Sábado, 17 de março de 2018 às 12h23


O Instituto de Pesca (IP), órgão de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, inaugurou o Laboratório de Piscicultura Marinha do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento do Litoral Norte (NPDLN), em Ubatuba.

Agência FAPESP

Segundo o IP, o objetivo do laboratório é contribuir para o desenvolvimento da piscicultura marinha na costa brasileira. As instalações contam com quatro baterias de tanques em sistemas independentes de recirculação de água.

 

Garopa verdadeira: Instalações em Ubatuba contam com quatro baterias de tanques em sistemas independentes de recirculação de água. Foto: Redemar Alevinos

 

A primeira bateria conta com seis tanques de 3 mil litros, a segunda, com nove tanques de 150 litros, a terceira, com 12 tanques de 500 litros e a quarta, com 24 tanques também de 500 litros. Cada uma das quatro baterias dispõe de filtro de água equipado com luz ultravioleta, filtro biológico, filtro mecânico e um injetor de ozônio.

“Esse laboratório nos dará a oportunidade de desenvolver até quatro experimentos simultaneamente, proporcionando o aumento da intensidade de produção científica do Instituto de Pesca na área da piscicultura marinha. Com a infraestrutura que foi montada, o laboratório representa um grande avanço para o instituto no sentido de modernizar as pesquisas que são feitas nesse núcleo”, disse Eduardo Gomes Sanches, pesquisador do IP e diretor do Centro de Pesquisa do Pescado Marinho.

Sanches explica que a nova estrutura possibilitará a ampliação de pesquisas sobre reprodução, larvicultura e engorda de espécies de peixes marinhos nativos do litoral brasileiro, que são o foco dos estudos conduzidos pelo IP em Ubatuba.

Para o secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, o novo laboratório do IP será decisivo para impulsionar a atividade de piscicultura marinha não só em São Paulo como em outras regiões do Brasil.

“O cultivo de peixes marinhos no Brasil ainda está muito aquém da nossa capacidade de produção. Por isso, o investimento em pesquisas que contribuem para viabilizar essa atividade é essencial para nos tornarmos um grande player do agronegócio também na produção de pescado. As pesquisas desenvolvidas pela equipe do Instituto de Pesca neste novo laboratório serão de extrema importância para impulsionar a atividade no país”, disse.

Mais informações: www.pesca.sp.gov.br.

 


Conheça diversas publicações sobre alimentação saudável com leitura online e gratuita, tais como: Pescado é saúde: salga, secagem e defumação; Sabores da Horta: agricultura urbana e periurbana; Diga não ao desperdício; Pescado é Saúde; Polpa de Peixe - dicas e receitas; Pescado Saúde e Nutrição, entre diversos outros.


Livros em PDF, Ebook e leitura Online, sobre alimentação saudável

clique neste botão e faça diversos downloads

Clicando no botão acima você será direcionado(a) à página da Codeagro Agricultura, órgão do Governo do Estado de São Paulo 

Danos econômicos provocados pela elevação do nível do mar com eventos meteorológicos extremos associados a ressacas podem chegar a quase R$ 2 bilhões se não forem implementadas medidas de adaptação, estima estudo. Foto: Leandro Negro/Agência FAPESP

Santos-SP: Danos econômicos provocados pela elevação do nível do mar com eventos meteorológicos extremos associados a ressacas podem chegar a quase R$ 2 bilhões se não forem implementadas medidas de adaptação, estima estudo. Foto: Leandro Negro/Agência FAPESP

Leia mais sobre
PESQUISAS

 

Leia as últimas publicações