Mostra Nanoarte chega à Romenia


Sexta-feira, 19 de setembro de 2014, às 18h31

 
Agência FAPESP – Nove obras da mostra Nanoarte, desenvolvida por técnicos e pesquisadores do Centro de Pesquisa para o Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) apoiados pela FAPESP, serão expostos no terceiro Festival Internacional de NanoArt, na Romênia, entre 22 e 28 de setembro.

 

 

Nove obras serão apresentadas em festival que ocorre em paralelo a conferência sobre física de materiais avançados. Imagem: divulgação/CDMF

Nove obras serão apresentadas em festival que ocorre em paralelo a conferência sobre física de materiais avançados. Imagem: divulgação/CDMF

 

O evento ocorre em paralelo à décima edição da International Conference on Physics of Advanced Materials (ICPAM-10), na Universidade Alexandru Ioan Cuza, no município romeno de Iasi.

A Nanoarte mistura ciência e arte, ao produzir figuras a partir de imagens feitas em microscópio eletrônico de varredura. Elas são coloridas artificialmente no Photoshop. As imagens são captadas dos materiais estudados por alunos de graduação e pós-graduação do CDMF, como prata e ouro.

A mostra Nanoarte já foi apresentada em várias cidades no Brasil e no exterior, como São Carlos (SP), Franca (SP), Nova York (EUA) e Tel Aviv (Israel).

“O CDMF tornou internacionais as imagens captadas pelos microscópios de alta resolução em nanomateriais. Quando iniciamos as pesquisas nesta área, em 2008, não tínhamos ideia de que agregaríamos também esse importante projeto artístico”, disse Elson Longo, coordenador do grupo.

Mais informações sobre o evento na Romênia podem ser encontradas no site 10th International Conference on Physics of Advanced Materials

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*