Medicina: Movimentos incontroláveis


Quinta-feira, 3 de maio de 2018 às 16h36


Alterações na força, na sincronia, na precisão e na coordenação motora, espasmos, tremores e movimentos incontroláveis são sintomas de distúrbios do movimento, desordem neurológica que pode se manifestar em qualquer idade e atingir tanto homens quanto mulheres.

As causas para o distúrbio do movimento são inúmeras. Entre elas estão muitas enfermidades, inflamações, tumores e infecções. Dependendo da parte do cérebro atingida pela doença, o distúrbio irá afetar uma função do corpo.

 

As causas para o distúrbio do movimento são inúmeras. Entre elas estão muitas enfermidades, inflamações, tumores e infecções. Foto: divulgação / ABN

 

“Há uma área profunda no cérebro chamada gânglios da base, que funciona como uma grande central de controle dos movimentos. A maioria das vezes em que o paciente apresenta um movimento anormal é por alguma disfunção nesta região”, explica o neurologista Marcus Vinicius Della Coletta, Secretário do Departamento Científico de Transtornos do Movimento da Academia Brasileira de Neurologia (ABN).

O transtorno do movimento mais frequente são os tremores, que podem se manifestar de diversas formas, causas e intensidades.

“Em geral as pessoas associam muito a ocorrência de tremores com a doença de Parkinson, porém há muitas outras situações além dele em que o tremor ocorre”, explica o neurologista.

Outra causa frequente de transtornos do movimento é o parkinsonismo, uma associação de lentidão motora com tremores, rigidez muscular e alterações de equilíbrio. Ele pode ser causado pela doença de Parkinson ou por outra alguma outra causa que exigirá um tratamento diferente.

O diagnóstico desses distúrbios exige experiência clínica, além de um amplo conhecimento de neurologia geral. “Como estamos diante de doenças que podem ter origem praticamente em qualquer área do sistema nervoso, e muitas vezes até mesmo ser a manifestação de uma doença sistêmica, o neurologista que atua na área deve estar sempre com a mente aberta para busca de causas que por vezes fujam do comum. Não é difícil neste grupo de enfermidades descobrirmos doenças raras acometendo nossos pacientes”, conta o neurologista.

A partir do diagnóstico clínico, são feitos exames complementares, como exames de neuroimagem ou modernos testes de análise genética.

A maior parte dessas doenças não tem cura, mas pode ser tratada em conjunto com fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia e nutrição. Atualmente, além do tratamento clínico, também existe a possiblidade de intervenção cirúrgica, através da neurocirurgia funcional, para algumas destas condições.

“Hoje no Brasil existem cerca de 200 neurologistas capacitados no diagnóstico e tratamento dos distúrbios do movimento. Todos os neurologistas em sua formação recebem capacitação para estas doenças, mas para casos mais raros e de sintomas mais complexos, a busca por um profissional especializado pode abreviar o tempo para um diagnóstico mais difícil e acelerar as condutas terapêuticas urgentes”, finaliza o neurologista.

medicinasaude

Acesse a nova página especial sobre Medicina&Saúde, onde encontra todos os os posts do site sobre o assunto com um só clique. Ilustração: aloart

Leia mais sobre
MEDICINA&SAÚDE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*