Miep Gies e o tempo com Anne Frank


Sábado, 19 de setembro de 2015, às 16h41


Hermine “Miep” Santrouschitz-Gies (15 de Fevereiro de 1909 – 11 de Janeiro de 2010) foi uma amiga de Anne Frank, que lhe guardou o diário durante a Segunda Guerra Mundial.

Da Wikipedia

Enquanto Anne Frank, a sua família e mais quatro pessoas (ao todo, oito pessoas) escondiam-se dentro de um anexo secreto, com medo de serem descobertos, Miep levava-lhes comida, livros e outros objetos indispensáveis. Dava-lhes ainda informações sobre o mundo e como as pessoas estavam reagindo à Guerra.

 

A família Gies em visita a Otto Frank em Basel (Suíça), no verão de 1964. Foto: Miep Gies site

A família Gies em visita a Otto Frank em Basel (Suíça), no verão de 1964. Foto: Miep Gies site

 

Miep Gies colaborou na edição do livro “Anne Frank, uma Biografia”, de Melissa Muller. Ela escreveu o posfácio e conforme consta no referido livro: “Melissa encontrou Miep Gies, a única sobrevivente do grupo de quatro pessoas que ajudou a família Frank, e que pela primeira vez falou sobre a suspeita – que recaía sobre ela e o grupo que ajudou a família de Anne – de que eles teriam revelado aos nazis onde ficava o esconderijo dos oito judeus. Baseado neste testemunho, o livro explica o motivo da traição que selou o destino dos Frank e as razões que levaram Miep e seus amigos a não tocar neste assunto por mais de 50 anos.

“Miep Gies foi, tanto em 1948 como em 1963, um das testemunhas mais importantes nas investigações sobre o traidor dos Frank. Van Maaren tentou denegri-la junto à polícia holandesa com todo o tipo de acusações grosseiras. Disse que Miep teria tido um relacionamento tanto com seu chefe como também com um oficial alemão. Teria seduzido inclusive o policial Karl Siberbauer (o que invadiu o esconderijo). A reação de Jan (marido de Miep) foi a seguinte: “Miep, onde arranjaste tempo para isso tudo?” E a reação de Otto Frank: “se o nome de Miep estiver na lista dos suspeitos, então também podem colocar o meu. Não posso confiar em ninguém, a não ser Jan e Miep”.

Em meados dos anos 80, a escritora americana Alison Gold conseguiu persuadir a colaboradora Miep Gies a participar num projeto de um livro. O título autobiográfico do sucesso, MEU TEMPO COM ANNE FRANK, foi publicado em 1987, primeiro nos EUA e, pouco depois, na Holanda e na Alemanha. O livro também é uma homenagem a Jan, o marido de Miep Gies, que sempre preferiu permanecer em segundo plano. Nos anos seguintes, Miep foi homenageada várias vezes por seus méritos como colaborada: em 1994, outorgaram-lhe a Cruz dos Justos do memorial Yad Vashem, em Jerusalém. E, por fim, a rainha Beatriz da Holanda a fez Cavaleiro da Ordem de Orange-Nassau.

Na primavera de 1996, Miep recebeu, junto com o cineasta Jon Blair, o Oscar pelo filme documentário ANNE FRANK REMEMBERED, em Los Angeles. Miep viveu - com vitalidade intelectual e sem ajuda de outros - em sua residência em Amsterdã até janeiro de 2010, quando faleceu aos 100 anos.

Acesse o site Miep Gies.

Acima, a família Frank: Otto, sua esposa Edith, Anne e Margot. Na parte debaixo, a estante móvel que escondia a porta para um anexo secreto, no esconderijo (imagem de fundo). Todas as imagens podem ser vistas no site Anne Frank, onde existe um rico material sobre essa história comovente.

Acima, a família Frank: Otto, sua esposa Edith, Anne e Margot. Na parte debaixo, a estante móvel que escondia a porta para um anexo secreto, no esconderijo (imagem de fundo). Todas as imagens podem ser vistas no site Anne Frank, onde existe um rico material sobre essa história comovente.

Leia mais sobre Anne Frank em
HISTÓRIA GERAL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*