O grão sagrado

Produtores de quinoa no Equador. Por Dider Gentilhomme (Fairtrade Labelling Organizations International)

Plantação de quinoa perto de Cachora, Apurímac, Peru. Altitude: 3800m. Foto: Maurice Chédel

4 de junho de 2014 às 16h46

A quinoa é conhecida como uma planta sagrada pelos povos andinos e possui propriedades que vem sendo pesquisas pela Embrapa.

Este pequeno grão, que se desenvolveu ao longo de milhares de anos nos Andes, já foi introduzido na alimentação de astronautas americanos, considerado essencial para a vida no altiplano andino e um tesouro herdado do império Inca, que o considerou sagrado. Sua origem se dá nos Andes, Colômbia, Peru e Chile.

Com a vinda dos conquistadores hispânicos e introdução de novos alimentos, os povos andinos foram deixando certas culturas nativas e entre elas estava a quinoa, que mesmo assim foi conservada por poucos agricultores quechuás e aymarás, pois conheciam sua riqueza, até que mais recentemente foi redescoberta pelos bolivianos, no último terço do século XX.

Dentre suas principais características, a quinoa é um alimento rico em fósforo, cálcio, ferro, magnésio, zinco, potássio, vitaminas B1, B2, B3, C e E. No Brasil, vem sendo pesquisada pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e recebeu o aval da FAO, o órgão da ONU (Organização das Nações Unidas) para a alimentação e agricultura.

Os brasileiros também descobriram a quinoa, que pode ser encontrada em forma de grãos, flocos ou farinha. Seu uso culinário é bastante extenso, podendo ser usada em mingaus, saladas, bolos, dentre tantos usos. É rica em fibras, ajuda a controlar o colesterol e o bom funcionamento intestinal. Pode ser usada por pessoas com intolerância ao glúten (doença celíaca) e substituir a farinha de trigo e derivados, como o pão, macarrão e biscoitos.

Sempre devemos lembrar que não se deve ingerir alimentos e iniciar dietas sem consultar um médico, nutricionista ou especialista.

Com informações da nutricionista Carolina Pascoal

Quinoa em floração. Foto: Christian Guthier

Quinoa vermelha cozida. Por blairingmedia

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*