ONU alerta que 2015 pode ser o ano mais quente já registrado em toda a história


Segunda-feira, 30 de novembro de 2015, às 17h10


El Niño mais intenso e aumento no nível de gases de efeito estufa provocaram aquecimento recorde em 2015. Organização Meteorológica Mundial também destacou mudanças climáticas provocadas pelo homem.

ONU Brasil

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) informou na última quarta-feira (25), que 2015 será provavelmente o ano mais quente já registrado em toda a história. O El Niño mais intenso e a elevada liberação de gases do efeito estufa na atmosfera estão entre as causas do aquecimento recorde verificado até outubro. A temperatura global desse ano pode ultrapassar o marco de 1ºC acima dos valores médios verificados durante a era pré-industrial (entre 1880 e 1899).

 

Temperatura média global em 2015 pode alcançar e ultrapassar 1ºC acima dos valores médios registrados antes de 1900. Foto: Fotos Públicas / Ricardo Stuckert

Temperatura média global em 2015 pode alcançar e ultrapassar 1ºC acima dos valores médios registrados antes de 1900. Foto: Fotos Públicas / Ricardo Stuckert

 

“É provável que o limiar de 1ºC será cruzado. Essas são péssimas notícias para o planeta. As emissões de gás de efeito estufa, que estão causando as mudanças climáticas, podem ser controladas. Temos o conhecimento e as ferramentas para atuar. Temos a opção. As futuras gerações não”, destacou o secretário-geral da OMM, Michel Jarraud.

Em novo relatório, a OMM também avaliou que as mudanças climáticas provocadas pelo homem têm favorecido fenômenos climáticos extremos. Estudos realizados entre 2011 e 2014 atestam que a probabilidade da ocorrência de ondas de calor, por exemplo, aumentou dez vezes ou mais por conta da ação humana prejudicial ao meio ambiente.

Mudanças climáticas no Brasil

A agência da ONU mencionou o Brasil e citou os períodos incomuns de seca intensa e prolongada na bacia amazônica brasileira, verificados em 2014 e 2015. Embora não possam ser consideradas uma tendência a longo prazo, essas variações despertam preocupação considerável acerca dos desequilíbrios futuros do sistema climático, como as estiagens que duram por muitos anos, já identificadas no sul dos Estados Unidos, Austrália e África.

As temperaturas recordes em 2015 estão sendo causadas em parte pelos níveis mais altos de gases do efeito estufa. Durante a primavera no hemisfério norte, a concentração média global de dióxido de carbono ultrapassou, pela primeira vez, o limite de 400 partes por milhão. A temperatura da superfície do oceano também atingiu o valor mais alto já registrado, de acordo com a OMM.

Além dessas alterações, o fenômeno El Niño desse ano, que tem provocado enchentes e secas em diferentes partes do mundo, pode vir a ser considerado o mais forte de todos. A OMM lembrou que o Brasil começou o ano com estiagens nas porções sul e leste de seu território. Ao longo de 2015, a seca deslocou-se rumo ao norte, agravando a falta de chuvas na região amazônica e no nordeste. Na região sul do país, índices de precipitação elevados foram verificados pela agência.

São Paulo. Foto: Flickr/Márcio Cabral de Moura

São Paulo. Foto: Flickr/Márcio Cabral de Moura

Leia mais sobre
CLIMA

 

Região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Foto: © WWF-Brasil

Região do Mosaico Sertão Veredas Peruaçu. Foto: © WWF-Brasil

Leia mais sobre
MEIO AMBIENTE

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*