Livro e vídeo alertam sobre a questão ambiental na Baía do Araçá, vídeo


Domingo, 30 de julho de 2017 às 13h20


Preocupados com as condições ambientais e as ameaças à Baía do Araçá, no litoral Norte do Estado de São Paulo, pesquisadores do Instituto Oceanográfico da USP lançaram no Dia dos Oceanos (8 de junho), o documentário Pulsante: um filme sobre a Baía do Araçá e o livro Desvendando os oceanos: um olhar sobre a Baía do Araçá.

Maria Fernanda Ziegler | Agência FAPESP

Tanto o documentário quanto o livro atendem à demanda da comunidade para divulgar o conhecimento e os problemas da região. Da integração entre pesquisadores e comunidade foi criado o Plano Local de Desenvolvimento Sustentável, no qual estão detalhados as principais ameaças e 12 problemas que precisam ser tratados.

O grupo de pesquisadores integra o Projeto Temático “Biodiversidade e Funcionamento de um Ecossistema Costeiro Subtropical: Subsídios para uma Gestão Integrada”, desenvolvido no âmbito do Programa FAPESP de Pesquisa em Caracterização, Conservação, Restauração e Uso Sustentável da Biodiversidade (BIOTA).

 

Produtos do BIOTA-Araçá resultam de demandas da comunidade para divulgar o conhecimento e os problemas da região. Foto: divulgação

 

A Baía do Araçá abriga mais de 1.400 espécies identificadas e estudadas por mais de 180 pesquisadores de diversas instituições. O conhecimento acumulado pelos cientistas tem ajudado a preservar o ecossistema, constantemente exposto à ação humana, seja pela ameaça da expansão portuária, falta de saneamento e a disposição de lixo nas praias.

“Desde 2014, são feitas reuniões para a elaboração do Plano Local de Desenvolvimento Sustentável da Baía do Araçá. Durante essas oficinas surgiu a demanda de se fazer um documentário sobre a questão do modo de vida caiçara na Baía do Araçá, mostrando a importância da biodiversidade do local e as ameaças enfrentadas nos últimos anos”, disse Fernanda Terra Stori, pesquisadora do Instituto Oceanográfico da USP e produtora executiva do documentário.

O documentário, de 25 minutos, teve pré-estreia no dia 2 de junho para a comunidade de São Sebastião. A intenção é que ele seja inscrito em mostras e festivais de cinema ambiental. Será também exibido em cursos de cinema ambiental para jovens e em debates em escolas e universidades.

Já o livro surgiu da necessidade de apresentar de forma mais acessível a importância dos bens e serviços ecossistêmicos, as características ambientais e o funcionamento de processos ecológicos de áreas costeiras e marinhas, tendo a Baía do Araçá como exemplo. Com ilustrações e infográficos, o livro terá versão eletrônica e em papel, para distribuição nas escolas da região e demais interessados.


O livro pode ser lido em: www.io.usp.br/index.php/arquivos/send/14-61-publicacoes/4212-desvendando-os-oceanos-um-olhar-sobre-a-baia-do-araca.


“Havia uma demanda por um material que pudesse ser levado às escolas do Araçá e também despertasse o interesse dos estudantes e professores para a baía. É um material de apoio que pode ser inserido no currículo e ser trabalhado em várias fases do processo de ensino regular, com adequação para cada série”, disse Luciana Yokoyama Xavier, uma das autoras do livro.

O lançamento dos dois produtos do BIOTA-Araçá foi realizado durante o XI Seminário de Manejo Integrado, que ocorreu no Instituto Oceanográfico das 14 às 19h no dia 8 de junho.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Costa Brasilis e com o apoio do Programa de Formação em Recursos Humanos em Ciências do Mar (PPGMar), da Gerência Costeira do Ministério do Meio Ambiente, da Divisão do Mar, da Antártida e do Espaço do Ministério de Relações Exteriores e do Instituto Linha d’Água.

Pulsante | Um filme sobre a Baía do Araçá | Trailer

Depois de ter sido citada e ilustrada inúmeras vezes desde o século 19, a espécie só agora ganhou um nome científico: Potamotrygon wallacei. Foto: Arraia cururu/Richard Harwicke

Leia mais sobre
BIODIVERSIDADE

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*