Histórico


NOSSA HISTÓRIA

alotatuape1

Clique para ampliar

O Alô Tatuapé foi inicialmente elaborado pelo Alô São Paulo, como veículo de comunicação no formato tabloide e circulou entre Agosto de 1993 até Março de 1997. Da concepção até a distribuição do jornal, o processo tinha início com a produção das matérias e anúncios, depois era diagramado e enviado para um bureau de fotocomposição a laser, retornando para ser montado manualmente em past-up e arte-final. Em seguida era copiado em fotolito e posteriormente para a impressão, que na época era em uma cor (azul, amarelo, vermelho, verde e suas variações). No dia 5 de Junho de 97, iniciou sua nova fase no formato revista voltando ao nº 1, com 16 páginas – apenas a capa, 4ª capa e as duas páginas centrais coloridas as demais em preto e branco. A impressão totalmente colorida só foi feita em Junho de 1999, edição nº 25. As edições impressas persistiram até a publicação da 10ª Edição Histórica | Memórias do Tatuapé e São Paulo, Dezembro de 2013, nº 165, quando completou 20 anos de atividades da marca.

logos_todos

A mudança dos logotipos de 1997 até a atual. Mais acima, o primeiro exemplar em formato tabloide onde pode ser visto o primeiro logotipo.

Desde 1997, Alô Tatuapé combinou uma fórmula de valorizar a tradição do bairro junto às páginas do noticiário e propagandas, mostrando as situações existentes há um século aproximadamente – atento também aos fatos ainda mais antigos –, principalmente pela riqueza histórica peculiar, que abriga personagens importantes. Atualmente, o Tatuapé é um dos locais mais agradáveis para se viver na cidade de São Paulo, deixando para trás o bucolismo interiorano. Por nossa vez, continuamos a destacar esses dois aspectos: o antigo e o novo.

Para mostrar suas peculiaridades criamos seções especiais ao longo dos anos, como por exemplo MEMÓRIA – desde a primeira edição no formato tabloide –, COLUNA SOCIAL – a partir da adoção do formato em revista em 1997 – e BAIRRO, por volta do ano 2000, hoje focando a atenção principalmente na conjuntura estrutural que envolve o urbanismo, manutenção, entre outros assuntos.

 

alotat há 22 anos capa165MEMÓRIA

Essa seção deu origem a diversas exposições – shoppings Metrô Tatuapé e Anália Franco, Universidade Cidade de São Paulo (Unicid) e Hotel Meliá (atualmente Tryp Tatuapé) – que foram realizadas por membros da OAB-Tatuapé, inspirados naquela editoria e das quais o Alô Tatuapé participou ativamente fornecendo informações, textos e imagens. A primeira Exposição Memória do Tatuapé, realizada no Shopping Metrô Tatuapé teve este veículo como órgão divulgador e seu diretor como membro da Comissão Organizadora.

Toda essa movimentação gerou trabalhos escolares, universitários e grande interesse entre os moradores. Nossas edições históricas anuais – dez até agora – e a valorização que MEMÓRIA proporcionou desde que tivemos a iniciativa de propagá-la levou inúmeras instituições, comerciais ou particulares, a procurarem associar a história do bairro com suas marcas devido a aproximação do público, além de ter atraído a atenção da mídia de forma geral após 1993. Hoje é possível ver diversas publicações que possuem essa seção, sejam elas digitais ou impressas. O reconhecimento do pioneirismo do Alô Tatuapé veio com a revista Veja São Paulo – Bairro do Tatuapé (saiba mais), quando a reportagem nos procurou e do nosso escritório saíram as indicações mais importantes e imagens fornecidas para publicação.

 

Padre Adelino com vista para a Radial Leste: Paisagem mais bonita e trânsito mais organizado.

Padre Adelino com vista para a Radial Leste: Paisagem mais bonita e trânsito mais organizado.

COMPLEXO VIÁRIO PADRE ADELINO

Devido a esse pioneirismo já enveredamos pelos caminhos muitas vezes difíceis do jornalismo, com o objetivo de fazer aquilo que precisava ser feito, escrito e publicado com independência e isenção. Uma das maiores provas disso, foi a perseverança deste veículo, diante de forte oposição, para que fosse construído um complexo viário que desse vazão ao fluxo de trânsito que sai da Praça Sílvio Romero e imediações, em direção ao Centro, Belém, Belenzinho, Água Rasa e adjacências.

