Marvel, a origem dos Vingadores está nos quadrinhos


Quinta-feira, 30 de abril de 2015, às 08h21


Nos anos 1940, auge dos quadrinhos nos EUA, que também fizeram sucesso no Brasil, tiveram a sua origem muitos super-heróis, como o Capitão Marvel, Superman, Batman, Homem de Ferro, Nabor - o príncipe submarino, O Incrível Hulk, Capitão América, Homem-Aranha, Mandrake, Thor e tantos outros. A Família Marvel, também deu originou a Liga da Justiça que se transformou em desenhos para a TV.

Gerson Soares

Há muito mais sobre a “Família Marvel” do que podemos imaginar. As criações que nasceram nas pranchetas de desenho, hoje se transformam em bilhões de dólares nas bilheterias dos cinemas em todo o mundo, mas é importante lembrar o âmago que dessas criações emanam. Na sua essência estão exemplos de coragem, força, sabedoria, lealdade e justiça. Nos gibis, como eram chamados, gerações de indivíduos e crianças encontraram a criatividade, o desenvolvimento da escrita e da leitura, mas também aprenderam que a verdade e os bons sempre vencem as forças que tentam destruir o mundo, seja na Terra ou em planetas distantes.

Capa da revista Marvel de 1939, com ilustração de Norman Saunders e textos de Eando Binder. Foto: Wikipedia

Capa da revista Marvel de 1939, com ilustração de Norman Saunders e textos de Eando Binder. Foto: Wikipedia

Desenhistas e editores ficaram famosos por seus traços, que podiam ser coloridos ou em preto e branco. Atualmente, esses desenhos remoldados em fabulosos programas de computador e dotados dos mais incríveis efeitos especiais, ocupam as telas dos cinemas em 3D – um sonho para as crianças do século passado que só podiam imaginar as aventuras dos super-heróis, viajando por mundos futurísticos, a cada edição dos gibis. Juntos, os super-heróis faturam cifras bilionárias e ainda mexem com o imaginário, agora não só dos pequenos e adolescentes, mas de todas as idades.

A Wikicommons designou como Imagem do Dia, em 29 de abril, a capa do gibi da Marvel Comics: Cover of Marvel Science Stories for April-May 1939 (Cobertura de Histórias do Marvel Ciência para abril-maio de 1939). A capa é uma ilustração produzida por Norman Saunders (1907-1989), um popular artista de sci-fi (ficção científica) da época – que também possui uma história rica em trabalhos de arte – e mostra um “Salão de Beleza do Futuro”.

Nas páginas do gibi, Eando Binder, escreveu sobre os detalhes do “Salão de Beleza do Futuro” e a propriedade de a eletricidade recarregar as células do corpo, modificando a glândula pituitária – não exatamente se encaixando com a ciência moderna –, mas como ele aponta, no final, a biologia não estava tão bem desenvolvida naqueles dias.

Marvel Comics

Eando é a junção formada pelos nomes dos irmãos Earl Andrew Binder (1904-1965) e Otto Binder (1911-1974) que criaram esse pseudônimo (E and O = Eando) para escrever suas histórias de ficção científica que se mantêm vivas até os dias atuais, onde ganharam produções e efeitos cinematográficos magníficos, como nos filmes da série Marvel Comics em “Os Vingadores”, cuja segunda versão acaba de estrear nas telas brasileiras. É de Otto a criação de “Eu, robô”, publicada também em 1939, que ganhou versões posteriores.

Até o final da década dos anos 30, Otto havia assumido toda a escrita dos gibis, como a do Capitão Marvel – linha de quadrinhos publicada pela Fawcett Comics entre 1941-1953 – e do Superman, pela DC Comics, 1948-1969. A Earl coube agir como agente literário, que também soube aproveitar todo o seu talento.

A Marvel Entertainment, Inc. é uma companhia de entretenimento criada nos EUA, formada pela fusão da Marvel Entertainment Group e a Toy Biz, Inc.. É a dona da Marvel Comics e recentemente foi adquirida pela The Walt Disney Company por 4 bilhões de dólares.

As origens da companhia remontam ao ano de 1933, com a publicação de histórias de faroeste, na revista Western Supernovel Magazine. Poucos meses após seu lançamento, a revista teve seu nome mudado para Complet Western Book Magazine, em Julho de 1933. O personagem mais antigo da empresa é Ka-zar, criado em 1936. Em 1939, a companhia começou a publicar histórias em quadrinhos, com o nome de Timely Comics. Sua primeira revista foi a Marvel Comics.

Com informações da Wikipedia

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*