Freedom Tower, Torre da Liberdade

Freedom Tower no reconstruído WTC, torre principal simboliza a liberdade e assim ficou conhecida. Foto: Joe Mabel (Flickr) Wikipedia

Quinta-feira, 11 de setembro de 2014, às 10h19


A Torre da Liberdade é o edifício principal do novo complexo do World Trade Center em Lower Manhattan, em Nova York e o mais alto edifício dos Estados Unidos.

Wikipedia – Após a destruição do World Trade Center nos ataques de 11 de setembro de 2001, houve muito debate sobre o futuro do local do World Trade Center. Propostas começaram quase imediatamente após os atentados e, até 2003, a Lower Manhattan Development Corporation organizou um concurso para determinar a forma com a área seria usada. A rejeição pública da primeira rodada de projetos, a “Conceitos de Design Preliminares”, levou a uma segunda competição mais aberta em dezembro de 2002, o “Estudo de Design Inovador”, na qual um desenho de Daniel Libeskind foi selecionado. Este projeto passou por várias revisões, em grande parte devido a discordâncias com a desenvolvedora Larry Silverstein, que detinha o contrato de arrendamento para o local do World Trade Center em 11 de setembro de 2001.

Um projeto final para a “Torre da Liberdade” (em inglês: Freedom Tower) foi oficialmente lançado em 28 de junho de 2005. Para satisfazer as questões de segurança levantadas pelo New York City Police Department, uma base de concreto de 187 pés (57 m) foi adicionada em abril daquele ano. O desenho final incluiu um plano para folhear a base com prismas de vidro para enfrentar as críticas de que a base parecia um “bunker de concreto”.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*