ONU alerta companhias aéreas sobre horror do tráfico internacional de pessoas


Terça-feira, 27 de junho de 2017 às 13h38


Durante reunião do setor aéreo em Cancún, no México, o diretor do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), Jean-Luc Lemahieu, alertou às companhias aéreas sobre seu papel no combate ao crime de tráfico internacional de pessoas.

ONU Brasil

Enquanto as companhias aéreas conectam empresas a seus mercados, reúnem famílias e amigos, promovem o turismo e o intercâmbio cultural, seus serviços podem ser mal utilizados por criminosos para facilitar o tráfico de homens, mulheres e crianças.

Durante a 73ª Reunião Geral Anual da Associação de Transporte Aéreo Internacional (IATA) e a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo, Jean-Luc Lemahieu, diretor da divisão de análise de políticas e assuntos públicos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), disse: “como pai de quatro filhos, usar o termo ‘tráfico de pessoas’ no século 21 é francamente de partir o coração”.

 

Tráfico de pessoas é o terceiro crime mais lucrativo do mundo, depois do tráfico de drogas e de armas. Foto: ONU

 

“Conflito, crise, mudanças climáticas, pobreza fazem com que 65,3 milhões de pessoas tenham que fugir, deixando suas casas e abrigos para trás dentro de seus países ou através das fronteiras”, declarou, acrescentando que, buscando oportunidades novas e incertas, longe de terrenos familiares, muitos se colocam involuntariamente ou conscientemente em posições muito arriscadas e vulneráveis.

Para ter avanços, os governos e as agências de aplicação da lei devem intensificar os esforços para identificar, investigar e processar aqueles que perpetram esses crimes, disse Alexandre de Juniac, diretor-geral da IATA. Apontando os últimos desdobramentos, ele reconheceu que mais companhias aéreas estão se envolvendo em iniciativas para combater o tráfico humano.

Segundo Lemahieu, o tráfico de seres humanos é um crime invisível, já que muitas vezes se mistura com fluxos de migração regulares. Por meio da campanha “Coração Azul”, o UNODC tem como objetivo aumentar a conscientização sobre a situação das vítimas de tráfico humano e construir apoio político para combater esse crime. Como o primeiro país a participar da campanha em 2010, o México é um dos aliados da organização.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o tráfico de pessoas movimenta 31 milhões de dólares por ano. Em qualquer momento, cerca de três em cada 1 mil pessoas em todo o mundo são submetidas a trabalhos forçados ou exploração sexual, somando 150 milhões de dólares que vão para os criminosos.

Juniac também afirmou que a associação trabalhará por meio da sua estrutura de governança para encontrar formas de auxiliar as companhias aéreas na luta contra o tráfico de pessoas.

Mike McCarty, vice-presidente sênior e gerente geral da CNN International, explicou por que uma grande companhia internacional decidiu se envolver em um assunto tão difícil e angustiante.

Com o Freedom Project, a CNN se une à luta para ampliar as vozes das vítimas da escravidão moderna, destacar histórias de sucesso e ajudar a desvendar o emaranhado das empresas criminosas que comercializam a vida humana.

A 73ª Reunião Geral Anual da IATA e a Cúpula Mundial do Transporte Aéreo reuniram mais de 1 mil delegados e representantes da mídia, além de executivos de cerca de 275 companhias aéreas em Cancún, no México.

 Dia Internacional contra o Abuso de Drogas e o Tráfico Ilícito: Usuário de drogas adolescente nas ruas escuras da Capital Federal. Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Senado

Leia mais sobre
INTERNACIONAL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*