Mulher: amamentação na volta ao trabalho


Terça-feira, 18 de agosto de 2015, às 10h50


Aline Câmara / Ascom IFF


mulher logo smamApós o fim da licença-maternidade, continuar amamentando requer planejamento. A tarefa costuma afligir muitas mulheres em um momento que já é delicado por implicar na separação de mãe e filho. A legislação trabalhista em vigor ainda prevê dois intervalos para amamentação, de meia hora cada, durante a jornada de trabalho, até que a criança complete seis meses. Pausas inviáveis para a maioria das mulheres, por causa da distância a ser percorrida entre o trabalho e casa, algumas mães usam os períodos para negociar com o empregador outros arranjos, como entrar uma hora mais tarde ou sair uma hora mais cedo. Com base nessa dificuldade frequente que as mães passam, a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM) deste ano apresenta o tema: Amamentação e trabalho. Para dar certo o compromisso é de todos.

Para auxiliar as mulheres neste momento difícil, a gerente do Centro de Referência para Bancos de Leite Humano do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida, responde às principais dúvidas.

 

mulher amament work

Foto ilustrativa: Umut Kemal / Getty Images

 

Para a coleta e armazenamento de leite a mãe precisa de frascos esterilizados. Como proceder?

Danielle Aparecida: Para esterilizar os frascos de vidro com a tampa plástica é preciso fervê-los por 15 minutos - comece a contar quando a água começar a borbulhar. Deixe secar a temperatura ambiente, não é necessário secar com panos ou fraldas. A coleta de leite pode ser feita por expressão manual e bombas manuais ou elétricas (se optar pelo uso de bombas, lembre-se de que estas também deverão ser esterilizadas da mesma forma do que os frascos). Após a coleta, o leite deve ser imediatamente congelado. Não se esqueça de identificar com a data da coleta. Vai realizar uma nova ordenha? Esterilize um copo de vidro ou um outro recipiente de vidro, realize a coleta e ao fim poderá colocar este leite líquido por cima do leite já congelado, sem problema.

Já sabe a data exata de retorno ao trabalho? Como se planejar com antecedência?

Aparecida: Para não precisar correr contra o tempo, o ideal é um planejamento com o mínimo de antecedência, afinal a ideia é deixar leite armazenado para o seu bebê enquanto você estiver no trabalho. Aproveite também para se informar junto ao serviço de recursos humanos da sua empresa se eles oferecem uma sala de apoio à amamentação. Você pode começar a retirar seu leite com pelo menos 15 dias de antecedência e o leite deve ser mantido congelado. Não é necessário encher os potes até a boca, mas apenas com o volume ideal para uma ou duas mamadas. Você pode colocar mais de uma ordenha no mesmo frasco. O mais importante é identificar a data da 1ª coleta, pois a validade do leite congelado é de 15 dias.

Psicologicamente, como os ambientes voltados para amamentação podem auxiliar essa mãe que precisa voltar a rotina de trabalho após ter bebê?

Aparecida: O ideal seria que toda empresa tivesse uma sala de apoio à mulher que retorna ao trabalho e ainda está amamentando o seu filho. Uma salinha com uma cadeira confortável, um freezer onde se possa armazenar o leite que ela irá retirar durante o expediente e uma pia para lavar as mãos é o suficiente para acolher esta mãe e garantir que seu filho continue recebendo o leite materno.

Qual a importância das salas de apoio à amamentação?

Aparecida: Com essa iniciativa, o retorno das mães ao trabalho não se torna um momento tão doloroso, pois elas continuam amamentando e mantendo o vínculo afetivo; os empresários também podem contar com a vantagem, pois a mãe cumpre toda a sua carga horária, não necessitando sair mais cedo, pois tem a certeza de que há leite em casa disponível para o seu bebê. Há também menos faltas, já que o bebê amamentado adoece menos. Além disso tudo, as mães têm a oportunidade de continuar amamentando seus filhos pelo tempo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que é até os dois anos ou mais.

O armazenamento do leite nas creches é aconselhado?

Aparecida: O ideal é que a creche tenha um freezer/geladeira com um espaço exclusivo para o leite materno, onde a mãe ao deixar o bebê também possa deixar o leite congelado. No decorrer do dia, a funcionária responsável pela criança pode degelar o produto e oferecer ao bebê. Esta ação é aconselhada desde que o profissional da creche entenda dos cuidados de manipulação do produto. Nós da Rede de BLHs estamos aptos a realizar treinamentos em creches para que se possa garantir por mais tempo a amamentação de bebês.

Mãe trabalha enquanto o bebê mama. Foto: © Klaus Tiedge/Corbis

Mãe trabalha enquanto o bebê mama. Foto: © Klaus Tiedge/Corbis

Leia mais sobre
MULHER

 

Mamógrafo digital, adquirido recentemente pelo Hospital Unimed Santa Helena. Foto: Fuji Film / Divulgação

Mamógrafo digital, adquirido recentemente pelo Hospital Unimed Santa Helena. Foto: Fuji Film / Divulgação

Leia mais sobre
SAÚDE

 

c mama ibccLeia mais sobre
MEDICINA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*