Mês da Mulher: “Entre Saltos” do Coletivo PI vai ao centro de SP


Segunda-feira, 7 de março de 2016 às 20h37


O Coletivo PI convida a população para a ação “Entre Saltos”.

O Coletivo Pi, famoso por realizar ações de grande impacto, convida a população para participar da Performance “Entre Saltos”, que tomará as ruas do Centro de São Paulo em março, mês das mulheres. Em uma caminhada, o Coletivo Pi se junta a todos os interessados, para refletir sobre a relação do feminino com a cidade. Ótima oportunidade de conhecer o trabalho deste grupo que vem propondo importantes reflexões sobre a mulher na sociedade contemporânea, pensando e realizando ações, reafirmando a rua e locais utilizados cotidianamente como espaços da experiência, memória e afetividade.

 

Coletivo PI | Ponte Estaiada do Tatuapé, Sesc Belenzinho | Março de 2015. Foto: Rodrigo Dionisio

Coletivo PI | Ponte Estaiada do Tatuapé, Sesc Belenzinho | Março de 2015. Foto: Rodrigo Dionisio

 

O gênero feminino e a cidade

No mês das mulheres, as ruas do centro de São Paulo recebem pela segunda vez a performance urbana Entre Saltos do Coletivo PI, dentro da programação do Centro de Referência da Dança. A ação extremamente impactante do coletivo, convida a população a refletir sobre as questões de gênero e a relação do feminino com a cidade, através de uma performance urbana.

Com Entre Saltos, o Coletivo Pi, aborda o gênero feminino no mundo contemporâneo, ao tratar da construção da feminilidade, bem como a imagem do feminino em relação à esfera pública. A ação se dá em forma de uma caminhada de muitas pessoas, com um sapato de salto alto no pé e outro na mão, enfatizando o equilíbrio e o desequilíbrio enfrentados pelo feminino na metáfora do “sapato de salto alto”, e propõe colocar a rua como extensão do corpo e da vida. Ao término, as performers constroem poeticamente uma instalação em site specific com os sapatos utilizados durante a caminhada. Segundo a integrante do Coletivo PI, Natalia Vianna “A instalação é uma forma de deixarmos nossa marca na cidade, um vestígio da passagem do coro. Por isso ela é única em cada trajeto realizado”.

O Coletivo Pi, que agora toma mais uma vez as ruas de São Paulo, tem uma história com outros estados brasileiros, por onde passou e deixou sua marca! Em 2014, Entre Saltos percorreu quatro cidades brasileiras através do Prêmio Funarte Mulheres nas Artes Visuais: São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS e Salvador/BA. Essa experiência gerou o documentário Entre Saltos, que foi exibido em unidades do SESC - SP. Em 2015, durante o mês de março, Entre Saltos fez parte da programação “Mulheres em Cartaz” do Sesc Belenzinho-SP, culminando com a performance ocorrida no Dia Internacional da Mulher. Em agosto, com enorme repercussão e interação com a população, o grupo apresentou a mesma ação nas cidades de Teresópolis e Nova Friburgo (RJ). Ao todo, cerca de 250 pessoas já participaram desta intervenção, que inclusive tem como uma de suas características, estar aberta à participação de qualquer interessado. Agora, a ação acontece no centro de São Paulo, no dia 12 de março, saindo às 15h do Centro de Referência da Dança.

Coletivo PI em Campinas | Fevereiro de 2014. Foto: Eduardo Bernardino

Coletivo PI em Campinas | Fevereiro de 2014. Foto: Eduardo Bernardino

A oficina preparatória para os interessados, acontece nos dias 09,10 e 11 de março, no Centro de Referência da Dança, das 18h às 21h. Durante a atividade, serão expostos os conceitos sobre a intervenção urbana e jogos performativos em coro que visam a preparação para a caminhada pela cidade. Os únicos requisitos são participar dos três dias de oficina preparatória e trazer um par de sapatos de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação. As atividades são gratuitas e o figurino é de responsabilidade do Coletivo PI.

“Entre Saltos é uma performance para ser realizada por artistas e não artistas, performers e não performers. Qualquer pessoa interessada nesse tipo de manifestação artística pode se inscrever para participar das oficinas preparatórias. É uma ação que não está restrita apenas às mulheres, e sim a qualquer pessoa interessada em refletir sobre o gênero feminino. O salto alto é o elemento principal dessa performance, pois o elegemos como símbolo para discutir os vários papéis da mulher na sociedade. Trata-se de uma provocação sobre o constante subir e descer do salto , metáfora do equilíbrio e desequilíbrio, da força e fragilidade que permeiam o universo feminino.” explica Priscilla Toscano, diretora do Coletivo PI.

Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no blog www.coletivopi.com. ou fazer a inscrição pessoalmente no Centro de Referência da Dança (segunda á sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h).


ENTRE SALTOS
Oficina de Performance Urbana
Data: 09,10 e 11 de março (quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: das 18h às 21h
Local: Centro de Referência da Dança de São Paulo
Endereço: Baixos do Viaduto do Chá s.n., Galeria Formosa – Centro SP (antiga Escola Municipal de Bailado)
Indicação: à partir dos 15 anos (menores de idade precisarão de autorização do responsável)
Inscrições: pela internet através do formulário eletrônico disponível no blog do Coletivo PI ou pessoalmente no Centro de Referência da Dança de segunda a sábado das 10h às 20h e domingo das 10h às 18h.
Ministrantes: Priscilla Toscano e Natalia Vianna
Conteúdo/Programação: Introdução à Intervenção Urbana; Exposição de fotografias e vídeos de algumas das principais referências sobre a linguagem e suas relações com o teatro, a dança, a performance e as artes visuais; Discussões sobre o universo feminino, o corpo da mulher e a cidade; Exercícios práticos performativos centrados no conceito de coralidade e preparo para atuar na rua; Orientação sobre a caminhada com o sapato de salto e a construção da instalação de Entre Saltos; Prova de figurinos. Participantes devem trazer um sapato de salto alto preto que possa ser doado para compor a instalação.

Performance urbana Entre Saltos
Data: 12 de março (sábado)
Horário: das 13h às 18h30 (ENTRE SALTOS tem duração de 2 horas. Este horário compreende preparação – performance – desmontagem)
Local/Trajeto: A concentração e a saída do grupo será no Centro de Referência da Dança. O trajeto da performance percorrerá diversos pontos do centro da cidade de São Paulo
Saída da Intervenção: 15h

Natalini e Young: atenção para atitudes sustentáveis. Foto: Luiz França / CMSP

Natalini e Young: atenção para atitudes sustentáveis. Foto: Luiz França / CMSP

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*