Mortes no trânsito caem 18,5% na capital, para cada vida poupada uma árvore plantada


Sexta-feira, 2 de outubro de 2015, às 04h28


Dados da CET apontam que morreram 118 pessoas a menos em acidentes no primeiro semestre de 2015, comparado ao mesmo período do ano passado. De acordo com o prefeito Fernando Haddad, para cada vida que for poupada será plantada uma árvore na cidade.

PMSP / SECOM

A quantidade de mortes no trânsito caiu 18,5% no primeiro semestre de 2015, em comparação ao mesmo período de 2014. Dados consolidados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) mostram queda de 26% no número de motoristas e passageiros mortos, de 16% de pedestres e de 14% dos motociclistas.

Acidentes fatais envolvendo ciclistas caíram quase pela metade, de 28 casos nos primeiros seis meses de 2014 para 15 entre janeiro e junho de 2015 (ver dados completos na tabela abaixo).

 

Haddad e Tatto pretendem plantar árvores para cada morte evitada na cidade. Foto:  Fernando Pereira / SECOM

Haddad e Tatto pretendem plantar árvores para cada morte evitada na cidade. Foto: Fernando Pereira / SECOM

 

Os números foram anunciados nesta terça-feira (29), na Chácara do Jockey. O prefeito atribuiu a queda do número de mortes ao conjunto de medidas do Programa de Proteção à Vida, implantado desde 2013, no início da atual gestão.

“Temos um Programa de Proteção à Vida que está em curso. Esses números mostram que todas as iniciativas, e não só a redução, estão dando resultados. O ciclista está mais seguro. Caiu praticamente 50% o número de mortes. Isso é malha cicloviária. Onde tem ciclovia tem mais segurança”, disse o prefeito.

Para marcar a redução no número de óbitos, a Prefeitura vai plantar em parques e clubes da cidade uma árvore para cada uma das 118 mortes evitadas. As mudas serão distribuídas na Chácara do Jockey (30), Ceret (30), Parque Tietê (20), CDC Brasilândia (18), Pelezão (10) e Vila Alpina (10). O prefeito realizou o plantio de uma dessas mudas na Chácara do Jockey, que deve ser aberta à população como parque municipal no primeiro semestre de 2016.

“Os números são importantes, mas estamos querendo, em função desse gesto de plantar árvores, mostrar que podemos fazer mais, cumprindo as regras de trânsito com a colaboração da CET e com o [programa] CET no seu Bairro, que está fazendo um bom trabalho instalando faixas de pedestres, semáforos para pedestres e lombadas eletrônicas, uma série de medidas que se traduziram em números significativos”, afirmou Haddad.

Uma das medidas do Programa de Proteção à Vida, o CET no seu Bairro realiza melhorias de sinalização e de organização do viário em diálogo com a população de regiões periféricas. “Esse é um trabalho feito pela própria população. Ela orienta os técnicos, que julgam a conveniência ou não de uma determinada tecnologia, mas o pedido vem da população, pois é ela que sabe onde está o perigo”, completou o prefeito.

 

Fonte: CET / PMSP

Fonte: CET / PMSP

 

Também foi divulgado nesta terça o índice anual de mortes no trânsito a cada 100 mil habitantes, que passou de 10,35 para 9,45 de 2014 para 2015. A meta de São Paulo é reduzir para 6 mortes a 100 mil habitantes até 2020, de acordo com compromisso firmado pela cidade com a ONU para a Década de Segurança Viária.

“A meta da ONU é reduzir em 50% o número de mortes, então temos que buscar essa meta mundial. Estamos longe dela ainda, mas 18,5% é [uma redução] muito significativa. Os números são bons? São. Mas temos um longo caminho. Podemos reduzir, e muito. Podemos reduzir a um terço as mortes no trânsito, para chegar a um patamar de uma cidade desenvolvida. Nova York tem entre um terço e um quarto das mortes de São Paulo para 100 mil habitantes. Melhoramos sim, mas podemos fazer mais”, afirmou Haddad.

Quando o programa de redução de mortes no trânsito da ONU começou, o índice da cidade era de 12 [por 100 mil habitantes] e agora é de 9,45 [por 100 mil habitantes]. Está diminuindo. Ainda é alto, mas esse é o menor índice de mortes na cidade de São Paulo”, disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

O prefeito Haddad também mencionou os resultados das reduções de velocidade máxima nas Marginais Tietê e Pinheiros, implementada no final de junho, destacando que a diminuição dos acidentes de trânsito ajuda a reduzir atendimentos da área da saúde, gerando uma economia que será revertida para toda a população.

“Só nesses 60 dias de redução foram economizados 70 leitos hospitalares, que significam para o SUS uma economia de R$ 40 milhões por ano, que vamos dar outra destinação, investindo em saúde, mas daquele que está precisando, doente, e não o acidentado. Esses 70 leitos representam um terço de um hospital geral completo”, ressaltou o prefeito.

Redução de velocidade nas marginais causa polêmicas. OAB-SP pretende mover ação contra medida. Foto: Fernando Stankuns / Wikipedia. Sobrefoto: aloart

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