Menos hipocrisia e mais ação por parte do Governo Federal seriam bem-vindas


Segunda-feira, 21 de setembro de 2015, às 09h16 - atualizado às 12h


Num dia Dilma Roussef recebe os jovens vitoriosos do WordSkills, evento organizado pelo SENAI-SP – que deram um show de verdade para o mundo no Anhembi-SP. No outro dia, para corrigir os desequilíbrios do seu governo, pede o corte de 30% nas verbas do Sistema S – ao qual o SENAI, onde os jovens estudam, está integrado.

Gerson Soares

Nada mais ultrajante do que a hipocrisia, do que o inimigo não declarado que se escamoteia, do que a incompetência de assumir os próprios erros; tropeçando no cadafalso, ainda tenta levar consigo todos aqueles aos quais esteve ligada.

Depois de receber os jovens brasileiros que mostraram uma grande verdade ao mundo no WordSkills, organizado pelo SENAI-SP entidade-membro do Sistema S – que também engloba os SESI, SEBRAE e SENAC – o Governo Federal, por sua vez, mostra o quanto está despreparado, distante daquilo que o povo almeja e pretende para o futuro.

 

Hipocrisia: presidente Dilma Roussef sorridente ao lado dos jovens campeões brasileiros ao final do WordSkills, em 2 de setembro. Dias depois de posar para as fotos e selfies sorrindo, pede para cortar as verbas dos estudos que os conduziu ao primeiro lugar no evento. Ilustração: aloart

Hipocrisia: presidente Dilma Roussef sorridente ao lado dos jovens campeões brasileiros ao final do WordSkills, em 2 de setembro. Dias depois de posar para as fotos e selfies sorrindo, pede para cortar as verbas dos estudos que os conduziu ao primeiro lugar no evento. Ilustração: aloart

 

A grande verdade mostrada no WordSkills é que se educados, bem preparados e incentivados adequadamente de acordo com as suas capacidades e talentos, os jovens brasileiros não ficam devendo nada aos de outros países em matéria de potencialidade e organização. Fato que se deu no Anhembi-SP entre 12 e 15 de agosto, onde os organizadores de eventos em todo o mundo elogiaram tanto a organização quanto a participação dos jovens alunos brasileiros das escolas do SENAI e do SESI. “A WorldSkills São Paulo 2015 superou todas as expectativas, entrando para a história da Competição: foi a maior e a melhor edição de todos os tempos”, disse Simon Bartley, presidente da WordSkills Competition, evento que acontece a cada dois anos. A WorldSkills Competition é a maior competição de educação profissional do mundo.

Hipócrita, o governo se vangloria aos quatro cantos do planeta sobre seus atos, tenta usar o nobre evento como um anel em algum dos seus tentáculos, lembrando aos líderes mundiais que transformou a fome e a pobreza. Quando se afasta destes, pede sorrateiro que as árduas ações do Sistema S na educação da juventude, onde os alunos do país conseguem acesso à educação e ao ensino profissionalizante de qualidade, tenha um corte de 30% em suas verbas no Orçamento de 2016, indo contra aquilo que ele mesmo, o governo, se vangloriou.

É decepcionante fazer parte de um país onde líderes sem entranhas, decaídos e ultrapassados ainda vingam. Resistindo em contrapartida a eles, está havendo um grande movimento em favor do Sistema S. Na manhã desta segunda-feira às 11h, na sede da FIESP – um dos mantenedores do sistema –, que se posiciona contra o aumento de impostos e corte nas verbas do Sistema S, realiza uma manifestação que deve ter a adesão de mais de 100 entidades, segundo as informações divulgadas.

Gastança política

Para governar, nunca houve tantos ministérios, tantas secretarias, tanta burocracia. A miopia deformou tanto a visão do Poder que além de um Ministério da Agricultura – que deveria englobar todas as atividades a ele interligadas – também temos um Ministério da Pesca. Ora! O pescado no Brasil, que possui um imenso litoral, é caro e não tem incentivo, chega às grandes cidades com preços altos, pouco se come peixe nos grandes centros devido a isso. Então, ao cabo, qual seria o motivo da existência desse ministério? A política, mais um gerador de nomeações e custos. Este é apenas um exemplo medíocre, diante de tanta mediocridade de quem governa uma nação deste porte, que se transformou numa nau sem rumo, chamada Brasil.

A hipocrisia está assim definida no dicionário: s.f. particularidade ou modos de hipócrita; falsidade.
Ação ou efeito de fingir; capacidade para esconder os sentimentos mais sinceros. Característica daquilo (ou de quem) que não é honesto: a hipocrisia do discurso. Hábito que se baseia na demonstração de uma virtude ou de um sentimento inexistente. (Etm. do grego: hypokrisía.as).

O Brasil é grande demais para caber em uma palavra. Líderes de respeito hão de se levantar contra os hipócritas, sem medo ou temor, colocando-os à margem das suas próprias ações para que repensem-nas. Tirar a esperança dos jovens, cortando-lhes o caminho, vai contra quaisquer hipóteses de sucesso. O Governo Federal, além de não cortar os seus gastos e melhorar sua competência, poderia pelo menos fazer a gentileza de diminuir a dose de hipocrisia que lança aos corações de milhões brasileiros.

Acesse o site WordSkills

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Leia mais sobre
EDUCAÇÃO

 

Senadores viajam para a china ao custo que pode ultrapassar 1 milhão de reais. Ilustração: aloart / Sobrefotos: Stock Photo

Senadores viajam para a china ao custo que pode ultrapassar 1 milhão de reais. Ilustração: aloart / Sobrefotos: Stock Photo

Leia mais sobre
OPINIÃO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*