse intercâmbio muito interessante. Vai ser legal, já que todos são talentosos e sabem se virar em qualquer situação”, finaliza Luiz Carlos Guida, o “Animal”

A categoria feminina também terá espaço nas águas de Itaipu. A atleta do Guarujá Nicole Pacelli, atual campeã brasileira de Sup Wave e campeã mundial da mesma categoria, em 2013; Aline Adissaka, vice-campeã nacional da modalidade Wave; Barbara Brazil, tricampeã brasileira na Race e Lena Guimaraes, 2ª colocada no brasileiro de Race em 2014.

Entre corredeiras que figuram no rol das maravilhas naturais do planeta e cenários de tirar o fôlego, Foz do Iguaçu tem um enorme potencial para figurar entre os destinos mais procurados pelos amantes de esportes radicais. O Itaipu River SUP é apenas o primeiro evento do ano na região. No mês de outubro, Foz do Iguaçu será ainda o palco do campeonato mundial de Slack Line.

O Itaipu River Sup é uma realização River Games Sports Businnes e da ADERE (Associação de Desenvolvimento de Esportes Radicais e Ecologia). O evento tem a chancela da Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP). Patrocinam este evento: Supflex e Cataratas do Iguaçu S.A.

Assista o vídeo da 1ª Edição do Itaipu River Sup

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*