Nódulos nas mamas: riscos e mitos


Terça-feira, 26 de julho de 2016, às 20h13


Os nódulos benignos costumam surgir na idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos enquanto os de origem oncológica podem aparecer a qualquer momento. Leia a matéria da SOGESP e conheça-os.

Quando se toca no assunto nódulos nas mamas, a primeira coisa que se pensa é no câncer mamário. Devido à alta incidência de casos nos últimos anos e a maior preocupação com sua prevenção, as mulheres sentem receio ao sentir algo estranho em suas mamas, quando na verdade, a chance de um nódulo representar câncer é muito pequena.

 

Número de casos de câncer entre homens é de um para cada cem comparando com a incidência entre as mulheres. Foto: divulgação / SOGESP

Número de casos de câncer entre homens é de um para cada cem comparando com a incidência entre as mulheres. Foto: divulgação / SOGESP

 

“Na verdade, a causa mais frequente de nódulo mamário é o que chamamos de alteração funcional benigna da mama” explica dr. Carlos Ruiz, mastologista, membro da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de São Paulo (SOGESP). “Muitas vezes, a causa é a sensibilidade das mamas femininas aos hormônios produzidos”.

Segundo dr. Carlos, essa possibilidade se traduz de quatro formas: dor, principalmente no período pré-menstrual; o nódulo, representado com maior frequência pelo fibroadenoma, caracterizando-se por ser sólido e móvel dentro da mama, normalmente com até 3 centímetros de tamanho; o cisto de mama, que se configura como uma bolsinha de líquido de tamanho diverso; e, por fim, o menos frequente que é a descarga papilar que, normalmente, é multi ductal.

Primeiramente, o ginecologista realiza o exame clínico para se ter uma boa ideia da palpabilidade ou não do nódulo. O benigno é notoriamente diferente do neoplásico - enquanto o primeiro costuma ser móvel à palpação e com limites mais precisos, o maligno se caracteriza por ser mais duro, com limites imprecisos e com pouca ou nenhuma mobilidade, identificado em consulta.

Outros exames são requeridos para identificar e diagnosticar o problema, como o ultrassom e a mamografia (o último normalmente em mulheres acima dos 40 anos), mas o único que pode dar uma conclusão exata sobre a natureza do nódulo é a biópsia, recurso indicado para confirmar a suspeita.

Os nódulos benignos costumam surgir na idade reprodutiva, entre 15 e 50 anos enquanto os de origem oncológica podem aparecer a qualquer momento. “O pico de incidência do câncer de mama ocorre entre 55 a 60 anos, lembrando fundamentalmente que um terço dos casos ocorre abaixo dos 50”, esclarece Ruiz.

Nódulo masculino

Outro dado curioso levantado pelo especialista é a presença dos nódulos em homens. O número de casos de câncer entre o gênero masculino está na proporção de um em cada cem para as mulheres.

“O mais importante é saber que a maioria deles, na mulher, não está relacionado ao câncer; se notar algo estranho nas mamas, procure um médico que fará o exame clínico e, a partir daí, efetuar o encaminhamento necessário” conclui Carlos.

Alcoolismo e seus efeitos negativos: sonolência, falta de coordenação e ressaca.  Foto: Divulgação / SPSP

Alcoolismo e seus efeitos negativos: sonolência, falta de coordenação e ressaca. Foto: Divulgação / SPSP

Leia mais sobre
MEDICINA

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*