III Campeonato Interno Xtreme Gold Team academia e centro de treinamento


Quarta-feira, 2 de dezembro de 2015, às 07h35 – atualizado às 12h48


Em clima de confraternização, onde se viu até crianças dando seus primeiros saltos no tatame, o campeonato de Jiu Jitsu se mostrou um excelente exercício aos iniciantes e mais uma prova para os graduados.

Gerson Soares

Com um grupo grande de faixas brancas e azuis divididos em diversos pesos, nas categorias masculino e feminino, além dos atletas faixas roxa e marrom, todos tiveram a oportunidade para se aperfeiçoar na arte suave. Desde os iniciantes até os mais graduados puderam observar novos detalhes que acontecem num campeonato, como por exemplo, o início das lutas em pé – lembrando as origens no Jujutsu e Judô. Normalmente, durante os treinos, as lutas de Jiu Jitsu começam no chão.

 

Juiz observa a luta entre Marcos Angeli Filho (kimono azul) e Alexandre Cipriano (faixas marrons). Foto: aloimage

Juiz observa a luta entre Marcos Angeli Filho (kimono azul) e Alexandre Cipriano (faixas marrons). Foto: aloimage

 

O III Campeonato Interno da Xtreme Gold Team mostrou vários aspectos que ocorrem durante os eventos de maior porte, como os organizados pelas Federações e Confederações dessa arte marcial, onde centenas de atletas de diversas escolas se encontram. Dentre os fatos, as surpresas durante as lutas, onde se revelam aqueles que se superam durante os campeonatos mais do que nos treinos ou as finalizações inusitadas, porém previsíveis, como ocorreu na luta final entre os faixas marrons.

O evento, realizado na unidade Tatuapé da academia, teve início com o Hino Nacional Brasileiro e em seguida os embates entre os faixas brancas, azuis, roxas e marrons respectivamente. As primeiras lutas ficaram com a modalidade feminina, sendo que Iris Yamamoto (faixa azul) e Cynthia Massom (faixa roxa) lutaram no masculino – depois de a exceção ter sido combinada entre os atletas –, devido à falta de lutadoras do mesmo peso e faixa das alunas.

Como disse na semana passada o mestre Pedra, líder da Xtreme Gold Team, o campeonato interno antes de tudo visou uma extensão dos treinamentos e o aperfeiçoamento dos alunos.

 

Medalhas de ouro, prata e bronze do III Campeonato Interno Xtreme Gold Team de Brazilian Jiu Jitsu. Foto: aloimage

Medalhas de ouro, prata e bronze do III Campeonato Interno Xtreme Gold Team de Brazilian Jiu Jitsu. Foto: aloimage

 

Elegância e fair play

Respeito pelos adversários e técnicas apuradas fizeram parte das lutas. Destaque para os lutadores Bruno Maia (faixa roxa) e Ulisses U. Ferreira (faixa azul) que demonstraram grande domínio das situações durante os embates. Outro destaque ficou para Marcello Di Tolla, 54 anos, que compareceu ao tatame para lutar, mostrando que a arte suave não tem idade.

Bruno, que ao enfrentar um adversário em cujo peito visualizou um corte cirúrgico, teve calma e principalmente o domínio da luta naquele momento, para perguntar se poderia aplicar-lhe os golpes do Jiu Jitsu sem prejudicá-lo. Uma das técnicas que usou é chamada de “joelho na barriga”, que muitas vezes vai com pressão para o tórax do adversário. Por sua vez, Ulisses portou-se com extremo fair play ao lutar com Iris, adversária feminina, agindo com lealdade e técnica. Ao final, os elegantes lutadores venceram seus combates e o campeonato em suas categorias.

Ulisses ainda teve a sorte de ser um dos ganhadores dos prêmios de 500 reais oferecidos pelos patrocinadores. Com tantos pontos positivos, também há de se lamentar os pequenos incidentes, onde dois atletas tiveram que receber o atendimento da enfermagem. Agindo com rapidez, desde que estava presente o tempo todo no tatame, eles foram atendidos prontamente.

A última luta do dia foi entre Raphael Brangi Forti e Alexandre Cipriano que fizeram a final dos faixas marrons. Depois de um início onde houve bastante equilíbrio em pé, a luta foi para o chão com o domínio momentâneo de Alexandre, até que Rafhael passou a sua guarda e no embate os dois acabaram saindo da área de luta. O combate teve de ser reiniciado pela arbitragem, voltando os atletas à posição em pé. Ao recomeçarem, surpreendendo o adversário, Raphael aplicou um arm lock voador e o derrubou. Vencendo a luta de forma espetacular, o campeão coroou o III Campeonato Interno de Jiu Jitsu da Xtreme Gold Team com toda a plasticidade da arte suave.

III Campeonato Interno Xtreme Gold Team JJ

Tatuapé 45º: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

Tatuapé 45º é a nossa sugestão protocolada pela CET: estacionamento para cinco carros onde só haveria lugar para dois. A paisagem e a arqutietura vista nesta fotografia ilustram bem a situação encontrada no bairro hoje. Foto: aloimage

Leia mais sobre
TATUAPÉ

ADNEC: Praticantes de Jiu Jitsu durante a maior aula da modalidade já promovida em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

ADNEC: Praticantes de Jiu Jitsu durante a maior aula da modalidade já promovida em Abu Dhabi. Foto: arquivo pessoal

Leia mais sobre
ARTES MARCIAIS

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*