Gripe: começa a vacinação em São Paulo


Segunda-feira, 4 de abril de 2016 às 17h32


Os primeiros a receber as doses serão os profissionais da saúde, num total de 532 mil. Na próxima segunda-feira, dia 11, estão previstas as doses aos grupos de maior risco. A campanha nacional começa no final do mês de abril abrangendo toda a população.

“A campanha antecipada de vacinação contra a gripe está oficialmente aberta no estado de São Paulo”, divulgou no final desta manhã o Portal do Governo do Estado de São Paulo. Dessa forma, seguindo o protocolo da Secretaria Estadual da Saúde, o primeiro grupo a ser vacinado será o dos profissionais que basicamente farão o atendimento da população, ou seja, os profissionais ligados à saúde de hospitais públicos e privados da capital e região metropolitana da grande São Paulo.

 

O governador Geraldo Alckmin acompanhou o lançamento da campanha nesta segunda-feira (4) no hall do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foto: A2img / Eduardo Saraiva

O governador Geraldo Alckmin acompanhou o lançamento da campanha nesta segunda-feira (4) no hall do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP. Foto: A2img / Eduardo Saraiva

 

O lançamento foi feito pelo governador Geraldo Alckmin, que acompanhou a movimentação no hall do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo), nesta segunda-feira.

“Agora são os profissionais de saúde, de 4 a 8 de abril, depois começa a vacinação das crianças, de 6 meses até 5 anos de idade, as gestantes, os acima de 60 anos de idade, imunodepressivos, doenças crônicas, os que estão em privação de liberdade, depois toda a Região Metropolitana, e depois expande para todo interior de São Paulo”, explicou o governador.

De acordo com a assessoria do Palácio do Governo, a população será vacinada gradativamente, começando pelos grupos prioritários. Nessa primeira etapa da campanha de 2016, 3,5 milhões de paulistas receberão as doses que protegem contra os vírus do inverno de 2016 (A/California (H1N1), A/Hong Kong (H3N2) e B/Brisbane).

A partir do dia 11 de abril, a vacinação será ampliada para demais grupos prioritários: crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos (982,8 mil), gestantes (179 mil) e idosos (1,83 milhão) da capital e grande São Paulo, totalizando quase 3 milhões pessoas protegidas contra os vírus.

Para as demais cidades do estado e outros públicos-alvo (doentes crônicos, puérperas, indígenas, funcionários dos sistema prisional e a população privada de liberdade), a campanha de vacinação contra a gripe deve seguir o calendário do Ministério da Saúde, com início previsto para o dia 30 de abril. As populações que já receberam a vacinação extra desde o dia 23 de março, devido à incidência maior de casos, nos 67 municípios da região de São José do Rio Preto, deverão ser vacinados novamente, “pois as doses têm composições distintas”, esclarece o governo.

Atualizando as estatísticas divulgadas anteriormente, até 29 de março, foram notificados 465 casos e 59 óbitos por SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) no Estado de São Paulo atribuíveis ao vírus Influenza. Desse total, 372 casos e 55 óbitos foram relacionados ao vírus A (H1N1); em relação ao vírus B, foram 32 casos notificados e 2 óbitos. Em 2015, 342 casos de SRAG foram notificados em todo o Estado, sendo 190 relacionados ao tipo A (H3N2) e 43 ao vírus B. Do total de 65 óbitos registrados em 2015, 28 tiveram também relação com o A (H3N2) e 10 com o B.

 

Gráfico H1N1: aloart

Gráfico H1N1: aloart

 

Com informações do Portal do Governo do Estado
Governo de SP antecipa vacinação contra gripe. Foto: A2 Fotografia / Milton Michida

Governo de SP antecipa vacinação contra gripe. Foto: A2 Fotografia / Milton Michida

Leia mais sobre
SAÚDE

 

Nível do mar na cidade litorânea paulista aumentará entre 18 e 30 centímetros até 2050, tornando as marés mais altas, estima estudo internacional com participação de pesquisadores de São Paulo. Foto: Wikimedia Commons

Nível do mar na cidade litorânea paulista aumentará entre 18 e 30 centímetros até 2050, tornando as marés mais altas, estima estudo internacional com participação de pesquisadores de São Paulo. Foto: Wikimedia Commons

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*