Novos equipamentos vão agilizar o trabalho de limpeza na capital


Segunda-feira, 1º de junho de 2015, às 08h31


Modelo será testado inicialmente na região central e contará com uma varredeira mecanizada para higienização do pavimento, além de triciclos e motos para a coleta dos resíduos ensacados pelos garis.

 

Haddad apresenta novos equipamentos de limpeza para São Paulo. Foto: Fábio Arantes/Secom

Haddad apresenta novos equipamentos de limpeza para São Paulo. Foto: Fábio Arantes/Secom

 

SECOM | PMSP – O prefeito Fernando Haddad participou, na manhã desta quinta-feira (28), da demonstração dos novos equipamentos que auxiliarão o serviço de limpeza urbana na capital. A fase inicial do projeto tem duração prevista de quatro meses e será implantada na área da subprefeitura da Sé pela empresa Inova.

Os equipamentos apresentados foram uma varredeira mecanizada, capaz de aspirar e lavar o pavimento, cinco triciclos e cinco motos, que darão mais agilidade ao trabalho de coleta e destinação dos materiais previamente ensacados pelas equipes de garis. Dessa forma, os sacos de lixo permanecerão nas ruas por um período menor, o que evitará que sejam violados ou levados pela chuva.

Triciclos e motos que serão utilizados na manutenção da limpeza na cidade. Foto: Fábio Arantes/Secom

Triciclos e motos que serão utilizados na manutenção da limpeza na cidade. Foto: Fábio Arantes/Secom

O aprimoramento das ações de limpeza já estava previsto na renovação dos contratos com as empresas Inova (regiões central, oeste e norte) e Soma (sul e leste), realizada em dezembro do ano passado. À época, ficou estabelecido o acréscimo de serviços, entre eles a intensificação da coleta de resíduos provenientes da varrição, o aumento da periodicidade da Operação Cata-Bagulho, a substituição de papeleiras e trabalhos de capinação e roçada de canteiros centrais, sem qualquer custo adicional para a cidade.

“Ficou uma governança melhor, porque a mesma empresa que faz a varrição faz agora os canteiros centrais. Isso representa melhoria na qualidade do serviço”, declarou o prefeito. O secretário de Serviços, Simão Pedro, completou: “Além do que nós já pagávamos e exigíamos, como varrição e limpeza de feiras e bueiros, as empresas se comprometeram a colocar R$ 40 milhões a mais em serviços. Esse é um teste aqui na região central, e a ideia é aproveitar a infraestrutura de ciclovias do centro. Se ficar aprovado, podemos ampliar”. Também participou do evento o secretário Nunzio Briguglio (Comunicação).

Durante a ocasião, Haddad ressaltou que o êxito do novo modelo de limpeza depende, além da constante modernização, da colaboração de todos os munícipes: “Se cada um de nós fizer a sua parte e as empresas incorporarem novas tecnologias, com o tempo a tendência é diminuir os custos com varrição. Cidades desenvolvidas gastam muito menos do que nós, porque o cidadão acondiciona o resíduo sólido e não joga no chão. Tem uma mudança de comportamento que nós queremos estimular”, disse.

Varredeira mecanizada. Foto: Fábio Arantes/Secom

Varredeira mecanizada. Foto: Fábio Arantes/Secom

Equipamentos e abrangência

Os triciclos possuem um metro de altura, 1,20 de largura, três marchas e podem recolher até 10 sacos de resíduos. Eles serão utilizados em calçadões e praças do distrito da Sé, das 6h às 22h, com a finalidade de recolher os sacos de lixo e depositá-los em contêineres instalados em pontos específicos para posterior coleta pelo caminhão.

As motos, por sua vez, são maiores e têm capacidade de retirada de até 20 sacos. Inicialmente, circularão em corredores como as avenidas 23 de Maio, Paulista, Consolação e Radial Leste, entre outras grandes vias, e na Praça da República.

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Leia mais sobre
ALÔ SÃO PAULO

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*