Jogos Municipais da Pessoa Idosa começam nesta sexta-feira


Sexta-feira, 7 de novembro de 2014, às 12h58

Jogos terão 14 modalidades, entre as quais atletismo, bocha e dança de salão. Competições reúnem pessoas com mais de 60 anos e serão realizadas até 8 de dezembro.

SECOM / PMSP – A primeira edição dos Jogos Municipais da Pessoa Idosa (Jomi) começa nesta sexta-feira (7) com a competição de gateball no Clube Escola Vila Guarani, na zona sul. O campeonato reunirá pessoas com mais de 60 anos em jogos de 14 modalidades até 8 de dezembro. O evento é parte de uma política de direitos construída ao longo da atual gestão da Prefeitura, voltada à população idosa.

 

Abertura do Jomi. Foto: Divulgação / PMSP

Abertura do Jomi. Foto: Divulgação / PMSP

 

Ao longo de um mês, equipamentos esportivos da cidade receberão jogos de atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, tênis, tênis de mesa, truco, voleibol e xadrez. Os três vencedores de cada modalidade serão premiados com medalhas e troféus.

A programação do evento está disponível pela internet. No dia 10, por exemplo, o Clube Espéria promoverá uma competição de buraco, da qual participarão idosos de todas as regiões da cidade. O clube, localizado na zona norte, receberá ainda as modalidades damas, dominó, xadrez, atletismo, natação, tênis de mesa, coreografia, dança de salão e tênis.

O Jomi é organizado pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), Educação (SME) e Esportes, Lazer e Recreação (SEME). A cerimônia de lançamento dos jogos foi realizada na segunda-feira (20/10) no ginásio do Pacaembu com a presença de mais de 1.500 pessoas.

Os jogos serão realizados no ginásio do Pacaembu, no Clube Escola Vila Guarani, no Clube Espéria e no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, que passou por reforma recentemente e foi reaberto pela Prefeitura em setembro.

O esporte e a atividade física de lazer integram a política do envelhecimento ativo recomendada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para as políticas públicas voltadas à pessoa idosa. Partindo desta perspectiva, o Jomi tem como objetivo promover a ampliação da qualidade de vida e do envelhecimento saudável, além de ampliar a participação das pessoas idosas em atividades de integração social.

O regulamento da competição já está disponível no site do próprio campeonato, que trará ainda notícias e fotos sobre os jogos.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*