MPEduc marca presença no Dia Internacional da Educação

O Dia Internacional da Educação, 28 de abril, está sendo marcado por atividades realizadas pelo Ministérios Públicos Federal e Estaduais, programadas no âmbito do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc), lançado na Procuradoria-Geral da República no dia 8 de abril. A informação é do Ministério Público pela Educação, um projeto do Ministério Público Federal e dos ministérios públicos dos Estados, lançado na sede da Procuradoria Geral da República, em Brasília, no dia 8 deste mês.

Membros do MPEduc, acompanhados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, visitaram a E. M. Professora Helena Lopes Abranches, em Jacarepaguá - RJ.

Membros do MPEduc, acompanhados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, visitaram a E. M. Professora Helena Lopes Abranches, em Jacarepaguá – RJ.

“O MPEduc é um projeto que busca encaminhar soluções para reparação de um dos mais graves problemas do país, a baixa qualidade no ensino público. Como almejar um crescimento sem oferecer educação básica qualificada? Essa é uma prioridade dos procuradores e promotores engajados no projeto,” declarou o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, na abertura do evento.

Hoje, escolas públicas de ensino básico em vários municípios brasileiros receberam a visita do Ministério Público com o objetivo de averiguar a qualidade do ensino e as condições dessas escolas. As visitas, somadas a outras informações colhidas durante a execução do Projeto, permitirão aos promotores de Justiça e procuradores da República obterem um diagnóstico dos pontos críticos das redes escolares, para que as respectivas soluções sejam cobradas dos gestores públicos.

Serão realizadas atividades nos estados do Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima e Tocantins. Itens estruturais, pedagógicos, acessibilidade e inclusão, alimentação escolar e execução de programas federais serão verificados.

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, visitou a E. M. Professora Helena Lopes Abranches: Rua Acapari, n° 495, Gardênia Azul, Jacarepaguá. “A busca de um serviço público de educação básica de qualidade deve ser prioridade para todas as instituições. O Ministério Público Brasileiro está mobilizado para que sejam obtidas melhorias desse direito fundamental”, afirma Janot.

Itens estruturais, pedagógicos, acessibilidade e inclusão, alimentação escolar e execução de programas federais serão verificados. As visitas, somadas a outras informações colhidas durante a execução do projeto, permitirão aos promotores de Justiça e procuradores da República obterem um diagnóstico dos pontos críticos das redes escolares, para que as respectivas soluções sejam cobradas dos gestores públicos.

“É importante que a sociedade civil, juntamente com o Ministério Público, una-se para que o Brasil possa avançar na educação. Nossas escolas estão pedindo socorro e não podemos mais fechar os olhos para essa demanda, pois essa responsabilidade é de todos nós “, alerta a procuradora da República no Rio de Janeiro, Maria Cristina Manella Cordeiro, coordenadora Nacional do MPEduc.

Fotos: Tânia Rêgo / Agência Brasil

 

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*