ITR deve ser entregue até o dia 30


Sexta-feira, 26 de setembro de 2014, às 15h01

Proprietários de terra podem consultar valores no site do IEA

Site do Instituto de Economia Agrícola: Aba para consultas. Arte: aloart

Site do Instituto de Economia Agrícola: Aba para consultas. Arte: aloart

O prazo para entrega do ITR vai até o 30 de setembro. A declaração é obrigatória para áreas com mais de 30 hectares.

A declaração do ITR – Imposto Territorial Rural é obrigatória para os proprietários rurais com áreas acima de 30 hectares. O imposto varia de 0,03% a 20% sobre o valor da terra nua, alerta o Instituto de Economia Agrícola (IEA-Apta) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo.

Para calcular o imposto devido, o produtor deve acessar o site do Instituto (www.iea.sp.gov.br) e acessar o atalho “Preço de Terras – ITR”. Na próxima tela, definir o tipo de terra (campo, cultura de primeira ou de segunda, pastagem e reflorestamento); o período (para o cálculo do imposto, usar dados referentes a novembro de 2013) e o EDR – Escritório de Desenvolvimento Rural. Caso o usuário não saiba a qual EDR pertence o município em que a propriedade se encontra, pode buscar no atalho “Consultar EDR”, que se encontra à direita na tela.

A declaração deve ser feita até 30 de setembro de 2014 (terça-feira) e quem não respeitar o prazo, paga multa de 1% ao mês sobre o imposto devido. Quem não fizer a declaração do ITR fica impedido de tirar a certidão negativa de débitos, que é um documento necessário para o financiamento agrícola e o registro de compra e venda da propriedade.

A declaração só pode ser feita pela internet, basta acessar o site da Receita Federal e baixar o programa.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*