Hospital do Homem: conheça melhor e previna-se


Sábado, 14 de abril de 2018 às 21h10


O coordenador do Hospital do Homem, fala sobre a instituição e a matéria traz informações importantes sobre o atendimento e prevenção.

A informação mais recente é que até fevereiro de 2017, o Hospital do Homem era a única unidade da rede SUS (Sistema Único de Saúde) a operar tumores da próstata utilizando equipamento a laser, o que garante maior precisão e melhor evolução clínica e podem receber alta em até 24 horas. No final de 2016, o Centro de Referência em Saúde do Homem do Estado de São Paulo, unidade da Secretaria de Estado da Saúde gerenciada em parceria com a SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) superou a marca de 8 mil procedimentos cirúrgicos da próstata, entre casos benignos e malignos. Com a entrada da SPDM dois anos após a criação do Centro, o atendimento à população cresceu 100% em apenas um ano.

 

Hospital do Homem na Av. Brigadeiro Luís Antônio, 2651, Jardim Paulista. Foto: divulgação

 

O homem procura cada vez mais prevenir-se contra as doenças da próstata, graças à divulgação na imprensa, campanhas como o Novembro Azul e o apelo da própria família, mas de acordo com um levantamento feito pelo hospital divulgada em novembro de 2016, 60% dos pacientes chegaram ao serviço com o câncer de próstata em estágio avançado por falta de prevenção. Mais grave, ainda de acordo com a pesquisa, esses pacientes consideram constrangedor procurar ajuda quando os sintomas iniciais da doença aparecem. Ao contrário da mulher que busca a prevenção para as doenças femininas, os do sexo masculino ainda estão cercados de preconceitos, algo que aos poucos vai sendo superado pelo conhecimento dos problemas que o estágio avançado da doença proporciona.

São Paulo foi o primeiro Estado a ter um centro de saúde com atendimento voltado exclusivamente ao público masculino, especializado no tratamento de patologias ligadas à próstata e aos rins, como cálculos renais, câncer, incontinência urinária, ejaculação precoce, entre outras. Em depoimento para a Secretaria da Saúde, o médico urologista, professor livre-docente de Urologia da Unifesp e coordenador do Hospital do Homem, Joaquim de Almeida Claro, falou sobre a excelência do tratamento. “Somos comparados aos maiores e melhores centros internacionais de atendimento urológico”, disse no final do ano passado.

Em matéria publicada pelo Jornal do Cremesp (Conselho Regional de Medicina), o órgão informou que o hospital foi criada em 2008, pelo então secretário estadual da Saúde de São Paulo, Luiz Roberto Barradas Barata, sendo à época responsável por cerca de 30% dos atendimentos do Hospital de Transplantes Euryclides de Jesus Zerbini (antigo Hospital Brigadeiro), onde está instalado. “Esse índice atinge 70%”, esclarece com dados recentes. Durante a entrevista, ele cita que no início havia uma filosofia de atendimento exclusivo para a mulher e não para o homem. “O tempo mostrou que Barradas estava certo. O centro veio preencher essa lacuna e, atual­mente, atendemos uma população muito maior do que a inicialmente planejada”, disse.


Saiba mais:

Conheça o Centro de Saúde do Homem, referência na América Latina
Centro de Saúde do Homem: atendimento só através de encaminhamento
Assista ao vídeo publicado em 2014 junto com a matéria governamental


De acordo com o jornal, o hospital é considerado o maior centro de saúde especializado na América Latina e é referência nacional no tratamento de cálculo renal e do aumento benigno da próstata. Segundo o coordenador, é o único em toda a rede SUS que utiliza equipamento a laser para operar os tumores da próstata. “O nosso carro-chefe é a cirurgia percutânea, que implica o tratamento do cálculo renal complexo, o coraliforme, que poucos realizam no País, uma vez que envolve equipamentos de alta tecnologia e equipe especializada,” destacou.

O hospital está preparado para oferecer um completo tratamento do cálculo renal em qualquer estágio de desenvolvimento em que ele esteja. Os pacientes são atendidos e operados com equipamentos de tecnologia de última geração, com alta em até 24 horas ou menos. São realizadas por mês em torno de 4 mil consultas e 300 procedimentos cirúrgicos. “Nossa maior demanda e referência são os pacientes com problemas de próstata, cálculo nos rins e câncer, principalmente de próstata e bexiga”, afirmou durante a entrevista.

 

Hospital do Homem na Rua Diogo Cabrera, 94 B, no Imirim. Foto: divulgação

 

Núcleos de atendimento

O atendimento do Hospital do Homem é dividido em quatro núcleos:

– Uro-oncologia
Responsável pelos atendimentos para o combate a tumores de rim, bexiga, pênis e testículos; Sexualidade e Infertilidade, voltado para adolescentes, adultos e idosos com problemas de ereção e esterilidade;
– Urolitíase;
– Retirada de cálculos;
– Grupo de Patologias da Próstata
Destinado a prevenir e tratar tumores, infecções e a hiperplasia prostática benigna (HPB).

O hospital também conta com profissionais especializados nas áreas de nefrourologia (hipertensão renovascular e transplante renal), neurourologia (incontinência urinária) e urologia geriátrica.

Gestão

O Hospital do Homem exigiu investimentos de cerca de R$ 18,2 milhões. O projeto inicial previa a criação de, pelo menos, mais cinco unidades iguais à instalada dentro do Hospital Zerbini. Mas até o momento, só foi criada a unidade que está instalada dentro do Hospital São José, na zona norte da Capital. “No final do ano passado comemoramos a realização de um total de 8 mil cirurgias de próstata”, pontuou Claro.

Segundo ele, a trajetória que levou o hospital a se tornar referência terciária dentro do SUS – apesar de todas as dificuldades de financiamento na área da Saúde – se deve à visão futurista do ex-secretário Barradas e à excelência da administração. “Trabalhamos com equipes multidisciplinares encabeçadas por urologistas de projeção internacional”, destaca.

Importante

Os pacientes atendidos no Hospital do Homem podem ser encaminhados por médicos que trabalham em postos de saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Ambulatório Médico de Especialidades (AME) ou em hospital da rede estadual de saúde, por meio da Central de Regulação de Oferta de Serviços de Saúde (Cross).

O Centro de Referência em Saúde do Homem fica na avenida Brigadeiro Luis Antônio, 2.651, no Jardim Paulista, e recebe pacientes encaminhados pelas unidades citadas acima.

A unidade instalada no Hospital São José, fica na Rua Diogo Cabrera, 94 B, no Imirim e da mesma forma recebe pacientes encaminhados pelas unidades citadas.

Muitos leitores reclamam do telefone do Hospital do Homem que não atende, estamos em contato com a administração sobre esse tema.


Gerson Soares com informações do CREMESP e SPDM
medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*