Muda Brasil: Isto não é festa

Publicado em 23 de junho de 2014 às 21h32

21 de junho de 2013
Gerson Soares

“Vem pra rua, vem pra rua”. Com sonoridade juvenil, os gritos de “isto não é festa, veio pra rua então protesta”, soavam mais do que advertência, uma conclamação. Eram vozes jovens que depois do encontro com outro grupo que subiu a Rua Tuiuti para juntar-se a eles na Praça Sílvio Romero, no percurso discutiam política e concordavam com os cartazes ostentados.

 

Concentração na Praça Sílvio Romero. Foto: aloimage

Concentração na Praça Sílvio Romero. Foto: aloimage

 

Uma senhora levou seu cachorro, o casal levou seu bebê no carrinho, os gritos não eram de guerra, soavam mais como um desabafo. Muitos moradores do bairro se juntaram aos manifestantes espontaneamente e a massa foi tomando corpo. “Olha que legal, o Tatuapé vai invadir a Radial”. O combinado com a Polícia Militar era de que às 18h30 estariam na Radial Leste e assim foi feito. “Vamos pra Radial, vamos pra Radial”.

E foram. Um grande número de pessoas iniciou a descida da Rua Tuiuti – há muito desviado do local pela CET – na contramão do tráfego, a partir da Praça Sílvio Romero e dirigiram-se à Radial Leste. Em dado momento nossa reportagem iniciou uma filmagem para documentar aquele momento e em meio à multidão percebemos que o bloco havia tomado um tamanho muito maior do que imaginávamos.

 

Rua Tuiuti esquina com Tijuco Preto. Foto: aloimage

Rua Tuiuti esquina com Tijuco Preto. Foto: aloimage

 

Entre a Praça Sílvio Romero e Rua Platina, a Rua Tuiuti foi tomada. Com palavras de ordem e incitando as pessoas a se juntarem a eles, os manifestantes logo chegaram a grande avenida da zona Leste de São Paulo. A faixa que encontramos na Rua Coelho Lisboa se destacava e os líderes a levavam à frente até a Radial Leste.

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*