Morre em Long Island, Lou Reed


Publicado em 28 de outubro de 2013

Lenda do rock, passa a ocupar seu lugar na eternidade.

Por Man Alive! (Lou Reed  Uploaded by Yarl)

Por Man Alive! (Lou Reed Uploaded by Yarl)

As repercussões sobre o falecimento de Lou Reed não param desde o comunicado de sua morte antes do final da tarde de ontem (27), aos 71 anos de idade em Long Island, Nova York. No facebook e no twitter, amigos e fãs lançam suas palavras sobre o lendário guitarrista e compositor, líder do The Velvet Underground.

Lou Reed se recuperava de um transplante de fígado ao qual foi submetido em maio deste ano. “Um triunfo da medicina moderna”, disse sobre ele mesmo ao fato de ter sobrevivido ao procedimento cirúrgico.

Nascido no dia 2 de Março no Brooklin, seu nome verdadeiro é Lewis Allan Reed. Cresceu em Long Island, onde aprendeu a tocar guitarra – instrumento que o elevaria ao número 81 entre os guitarrismo de todos os tempos. Ainda no colegial seria submetido a um tratamento de eletrochoque, imposto pelos pais, para tentar curá-lo de sua bissexualidade. Esse trauma foi tema de canções ao longo de sua carreira e descrito em “Kill Your Sons”.

Exploding_Plastic_InevitableConsiderado um mestre, Reed formou, em 1964, o The Velvet Underground – uma das mais influentes bandas de rock de todos os tempos – que logo chamaria a atenção de Andy Warhol, fundador da Factory, a fábrica de arte, cinema e música. O mais célebre entre os artistas pop, impôs ao grupo o vocal de Nico, uma ex-modelo e cantora alemã, com a qual os outros integrantes não se afinaram e em protesto lançaram o primeiro álbum com o nome The Velvet Underground & Nico – deixando a entender que ela era uma convidada. Wahrhol colocou a banda em seu espetáculo Exploding Plastic Inevitable, uma espécie de show experimental e alternativo que misturava a pop art com outros elementos da sua Factory.

“Walk on the Wild Side” (Passeio no lado selvagem) é uma das canções mais famosas de Reed, lançada em 1972, no álbum solo Transformer – cujo produtor foi David Bowie –, onde o compositor supostamente descreve os tipos que conheceu na Factory, denotando a influência da convivência com Warhol no desenvolvimento de sua arte.

Sobre a primeira banda formava por Lou Reed existe a lenda que apesar de não ter vendido muitas cópias nem ter sido muito difundida, o The Velvet Underground influenciou a criação de váras bandas de rock, dentre elas o Depeche Mode, Nirvana, Radiohead.

Foto publicada na manhã do dia 27 de outubro no perfil oficial de Lou Reed no Facebook, com a legenda ‘The Door’ (‘A porta’)

Foto publicada na manhã do dia 27 de outubro no perfil oficial de Lou Reed no Facebook, com a legenda ‘The Door’ (‘A porta’)

O The Who, assim como David Bowie e outros artistas publicaram ontem no Twitter, sob a sigla R.I.P. Lou Reed “Caminhe no lado pacífico” (com referência ao maior sucesso de Reed) e “Ele era um mestre”, foi o que escreveram respectivamente. R.I.P. ou rest in peace, em inglês significa: descanse em paz. Que assim seja.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*