Mostra Coleção MCB – Novas Coleções


Domingo, 11 de dezembro de 2016, às 11h53


O Museu da Casa Brasileira que fica no Parque do Ibirapuera, acaba de receber novas doações e realizar o 30º Prêmio Design MCB. Destacamos duas mostras que estão em exposição.

 

Museu da Casa Brasileira. Foto: divulgação / MCB

Museu da Casa Brasileira. Foto: divulgação / MCB

COLEÇÃO MCB / NOVAS DOAÇÕES

Por séculos as peças da esfera doméstica têm sido responsáveis por materializar com clareza o estilo, as correntes artísticas, a história e o contexto socioeconômico das nações. Em um país forjado num caldeirão de culturas como o Brasil, torna-se mais que relevante observar a evolução de seu mobiliário para entender e preservar sua história. Esta é a vocação do Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, que celebrou no dia 24 de novembro, mais de quatro décadas de pioneirismo na valorização do design nacional com mostra inédita de seu acervo e cerimônia do 30º Prêmio Design MCB, mais prestigiada premiação do setor.

A mostra Coleção MCB – Novas Doações apresenta, a remodelação do acervo do museu, composto por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até os dias de hoje, e exibir ainda 87 peças inéditas recém-incorporadas ao acervo, notadamente do período moderno brasileiro. Entre elas estão objetos de destaque no design brasileiro, como a Poltrona Jangada de Jean Gillon, a Luminária Concha de Fábio Alvim, a cadeira Oswaldo Bratke, e também projetos vencedores importantes na história do Prêmio Design MCB, como a poltrona Mandacaru, de Baba Vacaro, e a poltrona Cadê da Ovo Design.

Integra ainda a exposição uma seção de imagens constituída a partir do projeto Casas do Brasil, iniciativa do MCB criada há dez anos e que resgata a memória sobre a diversidade do morar brasileiro. Desde o início do projeto, em 2006, foram registrados tipos diversos de moradias brasileiras, como casas populares de diferentes estados brasileiros, as barracas ciganas, a tipologia da oca Xinguana, as habitações ribeirinhas da Amazônia e as soluções feitas pelos detentos do Carandiru para facilitar a vida no cárcere.

Coleção MCB / Novas Doações. Foto: divulgação / MCB

PIONEIROS DO DESIGN BRASILEIRO

Imagens de carros criados de forma quase artesanal estacionam em um painel expositivo da 4ª edição da série Pioneiros do design brasileiro, que homenageia Anísio Campos, designer brasileiro e um dos grandes protagonistas da história do automóvel no Brasil. A série é realizada pelo MCB também ocorreu na ocasião das aberturas das exposições 30º Prêmio Design MCB e Coleção MCB – novas doações.

Responsável pela criação de mais de quinze automóveis entre 1960 e 2005, Anísio Campos se inspirou a desenhar um automóvel genuinamente nacional quando integrou o seleto grupo de pilotos profissionais que correram durante os anos 1950 e 1960. Deste universo, brotaram os primeiros de seus muitos projetos de desenho de carroceria, o Carcará (1964/65) e AC Biposto (1968).

O painel expositivo que compõe esta edição de Pioneiros do design brasileiro apresenta imagens e descrições dos automóveis projetados por Anísio, além de uma breve biografia do designer. No hall do Museu, estará exposto um modelo original do 828, produzido pela Dacon em 1982. Com apenas 2,70 m de comprimento, o carro antecipou em décadas a tendência de carros compactos.

Fechando a linha do tempo, o painel traz uma maquete de seu último projeto, o carro 012.

Com a iniciativa Pioneiros do design brasileiro, que já homenageou os profissionais Fábio Alvim, Luciano Deviá e Fulvio Nanni, o MCB pretende resgatar trajetórias individuais marcantes. “Esta série reconhece e valoriza os principais designers nacionais, em especial os pioneiros, que ainda hoje são desconhecidos do público”, explica Miriam Lerner, diretora geral do MCB. “A pesquisa e difusão sobre essas figuras icônicas são essenciais para o desenvolvimento do design no país.”

Pioneiros do Design Brasileiro: Anísio Campos. Foto: divulgação / MCB


Serviço:

Museu da Casa Brasileira
Av. Brg. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, São Paulo - SP
Telefone: (11) 3032-3727 - Horário: das 10h às 18h

entretenimento peqLeia mais sobre
ENTRETENIMENTO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*