‘Hoje escreveremos um novo roteiro para o futuro’, afirma chefe da ONU


Terça-feira, 1º de dezembro de 2015, às 10h53


Abertura da Conferência do Clima contou com 150 líderes mundiais. Ban Ki-moon pediu para que desenvolvam formas para medir, monitorar e informar o progresso no andamento de futuro acordo.

ONU Brasil | COP21

“Hoje vocês estão aqui para escrever um novo roteiro para o futuro”, disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, na abertura da Conferência do Clima em Paris (COP21), nesta segunda-feira (30), acrescentando que um momento político como este pode nunca mais acontecer.

 

Ban Ki-moon e líder indígena, ontem (30 de Novembro), durante a abertura da COP21, em Paris. Foto: ONU / Global Goals for Sustainable Development

Ban Ki-moon e líder indígena, ontem (30 de Novembro), durante a abertura da COP21, em Paris. Foto: ONU / Global Goals for Sustainable Development

 

A COP21 trouxe à capital francesa 150 líderes mundiais com o objetivo de firmar um acordo universal para reduzir os efeitos das mudanças climáticas e limitar o aumento da temperatura global em 2ºC.

No processo preparatório para a COP21, países submeteram voluntariamente seus planos de ação para a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), chamadas, formalmente, de Contribuições Intencionais Nacionalmente Determinadas (INDCs). Segundo Ban, mais de 180 países enviaram seus planos nacionais, o que abrange quase 100% das emissões globais.

“É um bom começo”, disse o secretário-geral. “Mas precisamos ir muito mais além e depressa se quisermos limitar a elevação da temperatura global abaixo dos 2 ºC”, disse Ban.

De acordo com especialistas, mesmo este aumento traria sérias consequências à segurança alimentar e de recursos aquíferos, à estabilidade econômica e à paz internacional.

“Países desenvolvidos devem manter sua promessa de mobilizar 100 bilhões de dólares por ano até 2020”, lembrou, “ Um novo acordo também deve incluir um quadro único transparente para medir, monitorar e informar sobre o progresso. E países com baixa capacidade deveriam contar com flexibilidade e apoio para que eles possam cumprir as exigências desse novo sistema”, pontuou Ban Ki-moon.

A secretária executiva da UNFCCC, Christiana Figueres, lembrou que este ano representou um ano de viragem para a agenda do clima. “Depois de anos de trabalho árduo, finalmente vemos irreversibilidade de direção, profundidade de engajamento e ousadia na ação”, disse aos líderes na abertura do evento.

“Este ponto de viragem é notável, mas a tarefa não chegou a fim”, acrescentou. “Cabe a vocês capturar esse progresso e traçar um caminho sem equívoco adiante, com um destino claro, com marcos determinados e um prazo previsível que responda às demandas da ciência e a urgência do desafio.”

Fotos: COP21. Ilustração: aloart

Fotos: COP21. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
ONU | COP21

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*