Governo de SP cria Agência Metropolitana em Sorocaba e região


Segunda-feira, 15 de junho de 2015, às 20h50


Governador Geraldo Alckmin sancionou a criação da entidade; 26 municípios do em torno também serão atendidos.

A fim de encontrar boas alternativas para o desenvolvimento de 26 municípios, o Governo de São Paulo acaba de promulgar a Agência Metropolitana de Sorocaba - instituída por meio do projeto de lei aprovado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). A entidade vai propor ações conjuntas em diversas frentes e soluções nas áreas de telefonia, transporte, serviços, entre outras, para a Região Metropolitana de Sorocaba - a quinta maior de todo o Estado.

 

Governo pretende criar mais desenvolvimento para 26 municípios com a promulgação da Agência Metropolitana de Sorocaba. Foto: Du Amorim/ A2 FOTOGRAFIA

Governo pretende criar mais desenvolvimento para 26 municípios com a promulgação da Agência Metropolitana de Sorocaba. Foto: Du Amorim/ A2 FOTOGRAFIA

 

Só entre as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, são 11 municípios com economias baseadas em atividades industriais. Em 2011, o Produto Interno Bruto foi de R$ 46,7 bilhões. “É uma das principais regiões de São Paulo, nesse eixo da Castelo Branco e da Raposo Tavares”, reconhece o governador Geraldo Alckmin. “Com agricultura forte, mineração, indústria diversificada e serviços. Através da implantação da Agência, a região discute as melhores alternativas de projetos”.

Alckmin pontuou algumas propostas em que a Agência já pode criar propostas. “Na telefonia, pleitear a Anatel para não pagar mais interurbano de uma cidade para outra. Na área de segurança, pode fazer um projeto de câmeras de vídeo nas entradas e saídas das cidades integradas a um sistema de comando e controle”. A sociedade civil, os empresários e moradores da região devem ser os porta-vozes responsáveis por mostrar as principais necessidades.

Dimensão

A Região Metropolitana de Sorocaba é composta pelos municípios de Alambari, Alumínio, Araçariguama,Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Ibiúna, Iperó, Itu, Jumirim, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Porto Feliz, Salto, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê e Votorantim.

Do Portal do Governo do Estado

Nascer do sol em São Paulo, cidade que debateu arduamente o Plano Diretor e agora terá mais uma jornada de debates sobre a Lei de Zoneamento. Apesar de os cidadãos serem prioritários nessas diretrizes, interesses particulares e difusos permanecem ingerentes nas determinações da Prefeitura e da Câmara Municipal. Foto: Stock Photo / Legenda: Gerson Soares.

Nascer do sol em São Paulo, cidade que debateu arduamente o Plano Diretor e agora terá mais uma jornada de debates sobre a Lei de Zoneamento. Apesar de os cidadãos serem prioritários nessas diretrizes, interesses particulares e difusos permanecem ingerentes nas determinações da Prefeitura e da Câmara Municipal. Foto: Stock Photo

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*