Olimpíadas do Conhecimento: luzes no início do túnel

Sexta-feira, 5 de setembro de 2014 às 11h56

A Olimpíada do Conhecimento é uma competição bienal em que estudantes de cursos do SENAI e do SENAC mostram suas habilidades e os conhecimentos técnicos exigidos para o desempenho de atividades na indústria, comércio e setor de serviços.

Gerson Soares

Com o advento da gradativa industrialização do país no século XX, principalmente na região Sudeste, foi criado em 1938 o Conselho Nacional da Indústria (CNI) e a partir dele nasceram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) no ano de 1942, Serviço Social da Indústria (SESI) em 1946 e mais recentemente foi fundado o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) – que atua no aperfeiçoamento da gestão, capacitação empresarial e desenvolvimento de carreira.

 

 

Legosos e Furiosos comemoram com o representante da Lego Education, Gerhard Bjerrum-Andersen. Lágrimas, gritos e uma explosão de alegria. Foi assim que a equipe Legosos e Furiosos recebeu o resultado final do Festival Internacional de Robótica FLL. O time de estudantes do SESI de Uberlândia (MG) desbancou outras 22 equipes que participaram da competição. A disputa foi realizada no Expominas, em Belo Horizonte, durante a Olimpíada do Conhecimento 2014, e terminou nesta quinta-feira (4). Texto legendado: Sirlei Pires, de Belo Horizonte. Foto: Liliane Pelegrini. OC2014

Legosos e Furiosos comemoram com o representante da Lego Education, Gerhard Bjerrum-Andersen. Lágrimas, gritos e uma explosão de alegria. Foi assim que a equipe Legosos e Furiosos recebeu o resultado final do Festival Internacional de Robótica FLL. O time de estudantes do SESI de Uberlândia (MG) desbancou outras 22 equipes que participaram da competição. A disputa foi realizada no Expominas, em Belo Horizonte, durante a Olimpíada do Conhecimento 2014, e terminou nesta quinta-feira (4). Texto legendado: Sirlei Pires, de Belo Horizonte. Foto: Liliane Pelegrini. saiba mais sobre esta foto, leia a reportagem completa em OC2014

 

Exercendo suas influências em diversos setores, o CNI e seus aliados buscam o fortalecimento e a modernização do setor produtivo, fomentam pesquisas, promovem ações sociais, esportivas e investem na formação dos trabalhadores da indústria, mas sua visão se espalha por diversas áreas do conhecimento, consequentemente iluminando as mentes jovens no caminho da realização e autoestima.

Na liderança pela melhoria e fornecimento de mão de obra qualificada para a indústria, esse conjunto de entidades também participa do setor de robótica, que nesta semana faz parte da Olimpíada do Conhecimento, uma iniciativa que só pode alegrar e trazer felicidade a todos que nela se integram.

Voltando no tempo, com a chegada de D. João VI ao então Brasil colônia em 1808, a indústria teve lançada nas terras brasileiras suas sementes férteis. Porém, ficaram adormecidas durante a maior parte do século XIX, ficando à margem, acompanhando distante e tardiamente a Revolução Industrial que ocorria na Europa desde 1760 – transformando e remexendo as entranhas do saber até 1840 aproximadamente, derrubando mitos, trazendo à tona invenções e descobertas que de fato mudariam os valores da humanidade, alastrando-se até o início do século XX.

No Brasil, a revolução industrial ocorreu por volta de 1930 e se firmou anos depois. Foi um período conturbado, de revoluções e guerras mundiais e um passo muito importante foi o desenvolvimento da mão de obra para que a máquina industrial brasileira tivesse força para progredir. Nesse ponto é que os CNI e CNC, com seus ramificações, surgem para impulsioná-la.

Com os mesmos objetivos do CNI, porém voltados ao comércio advém a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), órgão reconhecido oficialmente a partir de 1945. A ele estão unidos o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em 1946 e a seguir o Serviço Social do Comércio (SESC). Segundo a instituição “essas entidades formam, hoje, um dos maiores sistemas de desenvolvimento social de todo o mundo”.

A Olimpíada do Conhecimento mostra a evolução dos dias atuais. Crianças estão construindo robôs que executam tarefas programadas por elas, pensam como farão para aplicar suas invenções robóticas e tantas outras erudições relacionadas à aprendizagem, refletem como suas ideias se voltarão para o benefício humano e assim crescem em sua própria formação intelectual.

O todo que envolve ao CNI e a CNC, é o que realmente podemos chamar de serviço nacional. Uma gama de ações que cria outras e assim se expandem por todo o país, dando oportunidade, trazendo claridade às mentes, quando é mais necessário, desde a juventude.

O SENAI e o SENAC, mentores das Olimpíadas do Conhecimento, dentre outras ações, apontando na direção do conhecimento individual e grupal, ampliam os horizontes. São luzes que brilham desde o início do túnel do bem, proporcionando uma travessia mais suave aos jovens que ingressam nesse caminho.
Seus frutos, dará seus frutos no final.

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*