Marvel, a origem dos Vingadores está nos quadrinhos


Quinta-feira, 30 de abril de 2015, às 08h21


Nos anos 1940, auge dos quadrinhos nos EUA, que também fizeram sucesso no Brasil, tiveram a sua origem muitos super-heróis, como o Capitão Marvel, Superman, Batman, Homem de Ferro, Nabor - o príncipe submarino, O Incrível Hulk, Capitão América, Homem-Aranha, Mandrake, Thor e tantos outros. A Família Marvel, também deu originou a Liga da Justiça que se transformou em desenhos para a TV.

Gerson Soares

Há muito mais sobre a “Família Marvel” do que podemos imaginar. As criações que nasceram nas pranchetas de desenho, hoje se transformam em bilhões de dólares nas bilheterias dos cinemas em todo o mundo, mas é importante lembrar o âmago que dessas criações emanam. Na sua essência estão exemplos de coragem, força, sabedoria, lealdade e justiça. Nos gibis, como eram chamados, gerações de indivíduos e crianças encontraram a criatividade, o desenvolvimento da escrita e da leitura, mas também aprenderam que a verdade e os bons sempre vencem as forças que tentam destruir o mundo, seja na Terra ou em planetas distantes.

Capa da revista Marvel de 1939, com ilustração de Norman Saunders e textos de Eando Binder. Foto: Wikipedia

Capa da revista Marvel de 1939, com ilustração de Norman Saunders e textos de Eando Binder. Foto: Wikipedia

Desenhistas e editores ficaram famosos por seus traços, que podiam ser coloridos ou em preto e branco. Atualmente, esses desenhos remoldados em fabulosos programas de computador e dotados dos mais incríveis efeitos especiais, ocupam as telas dos cinemas em 3D – um sonho para as crianças do século passado que só podiam imaginar as aventuras dos super-heróis, viajando por mundos futurísticos, a cada edição dos gibis. Juntos, os super-heróis faturam cifras bilionárias e ainda mexem com o imaginário, agora não só dos pequenos e adolescentes, mas de todas as idades.

A Wikicommons designou como Imagem do Dia, em 29 de abril, a capa do gibi da Marvel Comics: Cover of Marvel Science Stories for April-May 1939 (Cobertura de Histórias do Marvel Ciência para abril-maio de 1939). A capa é uma ilustração produzida por Norman Saunders (1907-1989), um popular artista de sci-fi (ficção científica) da época – que também possui uma história rica em trabalhos de arte – e mostra um “Salão de Beleza do Futuro”.

Nas páginas do gibi, Eando Binder, escreveu sobre os detalhes do “Salão de Beleza do Futuro” e a propriedade de a eletricidade recarregar as células do corpo, modificando a glândula pituitária – não exatamente se encaixando com a ciência moderna –, mas como ele aponta, no final, a biologia não estava tão bem desenvolvida naqueles dias.

Marvel Comics

Eando é a junção formada pelos nomes dos irmãos Earl Andrew Binder (1904-1965) e Otto Binder (1911-1974) que criaram esse pseudônimo (E and O = Eando) para escrever suas histórias de ficção científica que se mantêm vivas até os dias atuais, onde ganharam produções e efeitos cinematográficos magníficos, como nos filmes da série Marvel Comics em “Os Vingadores”, cuja segunda versão acaba de estrear nas telas brasileiras. É de Otto a criação de “Eu, robô”, publicada também em 1939, que ganhou versões posteriores.

Até o final da década dos anos 30, Otto havia assumido toda a escrita dos gibis, como a do Capitão Marvel – linha de quadrinhos publicada pela Fawcett Comics entre 1941-1953 – e do Superman, pela DC Comics, 1948-1969. A Earl coube agir como agente literário, que também soube aproveitar todo o seu talento.

A Marvel Entertainment, Inc. é uma companhia de entretenimento criada nos EUA, formada pela fusão da Marvel Entertainment Group e a Toy Biz, Inc.. É a dona da Marvel Comics e recentemente foi adquirida pela The Walt Disney Company por 4 bilhões de dólares.

As origens da companhia remontam ao ano de 1933, com a publicação de histórias de faroeste, na revista Western Supernovel Magazine. Poucos meses após seu lançamento, a revista teve seu nome mudado para Complet Western Book Magazine, em Julho de 1933. O personagem mais antigo da empresa é Ka-zar, criado em 1936. Em 1939, a companhia começou a publicar histórias em quadrinhos, com o nome de Timely Comics. Sua primeira revista foi a Marvel Comics.

Com informações da Wikipedia

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*