Ministro da Saúde, Chioro é criticado e questionado na Câmara dos Deputados


Quarta-feira, 29 de abril de 2015, às 13h19


O deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP) ressaltou, há pouco, a ausência do “outro lado do Mais Médicos” na exposição do ministro Arthur Chioro. De acordo com o parlamentar, o Tribunal de Contas da União (TCU) estimou em 49 % o índice de rejeição dos bolsistas do programa durante o atendimento. “O senhor faz uma exposição perfeita sobre as condições da saúde, mas omite como o governo vai financiar a saúde”, criticou. A audiência está em andamento neste momento.

Agência Câmara – Macris criticou com veemência a pouca atenção dada pelo ministro à máfia de órteses e próteses. Hoje o assunto é tratado na Câmara dos Deputados por meio uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) com a finalidade de investigar denúncias de cartelização na fixação de preços e distribuição dos equipamentos, e direcionamento da demanda dos serviços médicos por interesses privados.

 

Ministro da Saúde e questionado quanto aos programas "Mais Médicos" e "Mais Especialidades", também foi questionado sobre a Máfia das Órteses e Próteses, além de outras questões ligadas à sua pasta. Foto: Reprodução TV Câmara

Ministro da Saúde e questionado quanto aos programas "Mais Médicos" e "Mais Especialidades", também foi questionado sobre a Máfia das Órteses e Próteses, além de outras questões ligadas à sua pasta. Foto: Reprodução TV Câmara

 

O ministro participa de audiência promovida pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Fiscalização Financeira e Controle; e de Relações Exteriores e de Defesa Nacional.

O deputado Célio Silveira (PSDB -GO) questionou, em tom de ironia, se o próprio ministro Arthur Chioro teria a “coragem” de ser atendido por médicos cubanos. O parlamentar quis saber inclusive se o Programa Mais Especialidade um novo programa do governo para a área de saúde, também será destinado a captar médicos do país caribenho.

De crítica também foi o tom do deputado Mário Heringer (PDT- MG). Segundo ele, os médicos que ingressam no programa o fazem em busca de aprovação mais rápida nas provas exigidas pelo curso. “Não é criando faculdades ‘pernetas’ que vamos avançar na área médica, a carreira médica deve ser encarada com seriedade”, enfatizou.

O petista Henrique Fontana (RS), por sua vez, defendeu que o Mais Médico seja avaliado como uma política de estado, em vez de motivar disputas eleitorais. “Precisamos fazer um esforço para retirar esse programa da disputa entre governo e a oposição”, ponderou. O deputado reforçou a necessidade de lançamento do Mais Especialidades, um novo programa do governo para a área de saúde.

A deputada Flávia Morais (PDT- GO) salientou o caráter provisório do Mais Médicos e defendeu a criação de planos de carreiras para médicos brasileiros, a fim de que estes, após formados, permaneçam no País. Ela também defendeu campanhas mais elucidativas sobre o parto normal e maior agilidade no procedimento de cirurgias críticas. Nesse ponto, o deputado Dr. Sinval Malheiros (PV-SP) chamou a atenção do ministro para as grandes filas de espera e a qualidade de atendimento das santas casas.

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*