Museu da Casa Brasileira divulga a programação de abril, acompanhe


Sábado, 2 de abril de 2016 às 10h42


Neste domingo (3/4) o músico Rafa Castro faz apresentação grátis, veja os detalhes na programação completa para o mês de abril.

O Museu da Casa Brasileira tem como missão “Ser um centro museológico de referência nas questões da morada brasileira pelo viés de seus usos e costumes, arquitetura e design, buscando preservar as relações do homem com seu habitat, por meio da pesquisa, da discussão e da comunicação, estimulando a inclusão social”.

 

Fotos: divulgação / Sobrefotos: aloart

Fotos: divulgação / Sobrefotos: aloart

 

Conforme divulgado pelo museu, a programação do MCB “contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade”.

O museu dedica seu espaço a duas mostras de longa duração: Coleção MCB, com um recorte do acervo da instituição constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje, e A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo.


Programação para o mês de abril


 

entret mcb design holandesDesign holandês hoje: objetos que indicam a casa de amanhã
visitação até 24 de abril
Com curadoria de Jorn Konijn (Holanda), estão reunidas no Museu peças de uso cotidiano através de um recorte da produção holandesa atual, com produtos que traduzem a resposta dos designers holandeses aos desafios que lhes são apontados pelos novos contextos do morar. De terça a sexta, o Educativo MCB oferecerá atividades complementares inspiradas na exposição (ver Educativo mais abaixo).

entret mcb marginais heroisMarginais Heróis
visitação até 24 de abril
Em sintonia com o Concurso do Cartaz, primeira etapa do 30° Prêmio Design MCB, a mostra propõe investigar as linguagens visuais, o uso de tecnologias híbridas e as ações de preservação do patrimônio gráfico brasileiro. Concebida pelo artista gráfico e designer Rico Lins, a exposição tem como mote a frase “Seja Marginal Seja Herói” – tributo à obra “Bandeira-Poema”, do artista plástico Hélio Oiticica.

entret mcb mercado manualMercado Manual
29 e 30 de abril, 10h às 20h entrada gratuita
Com o objetivo de valorizar e divulgar o trabalho da comunidade de novos artesãos e incentivar o empreendedorismo e a criatividade, a segunda edição do Mercado Manual reúne mais de 70 expositores que abrangem ítens para a casa, fotografias, joias e acessórios, sapatos, bolsas, papelaria, moda, saúde e bem-estar. O evento terá apresentações musicais, atrações infantis, oficinas e gastronomia.

entret balanço ajuaBalanço Ajuá, de Rodrigo Ambrosio
Visitação: até 5 de junho
Em continuidade ao ciclo de instalações de balanços no jardim do MCB, realizado desde o segundo semestre de 2013 em parceria com o BOOMSPDESIGN, o designer Rodrigo Ambrosio apresenta o Balanço Ajuá, produzido em bloco único de jaqueira esculpido. A peça, disponível para experimentação do público, fica em cartaz no MCB até 5 de junho.

Educativo

entret bordado infinitoBordado Infinito
09 e 16 de abril, sábado às 14h30
A proposta da oficina é tecer uma paisagem entrelaçando identidades brasileiras e holandesas, tendo como referência peças da exposição “Design holandês hoje”, para a criação de um painel de tecido coletivo utilizando bordados e pontos diversos. Indicação etária: a partir de 7 anos (sem necessidade de inscrição).

entret tamanco malandrinhoTamanco Malandrinho
23 de abril, sábado às 14h30
Cada participante criará um tamanco inspirado na exposição “Design holandês hoje” e na cultura popular brasileira, temas apresentados pela educadora e artista Larissa Glebova. Ao final da ofi cina o público é convidado a dançar o samba de coco, ritmo tradicional do norte e nordeste brasileiro. Indicação etária: a partir de 7 anos.

entret oficina casinhaOficina Casinha
13 e 27 de abril, quarta-feira, às 10h e 14h30 - gratuito
O Educativo MCB convida o público a construir miniaturas de casas com diversos materiais reciclados, a partir das próprias lembranças e memórias dos participantes. A oficina “Casinha” será oferecida mensalmente ao longo de 2016, como um programa contínuo do Museu. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas (indicação etária a partir de 5 anos).

Prêmio Design

entret premio designConcurso do Cartaz
Inscrições: 3 de março a 10 de abril
As celebrações dos 30 anos do Prêmio Design MCB têm início em março com programações especiais que promovem a discussão sobre a produção gráfica nacional, sua identidade e memória. Em paralelo às inscrições do Concurso do Cartaz, o MCB realiza a exposição “Marginais Heróis”, concebida por Rico Lins, atual coordenador da comissão julgadora de cartazes.

Música no MCB

entret mcb rafa castroRafa Castro, gratuito neste domingo (3/4) às 11 horas.

Ao lado de Igor Pimenta no baixo acústico e Gabriel Altério na bateria, o pianista mineiro Rafa Castro apresenta trabalho autoral inédito acompanhado de releituras de clássicos da música brasileira. Com uma roupagem moderna e livre, embasada no jazz e na MPB, seu show traz canções sem letra que prometem levar o público a uma atmosfera de encantamento e descobertas.

Repertório

01. O quereres (Caetano Veloso)
02. Modorra (Rafa Castro)
03. Pernambucamericano (Rafa Castro/ Caetano Brasil)
04. Jacarandá (Rafa Castro)
05. Fronteira (Rafa Castro/Renato da Lapa/Vinicius Steinbach)
06. Cacos de Vitral (Rafa Castro)
07. Valsinha (Chico Buarque)
08. Casulo ( Rafa Castro)
09. Damasco (Rafa Castro/Caetano Brasil)
10. Teimosa (Rafa Castro/Thomaz Panza)
11. Menino Dançante (Rafa Castro)
12. Vera Cruz (Milton Nascimento)

entretenimentoLeia mais sobre
ENTRETENIMENTO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*