Mosquito desmascara desigualdade e indiferença no Brasil


Sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 às 21h18


Em artigo publicado no The Guardian, Brasil é acusado de negligente, pela proliferação do Aedes aegypti. Em 2014, o Instituto Osvaldo Cruz (Fiocruz) já alertava para uma epidemia, mas somente após a incidência de microcefalia registrada na região Nordeste é que as autoridades intensificaram suas ações.

Gerson Soares

O mosquito já estava famoso por transmitir a dengue, quando as notícias o elevaram ao patamar de transmissor de outra doença, a chikungunya; não demorou e o pequeno inseto, que se reproduz aos milhares, ganhou ainda mais notoriedade ao ser também o vetor do zika, um vírus que entre outras moléstias é capaz de provocar microcefalia nos bebês ainda em gestação. Esse fato, mais a proximidade das olimpíadas, chama a atenção mundial para o Brasil.

 

Presidente Dilma Rousseff durante aula para alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna por ocasião da Campanha Zika Zero nas Escolas. “Um mosquito não pode derrotar 204 milhões de pessoas. Somos muito mais fortes que esse mosquito. Aliás, serve de exemplo, de símbolo para nós”. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Presidente Dilma Rousseff durante aula para alunos do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna por ocasião da Campanha Zika Zero nas Escolas. “Um mosquito não pode derrotar 204 milhões de pessoas. Somos muito mais fortes que esse mosquito. Aliás, serve de exemplo, de símbolo para nós”. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

 

Na terça-feira, a notória negligência do governo brasileiro que há incontáveis décadas tenta mascarar as desigualdades no país, como no tocante à saúde da população, foi tema de matéria no The Guardian – diário britânico. O artigo, escrito pela jornalista e documentarista brasileira Eliane Brum, descreve o mosquito como o “maior delator”, superando as delações premiadas da Operação Lava Jato. “Com menos de um centímetro está chamando a atenção para as doenças crônicas que ainda não foram derrotadas por uma das 10 maiores economias do mundo”, lembra. Aponta para o frágil sistema de saúde e também para o fato de que menos de 50% da população tenha acesso à coleta de esgoto – uma das imagens que ilustram a matéria mostra a vida nas palafitas do Recife (assista um vídeo sobre as palafitas).

Palafitas voltam a fazer parte da paisagem do Recife

 

 

O jornal inglês evidencia os negócios entre os grandes empreiteiros, lembra o enfraquecimento do pedido de impeachment de Dilma Roussef e fala do atoleiro em que se encontra a economia, citando também o fiasco da Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos. Este último, evento ainda por se realizar, causa dúvidas sobre o número de turistas esperados, que segundo o governo brasileiro deve chegar a 400 mil. Tudo devido a “um inseto de pernas longas”, que atualmente ocupa os destaques dos noticiários. O The Guardian, ainda menciona o carnaval, “um festival que permanece praticamente intocado pelas notícias ruins, e durante o qual os brasileiros satirizam e riem de questões que irão fazê-los chorar durante todo o resto do ano”.

Em São Paulo, o movimento Parque Augusta Já! denunciou há seis dias que o local está infestado de larvas do mosquito Aedes aegypti e divulgou vídeos no Youtube, que comprometem os proprietários do terreno. O parque foi criado em 23 de dezembro de 2013 pelo prefeito Fernando Haddad, mas virou alvo de disputas entre construtoras (Setin e Cyrela) e a população que não quer prédios nos 24 mil metros quadrados que formam o parque. O terreno está localizado entre as ruas Augusta, Caio Prado, Marques de Paranaguá e Consolação.

Parque Augusta Segue Abandonado Pela Prefeitura de SP Agora com Larvas do Mosquito da Dengue!

 

Ao iniciarmos esta reportagem, no final da tarde de hoje, conversamos com a assessoria de comunicação da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, órgão responsável pelos parques na cidade. Em seguida, entramos em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura para falar sobre os vídeos e a situação no Parque Augusta. De acordo com o órgão municipal a responsabilidade pela conservação e manutenção desse local está a cargo das empreiteiras Cyrela e Setin que devem ser notificadas e poderão ser multadas, caso não resolvam os problemas mostrados no vídeo.

Diante da gravidade que envolve a proliferação do Aedes aegypti, em que até mesmo o exército está sendo convocado para o combate ao mosquito, a repercussão internacional quanto a atuação e a responsabilidade do governo brasileiro está sendo questionada, desde as palafitas do Recife, passando pelas centenas de casos confirmados de microcefalia, até o Parque Augusta em São Paulo, onde as larvas do mosquito proliferam.

Em nota, a Subprefeitura Sé informou que na próxima semana irá vistoriar o local e, se identificar irregularidades, o proprietário será notificado a sanar os problemas.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebe mais de 30 juristas em ato para denunciar a falta de base jurídica do pedido de abertura do processo de impeachment. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebe mais de 30 juristas em ato para denunciar a falta de base jurídica do pedido de abertura do processo de impeachment. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais sobre
POLÍTICA

 

Reunião sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Recife, PE. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Reunião sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Recife, PE. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*