Relativo, principalmente, às inúmeras edições da revista Alô Tatuapé nesse sentido, hoje existe o Complexo Viário Padre Adelino alicerçado principalmente pela ponte estaiada Dom Luciano Mendes de Almeida e vários acessos de ida e volta para a Avenida Radial Leste e Avenida Salim Farah Maluf. O leitor encontrará rico material nesse sentido em nossos arquivos históricos e um resumo na aba Reportagens Especiais – Complexo Viário Padre Adelino.

 

capa133REPORTAGENS ESPECIAIS

O Alô Tatuapé também já foi várias vezes congratulado pela sua atuação jornalística de maneira geral, especialmente após a publicação de reportagens como: Armênios – O povo de Noé; pelo acompanhamento e pesquisa sobre o Japão e a visita do príncipe Naruhito ao nosso país (Brasil – Japão 100 anos) ; ou pela iniciativa de realizar os Jogos Abertos do Tatuapé, competição anual com diversas modalidades (Futsal, Futebol de Campo, Jogos de Salão [truco, tranca, sueca e dominó], Futebol de Mesa [botão], Vôlei e Handebol feminino e Bocha), promovida pela revista durante seis anos consecutivos (1999–2004), envolvendo centenas de jovens atletas, craques remanescentes da áurea época varzeana – o bairro era repleto de campos e times de futebol –, além dos moradores. Em uma das edições dos Jogos Abertos do Tatuapé chegamos a um número impensado pelas mais entusiásticas das nossas expectativas, quando mais de 1.000 atletas participantes em diversas modalidades esportivas confraternizaram-se nesse âmbito esportivo.

 

proj espec © alo tatuape copa tatuape 5638JOGOS ABERTOS DO TATUAPÉ

Os Jogos Abertos do Tatuapé ou Copa Tatuapé como popularmente ficaram conhecidos, foram um sucesso de público e participação envolvendo diretamente também os bairros vizinhos, como o Carrão, Vila Formosa, Água Rasa, Parque São Jorge e a Vila Maria Zélia. Tivemos a participação de clubes de São José dos Campos, Praia Grande e outras cidades na modalidade Bocha, trazidos pelo saudoso José Ramos Pereira.

A ideia da Copa Tatuapé foi aproveitada pela Prefeitura de São Paulo que criou os Jogos da Cidade, sendo sua precursora a atual vice-prefeita Nadia Campeão, que quando atuava na Secretaria de Esportes Municipais fez parte dos convidados da solenidade de entrega de medalhas aos atletas participantes dos Jogos Abertos do Tatuapé. Esse material logo constará no conteúdo deste site também na aba Reportagens especiais. Acesse agora 28 imagens marcantes desse evento na nossa página do Flickr.

 

MODA MAIS

1º Moda Mais, desfile de moda, promovido pelo Alô Tatuapé. Foto: aloimage

1º Moda Mais, desfile de moda, promovido pelo Alô Tatuapé. Foto: aloimage

Para finalizar este longo histórico, atualizado neste 8 de março de 2016, Dia da Mulher, que tanto valorizamos nas páginas e nos posts do Alô Tatuapé, nada melhor do que falar de moda. Elas sempre tiveram o nosso carinho e para tanto criamos um dia especial com desfile de moda, apresentações de dança flamenca, dança indiana e um serviço de buffet servido nos ambientes e também na charmosa piscina com cascata. O 1º Moda Mais contou com a presença maciça feminina, quando reunimos mais de 200 mulheres numa única tarde. Afinal, o evento era delas. Veja mais detalhes e algumas imagens selecionadas do 1º Moda Mais em nossa página do Flickr.

Após 23 anos de atividades jornalísticas e de publicidade, temos mais algumas outras histórias como estas para contar. Agradecemos pela oportunidade de nos dirigirmos a você leitor, que sempre nos acompanhou nessa trajetória. Alô Tatuapé continua cumprindo sua missão original baseada no slogan: Semeando Amizades e Tradições. Por outro lado, jamais nos desviamos daquilo que certifica essa missão: Trabalhar pelo jornalismo com clareza e independência. Estas afirmações justificam e descrevem a nossa conduta e os nossos ideais.

 


Links

:: Complexo Viário Padre Adelino
:: Jogos Abertos do Tatuapé
:: Moda Mais
:: 10ª Edição Histórica | Memórias do Tatuapé e São Paulo
:: Brasil–Japão 100 anos
:: Veja São Paulo bairro do Tatuapé

Nota

Este histórico é parte integrante do Portfólio de 25 anos da agência Alô São Paulo, criadora do Alô Tatuapé.

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*