Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá, vídeo


Domingo, 30 de julho de 2017 às 13h20


Preocupados com as condições ambientais e as ameaças à Baía do Araçá, no litoral Norte do Estado de São Paulo, pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP lançaram no Dia dos Oceanos (8 de junho), o documentário Pulsante: um filme sobre a Baía do Araçá e o livro Desvendando os oceanos: um olhar sobre a Baía do Araçá.

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP

Tanto o documentário quanto o livro atendem à demanda da comunidade para divulgar o conhecimento e os problemas da região. Da integração entre pesquisadores e comunidade foi criado o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, no qual estão detalhados as principais ameaças e 12 problemas que precisam ser tratados.

O grupo de pesquisadores integra o Projeto Temático “Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para uma Gestão Integrada”, desenvolvido no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).

 

Produtos do BIOTA-Araçá resultam de demandas da comunidade para divulgar o conhecimento e os problemas da região. Foto: divulgação

 

A Baía do Araçá abriga mais de 1.400 espécies identificadas e estudadas por mais de 180 pesquisadores de diversas instituições. O conhecimento acumulado pelos cientistas tem ajudado a preservar o ecossistema, constantemente exposto à ação humana, seja pela ameaça da expansão portuária, falta de saneamento e a disposição de lixo nas praias.

“Desde 2014, são feitas reuniões para a elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Baía do Araçá. Durante essas oficinas surgiu a demanda de se fazer um documentário sobre a questão do modo de vida caiçara na Baía do Araçá, mostrando a importância da biodiversidade do local e as ameaças enfrentadas nos últimos anos”, disse Fernanda Terra Stori, pesquisadora do Instituto Oceanográfico da USP e produtora executiva do documentário.

O documentário, de 25 minutos, teve pré-estreia no dia 2 de junho para a comunidade de São Sebastião. A intenção é que ele seja inscrito em mostras e festivais de cinema ambiental. Será também exibido em cursos de cinema ambiental para jovens e em debates em escolas e universidades.

Já o livro surgiu da necessidade de apresentar de forma mais acessível a importância dos bens e serviços ecossistêmicos, as características ambientais e o funcionamento de processos ecológicos de áreas costeiras e marinhas, tendo a Baía do Araçá como exemplo. Com ilustrações e infográficos, o livro terá versão eletrônica e em papel, para distribuição nas escolas da região e demais interessados.


O livro pode ser lido em: www.io.usp.br/index.php/arquivos/send/14-61-publicacoes/4212-desvendando-os-oceanos-um-olhar-sobre-a-baia-do-araca.


“Havia uma demanda por um material que pudesse ser levado às escolas do Araçá e também despertasse o interesse dos estudantes e professores para a baía. É um material de apoio que pode ser inserido no currículo e ser trabalhado em várias fases do processo de ensino regular, com adequação para cada série”, disse Luciana Yokoyama Xavier, uma das autoras do livro.

O lançamento dos dois produtos do BIOTA-Araçá foi realizado durante o XI Seminário de Manejo Integrado, que ocorreu no Instituto Oceanográfico das 14 às 19h no dia 8 de junho.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Costa Brasilis e com o apoio do Programa de Formação em Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMar), da Gerência Costeira do Ministério do Meio Ambiente, da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço do Ministério de Relações Exteriores e do Instituto Linha d’Água.

Pulsante | Um filme sobre a Baía do Araçá | Trailer

Depois de ter sido citada e ilustrada inúmeras vezes desde o século 19, a espécie só agora ganhou um nome científico: Potamotrygon wallacei. Foto: Arraia cururu/Richard Harwicke

Leia mais sobre
BIODIVERSIDADE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*