Museu da Energia de São Paulo será reaberto no aniversário da capital


Terça-feira, 23 de janeiro de 2018 às 18h11


No dia 25 de janeiro (quinta-feira), aniversário de 464 anos de São Paulo, a Capital paulista recebe de presente a reabertura de um relevante equipamento cultural localizado no Centro: o Museu da Energia de São Paulo.Após um ano fechado, o espaço reabre com patrocínio via Lei Rouanet da CTG Brasil e traz novas salas e recursos audiovisuais que abordam temas como a história da iluminação pública na cidade e o uso sustentável da energia, além de um “Espaço das Águas”. Aberto de terça a sábado, das 10 às 17 horas, o Museu tem entrada gratuita.

Na data, o Museu contará com atrações especiais. Além de visitas monitoradas ao Museu às 11, 14 e 16 horas, o espaço recebe a apresentação, às 12 horas, do Bloco Afro Ilú Obá De Min, grupo de percussionistas mulheres que atraiu, em 2017, 25 mil pessoas no Carnaval de Rua da Capital. Ao longo do dia, a música dominará a área externa do Museu com a participação dos Djs Alexandre Bispo, Plinio Cesar e Will Sk8. Às 16 horas, o Ateliê do Dia, com a arte-educadora Priscila Sollito Cardoso, oferecerá atividades de arte visual para públicos de todas as idades.

 

Museu da Energia de São Paulo. Foto: Divulgação

 

Além das novas salas e recursos audiovisuais, o Museu da Energia inaugura a exposição temporária “Encontros improváveis de um lugar em comum”, que apresenta obras dos artistas multimídia Cadu, Guto Lacaz, Paulo Nenflídio e Regina Silveira. Espalhadas pelos dois andares do Museu, as obras dialogam, de forma particular, com os temas “água e energia”. “A proposta é trazer novas linguagens sobre os temas já abordados pelo Museu com um olhar poético e crítico das artes visuais”, explica Luciana Nemes, curadora da mostra temporária e coordenadora do Museu da Energia. A exposição temporária estará aberta ao público até 24 de junho.

NOVAS ATRAÇÕES

Instalada no andar térreo do Museu da Energia, uma nova sala apresentará ao visitante, por meio de vídeos, fotos e objetos museológicos, a história dos serviços de iluminação pública na Capital, desde os tempos dos lampiões abastecidos a óleo de peixe, no século 19, até a chegada da energia elétrica e as mudanças que esta acarretou na vida cotidiana do paulistano, muitas vezes registradas pelo olhar de poetas como Oswald de Andrade.

No andar superior, o destaque fica por conta do “Espaço das Águas”, ambiente que aborda tanto a história da relação da cidade de São Paulo com suas águas como o caminho que esta percorre, dos reservatórios até a torneira, além de questões atuais sobre a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos.

 

Museu da Energia de São Paulo. Foto: Divulgação

 

Na área externa do Museu, haverá um local permanente para exposições de grafites e pinturas murais com temática relacionada aos temas energia e água. Anualmente, novos artistas serão convidados para a reformulação estética do espaço. Mônica Martins, proprietária da Galeria Fresta, assina a primeira curadoria da área externa do Museu, que terá a participação de Binho Ribeiro, Tinho, Bieto, Inea, Gallé, Ficko, Célio, Mogle e Paulo Ito. O projeto tem como objetivo criar uma área de apreciação, convívio, reflexão e expressão artística na região do entorno do Museu, nos Campos Elíseos. Os grafites serão realizados entre os dias 18 e 24 de janeiro e os artistas estarão apoiando a ação com o uso de material próprio.

ACESSIBILIDADE

Para tornar a experiência do público com deficiência visual mais completa, foram desenvolvidos mapas táteis dos dois pavimentos do Museu da Energia, além da reprodução, em 3D, dos moldes originais dos postes do Teatro Municipal instalados na sala de Iluminação Pública. Estão previstas, ainda para o primeiro semestre de 2018, a produção de outras peças de acessibilidade, entre elas maquetes, pranchas táteis com detalhes da arquitetura do casarão do Museu da Energia, e áudio-descrição e vídeos em libras, a serem disponibilizados no formatotablet.


Serviço:

Museu da Energia de São Paulo
Reabertura dia 25 de janeiro

Alameda Cleveland, 601
esquina com Alameda Nothmann, 184
Campos Elíseos - SP
Telefone: (11) 3224-1499

Aberto de terça a sábado, das 10 às 17 horas
Entrada gratuita

Visite o site: http://museudaenergia.org.br/

entretenimento peqLeia mais sobre
ENTRETENIMENTO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro
Assista ao programa de TV Ciência Aberta
Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo
STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo
Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo
Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo
Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula
Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo
  • Cineasta sueco registrou a paisagem carioca vista do morro

  • Assista ao programa de TV Ciência Aberta

  • Alckmin inaugura estações com Operação Assistida grátis na ZL, vídeo

  • STF julga Habeas Corpus de Lula, assista ao vivo

  • Stella Artois | Buy A Lady A Drink – Social Experiment, vídeo

  • Centro faz pesquisas para tratar e prevenir a obesidade, vídeo

  • Acompanhe ao vivo o julgamento do recurso do ex-presidente Lula

  • Centro Esportivo do Tatuapé: obra abandonada e larvas de pernilongos, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*