Garra e persistência são lições do Jiu Jitsu e o Rapha dá o exemplo


Quinta-feira, 6 de setembro de 2018, às 19h50


As palavras de quem esteve no ginásio de São José dos Campos, falam da emoção durante a luta de apresentação dos faixas pretas Raphael Forti e Pedro Farkas. Além da boa organização e dos bons combates, foram estes os elementos que deram a tônica da 1ª Copa Werwolf ADC Embraer de Jiu Jitsu.

Gerson Soares

Mas há muito mais para depreender. Sobre o evento, por ser o primeiro e ter sido um sucesso, é mais uma iniciativa louvável em nome do Brazilian Jiu Jitsu, introduzido no Brasil pelo conde japonês Maeda e transformado em uma arte marcial praticada por milhões de pessoas em todo o mundo, graças ao empenho de muitos lutadores, mas principalmente à família Gracie, cujos precursores foram os irmãos Carlos e Hélio.

 

O juiz ergue o braço de Raphael Forti que venceu a luta de apresentação. Mais à esquerda, Pedro Farkas, organizador que interrompeu durante a luta, para que todos pudessem assistir. Foto: reprodução

 

Todavia, quando dirigirmos nosso olhar para a sinergia que houve em torno da luta de apresentação entre o organizador Pedro Farkas e Raphael Forti encontraremos aqueles ensinamentos que são passados de geração em geração nos tatames brasileiros onde o Jiu Jitsu é praticado: garra, coragem, força, persistência.

Mas, porque não associarmos a isto a emoção? A atitude do jovem lutador Raphael Forti, que teve sua carreira brevemente interrompida – esperamos e torcemos que assim seja –, devido um acidente de moto, ainda nos leva a um aperto no peito, mesmo agora que alguns dias já nos distanciam daquele domingo. Mesmo os guerreiros tiveram que conter o choro, outros choraram contidos, no dia 26 de agosto, durante a entrada do atleta da Xtreme BJJ na área de luta do ginásio esportivo no Vale do Paraíba, tomado por competidores de várias cidades do Brasil e seus amigos de São Paulo.

Antes do evento conversamos com o organizador (saiba mais) e agora, pouco mais de uma semana após a realização da 1ª Copa Werwolf ADC Embraer de Jiu Jitsu, fomos saber quais foram as impressões do Pedro Farkas, da Werwolf Kimonos.

“Eu acho que foi sensacional, uma experiência única, ímpar, que o Rapha me proporcionou. Ver aquela turma toda de pé, gritando, aplaudindo, falando o nome dele. O esforço dele pra ficar de pé. O próprio vídeo transmite toda a energia, toda a vibração que estava tendo naquele evento”, conta referindo-se à filmagem feita pelo Instituto Embraer que pode ser acessada no YouTube. “E naquele momento em que ele fez todo o esforço, toda a garra, a gana dele. Eu acho que foi espetacular. Deu vontade de chorar, eu segurei pra não chorar. Acho que foi incrível.”

Vários atletas da Xtreme estiveram entre os primeiros colocados, ocuparam o pódio e trouxeram diversas medalhas. Foram três vans que saíram de São Paulo, antes das 7h da manhã chuvosa de domingo, para competir e torcer (acesse as imagens no Instagram). Na terça-feira, após o campeonato os comentários ainda repercutiam na academia, sobre a luta do Rapha e seu empenho para continuar ligado ao Jiu Jitsu.

Coube ao mestre Fabiano Victorino, o Pedra, algumas palavras, após o treino da manhã de terça que precedeu a competição: “Foi muito legal. O Rapha agora está com um novo projeto para ensinar regras de Jiu Jitsu aos competidores”, comentou sobre a vontade do seu aluno que não quer perder o vínculo com o tatame. Para finalizar, ninguém melhor do que o próprio Rapha.

“O campeonato resgatou um sentido que eu tinha das competições, que era a adrenalina, ansiedade, aquele nervosismo. Mesmo sabendo que era só uma apresentação, eu fiquei bem nervoso, com adrenalina, resgatou tudo o que sentia antes das lutas”, revela sobre os suas participações em campeonatos antes do acidente. “E foi muito bom sentir isso. Senti que eu estava vivo, que ainda posso... Passou tanta coisa na minha cabeça que parecia que só estava eu ali na área de espera, antes de entrar na área de luta. Mas na hora que eu ouvi a galera gritando, meu nome, dando aquela emoção toda, foi uma vibe positiva, parecia que eu estava no meio de um mundial, a hora que todos torciam por mim. Foi muito bacana a experiência. Muito bom mesmo.”

Assista ao vídeo da luta, repare quando é anunciada a luta nos alto-falantes e o esforço para erguer-se de sua cadeira. Quem conduz o Raphael até o centro da área de luta são os professores Murilão (kimono preto) e Saci (kimono branco). O faixa preta 3º dan, Anderson Cardozo, “Saci”, é professor do Rapha desde quando ele começou no Jiu Jitsu, e mais de uma vez pode ser visto emocionado ao lado do seu aluno. Após o inesperado acidente de moto, outros dois alunos do Saci, companheiros do Rapha, disseram que só pegariam a faixa preta quando ele se erguesse da cadeira de rodas, isso aconteceu em dezembro do ano passado (saiba mais).

Coisas de amigos, coisas que se aprende no Jiu Jitsu.

INSTITUTO EMBRAER

1ª Copa Werwolf Jiu jitsu Fx Preta - Raphael Forti Vs Pedro Farkas

Publicado em 29 de ago de 2018

Pedro Farkas e Raphael Forti, com a nova camiseta criada em conjunto com os amigos. Foto: divulgação

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*