Instituto Ayrton Senna: Educação em alta

Instituto Ayrton Senna: gestão da educação com soluções de qualidade e em grande escala

Fundado em novembro de 1994, o Instituto Ayrton Senna é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que tem como meta principal trabalhar para criar oportunidades para que crianças e jovens em todo o Brasil possam desenvolver seus potenciais. Para isso a organização criou, testou, implementou e avaliou, com base no conceito de desenvolvimento humano, soluções educacionais que podem ser aplicadas em larga escala, e que permitem o gerenciamento integral da educação, beneficiando milhares de crianças e jovens da rede pública de ensino.

O Instituto acompanha a implementação das soluções com avaliações periódicas, capacitação de professores e a disponibilização de materiais adequados, gerindo todo o processo educacional para garantir eficiência e ótimos resultados. Segundo a presidente do Instituto Ayrton Senna, Viviane Senna, a organização sempre construiu soluções que respondessem às constantes demandas que surgiam na educação brasileira. E, por procurar antecipar respostas, passou a ver a educação de uma forma integrada e articulada, e cada solução assumiu, então, uma função eminentemente gerencial no universo educacional.

Para a organização, o planejamento, o acompanhamento do processo de aprendizagem e sua avaliação são imprescindíveis para que correções de rota possam ser feitas em tempo hábil para evitar os possíveis fracassos. Trata-se de mudar a ‘cultura da constatação’, que geralmente é feita somente ao final do ano letivo, quando nada mais há para ser feito, para a ‘cultura da superação’ durante o processo educacional.

“O gerenciamento de todo o processo da educação é o fator predominante para o sucesso de crianças e jovens, desde que ocorra em quatro esferas: aprendizagem, ensino, rotina escolar e política educacional. Isso fez com que todos os nossos Programas tivessem como um dos objetivos preparar equipes voltadas para a busca de resultados, com base em informações quantitativas e qualitativas de fácil acesso e uso”, afirma Viviane.

Esta crença na força do gerenciamento levou o Instituto ao desenvolvimento de um software exclusivo para o acompanhamento de todos os programas, o SIASI – Sistema Instituto Ayrton Senna de Informações; à formação de equipes locais para a leitura e uso dessas informações e ao desenvolvimento de um programa voltado para a gestão das unidades escolares e secretarias de educação, o Gestão Nota 10, que permite a identificação dos principais entraves para o sucesso da aprendizagem no Ensino Fundamental.

Ainda na área de educação formal, o Instituto Ayrton Senna desenvolve os programas Acelera Brasil, que trabalha a aceleração de aprendizagem; o Se Liga, que combate o analfabetismo; e o Circuito Campeão, voltado para o direcionamento e acompanhamento das séries que compõem a 1ª fase do Ensino Fundamental, com grande foco no desenvolvimento das competências leitora, escritora, matemáticas e da comunicação oral.

Na área de educação complementar, a organização também criou e implementou os programas Educação pelo Esporte, Educação pela Arte, e SuperAção Jovem que utilizam, respectivamente, o esporte, a arte, e um trabalho diferenciado com a juventude para oferecer oportunidades de desenvolvimento a meninos e meninas. Todos os programas educacionais do Instituto têm como meta desenvolver as competências pessoais, sociais, cognitivas e produtivas da criança e do jovem.
Já como programas da área de Educação e Tecnologia são desenvolvidos o Escola Conectada, que trabalha o uso criativo da tecnologia para gerar mudanças na comunidade escolar, e o Comunidade Conectada, que promove a inclusão digital, potencializando a educação através da tecnologia.

Os recursos aplicados nos programas do Instituto Ayrton Senna vêm dos 100% dos royalties do uso de imagem do piloto Ayrton Senna e do personagem Senninha, doados ao Instituto pela família do piloto, e do investimento de empresas socialmente responsáveis, aliadas do Instituto (acesse: www.ias.org.br).

Este trabalho levou a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciências e a Cultura) a conceder ao Instituto a Cátedra em Educação e Desenvolvimento Humano, reconhecendo-o e posicionando-o como uma referência mundial nessa área, como um centro de reflexão, pesquisa e produção de conhecimento. O Instituto Ayrton Senna é a primeira organização não governamental em todo o mundo a receber este título, normalmente concedido a Universidades e centros de excelência em determinado campo do conhecimento.

Esta reportagem foi publicada em 2009, quando dos 15 anos de falecimento do piloto Ayrton Senna. Apesar disso, seu conteúdo está de acordo com as informações atuais do instituto. O que demonstra toda a seriedade com que o trabalho é feito, seguindo o exemplo do seu idealizador.
Atualmente o Instituto Ayrton Senna também criou o programa Fórmula da Vitória que trabalha com alunos de 5ª à 8ª série (6º ao 9º ano), defasados em alfabetização ou que apresentam dificuldade parcial ou total das habilidades de leitura e escrita.

Acesse o site e constate você também: www.ias.org.br

Ayrton Senna comemorando sua vitória no Grande Prêmio do Canadá em 1988, ao lado de Alain Prost e Thierry Boutsen. Foto: Angelo Orsi.

Grande Prêmio da Bélgica, 1988. Foto: Instituto Ayrton Senna, por Norio Koike.

Ayrton Senna (McLaren) no Grande Prêmio dos Estados Unidos, em março de 1991. Foto: StuSeeger.

Ayrton Senna (McLaren) se aproxima ao lado da piscina, em sessão de treinos para o Grande Prêmio de Mônaco de 1992. Foto: Iwao from Tokyo, Japan.

Grande Prêmio do Brasil – Interlagos, 1993. Foto: Norio Koike.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*