O Encontro da Cultura Caiçara e Caipira em Festa


Domingo, 31 de maio de 2015, às 12h10


O Revelando São Paulo será palco para 90 municípios do Estado promoverem uma grande mostra de artesanato, culinária e manifestações tradicionais da cultura popular.

O município de Iguape, conhecido no Brasil todo por ser uma das cidades mais antigas do país, recebe de 3 a 7 de junho a verdadeira Mostra da Cultura Paulista Tradicional, o Revelando São Paulo Vale do Ribeira, que entre os casarões da cidade histórica e a beleza natural do Rio Ribeira, recebe o encontro da identidade Paulista, marcada pelo Patrimônio Cultural Vivo representados pelas vivências caiçaras, caipiras e tropeiras.

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

O palmeado do Fandango, o Encontro de Bonecões do Vale e o cortejo do Boi Tatá, elementos marcantes da cultura do Vale do Ribeira, dividem o Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira, em Iguape, com manifestações de todo o estado, como o Congado Paulista, as Violas Caipiras e a noite de São João.

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Além de tais manifestações, festival promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Organização Social Abaçaí Cultura e Arte, em parceria com a Prefeitura Municipal de Iguape, apresenta importantes registros das culturas tradicionais de mais de 90 cidades.

Conhecido como o Festival dos sabores paulistas que reúne as pessoas em torno da mesa, o Revelando Vale do Ribeira em sua 12ª edição destaca a culinária caiçara, com pratos como peixe espalmado, um filé sem espinha, defumado e salgado na fumaça do fogão a lenha, tradicional de Cananéia que também traz uma das grandes atrações do Vale: a cataia, cachaça consagrada como o “Whiskey de pescador”.

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Quem estiver em Iguape para aproveitar o feriado de Corpus Christi também vivencia os saberes e fazeres do artesanato. No trabalho minucioso, as peças ganham beleza, encantamento e contam a trajetória de tradicionalidade de uma comunidade ou região, definindo culturas por meio de peças feitas de cerâmica, palha de milho, barro ou argila, fibra de bananeira. Bordados, tricô, crochê, trabalhos em tear, arte em ferro e madeira completam a Mostra da expressão que combina arte e utilidade cotidiana.

Em seu sétimo ano consecutivo, a romaria fluvial Dádiva das Águas conta com barcos das comunidades caiçaras, que percorrem parte do Tio Beira com a imagem da Mãe Divina Peregrina. A romaria celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários portos.

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Revelando São Paulo. Foto: Reinaldo Meneguim

Do sagrado ao profano, o carnaval da região chega para uma folia fora de época puxada pelo Boi Tata e sua bateria. Criado em 1981 o bloco do Boi Tatá leva uma multidão de turistas e caiçaras em seus desfiles e suas marchinhas autorais.

Para o palco do Revelando São Paulo São Paulo Vale do Ribeira, são esperadas mais de 100 apresentações artísticas e musicais, como o encontro de bandas e fanfarras que reúne a sonoridade de instrumentistas com repertório que vai do erudito ao popular.

Diariamente das 9h às 22h, a programação revela a importância da cultura imaterial, de saberes e fazeres de várias comunidades e pessoas das regiões que formam a identidade cultural de São Paulo, procurando contribuir na sua manutenção e salvaguarda, envolvendo as diversas instâncias dos poderes públicos municipais e estaduais, para que se garanta as condições necessárias à sua continuidade.

A programação completa e transmissão do festival no www.revelandosaopaulo.org.br

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
  • Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*