ONU alerta que 2015 pode ser o ano mais quente já registrado em toda a história


Segunda-feira, 30 de novembro de 2015, às 17h10


El Niño mais intenso e aumento no nível de gases de efeito estufa provocaram aquecimento recorde em 2015. Organização Meteorológica Mundial também destacou mudanças climáticas provocadas pelo homem.

ONU Brasil

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou na última quarta-feira (25), que 2015 será provavelmente o ano mais quente já registrado em toda a história. O El Niño mais intenso e a elevada liberação de gases do efeito estufa na atmosfera estão entre as causas do aquecimento recorde verificado até outubro. A temperatura global desse ano pode ultrapassar o marco de 1ºC acima dos valores médios verificados durante a era pré-industrial (entre 1880 e 1899).

 

Temperatura média global em 2015 pode alcançar e ultrapassar 1ºC acima dos valores médios registrados antes de 1900. Foto: Fotos Públicas / Ricardo Stuckert

Temperatura média global em 2015 pode alcançar e ultrapassar 1ºC acima dos valores médios registrados antes de 1900. Foto: Fotos Públicas / Ricardo Stuckert

 

“É provável que o limiar de 1ºC será cruzado. Essas são péssimas notícias para o planeta. As emissões de gás de efeito estufa, que estão causando as mudanças climáticas, podem ser controladas. Temos o conhecimento e as ferramentas para atuar. Temos a opção. As futuras gerações não”, destacou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Em novo relatório, a OMM também avaliou que as mudanças climáticas provocadas pelo homem têm favorecido fenômenos climáticos extremos. Estudos realizados entre 2011 e 2014 atestam que a probabilidade da ocorrência de ondas de calor, por exemplo, aumentou dez vezes ou mais por conta da ação humana prejudicial ao meio ambiente.

Mudanças climáticas no Brasil

A agência da ONU mencionou o Brasil e citou os períodos incomuns de seca intensa e prolongada na bacia amazônica brasileira, verificados em 2014 e 2015. Embora não possam ser consideradas uma tendência a longo prazo, essas variações despertam preocupação considerável acerca dos desequilíbrios futuros do sistema climático, como as estiagens que duram por muitos anos, já identificadas no sul dos Estados Unidos, Austrália e África.

As temperaturas recordes em 2015 estão sendo causadas em parte pelos níveis mais altos de gases do efeito estufa. Durante a primavera no hemisfério norte, a concentração média global de dióxido de carbono ultrapassou, pela primeira vez, o limite de 400 partes por milhão. A temperatura da superfície do oceano também atingiu o valor mais alto já registrado, de acordo com a OMM.

Além dessas alterações, o fenômeno El Niño desse ano, que tem provocado enchentes e secas em diferentes partes do mundo, pode vir a ser considerado o mais forte de todos. A OMM lembrou que o Brasil começou o ano com estiagens nas porções sul e leste de seu território. Ao longo de 2015, a seca deslocou-se rumo ao norte, agravando a falta de chuvas na região amazônica e no nordeste. Na região sul do país, índices de precipitação elevados foram verificados pela agência.

São Paulo. Foto: Flickr/Márcio Cabral de Moura

São Paulo. Foto: Flickr/Márcio Cabral de Moura

Leia mais sobre
CLIMA

 

Região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Foto: © WWF-Brasil

Região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Foto: © WWF-Brasil

Leia mais sobre
MEIO AMBIENTE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*