Pesquisadores da Nasa descobrem planeta “primo mais velho” da Terra


Quarta-feira, 22 de julho de 2015, às 20h36


Agência Brasil | por Maiana Diniz

A Missão Kepler, da Nasa, confirmou hoje (23) a descoberta de um planeta de dimensão próxima à da Terra e que orbita uma estrela parecida com o Sol. O Kepler-452b está localizado em uma “zona habitável”, definição dada a áreas do espaço em volta de estrelas que têm temperatura parecida com a da Terra e apresentam condições para a existência de água líquida na superfície de corpos celestes.

“Podemos pensar no Kepler-452b como um primo mais velho e maior da Terra, que traz a oportunidade de entendermos a evolução do ambiente terrestre.”, declarou ao site da Nasa o pesquisador Jon Jenkins, líder da equipe que analisa os dados da sonda Kepler, telescópio espacial usado para exploração de planetas extrassolares.

 

Concepção artística comparando a Terra (esquerda) com o novo planeta descoberto, chamado de Kepler-452b, que é cerca de 60 por cento maior em diâmetro. Créditos: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle

Concepção artística comparando a Terra (esquerda) com o novo planeta descoberto, chamado de Kepler-452b, que é cerca de 60 por cento maior em diâmetro.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle

 

O diâmetro do Kepler-452b é 60% maior que o da Terra. A massa e a composição do planeta ainda não foram determinadas, mas as pesquisas indicam que o planeta é rochoso. A órbita do planeta em volta da estrela chamada Kepler-452, o sol do novo planeta descoberto, dura 385 dias. A estrela que o Kepler-452b orbita tem 6 bilhões de anos, 1,5 bilhão a mais que o Sol. A estrela é mais brilhante que o Sol, mas tem a mesma temperatura.

“É muito inspirador considerar que esse planeta passou 6 bilhões de anos na zona habitável de sua estrela, período mais longo que o do planeta Terra. É uma oportunidade substancial para o surgimento da vida, com todos os ingredientes e condições necessárias para que a vida exista neste planeta”, ressaltou Jenkins.

Além do Kepler-452b, os cientistas apontaram mais 11 candidatos a gêmeos da Terra, exoplanetas com diâmetro entre uma e duas vezes o terrestre e que orbitam estrelas semelhantes ao Sol em tamanho e temperatura.

O administrador do Diretório de Missões Científicas da Nasa, John Grunsfeld, lembrou que a descoberta do planeta primo da Terra ocorreu no vigésimo aniversário da descoberta que provou a existência de estrelas, que, como o Sol, também abrigavam planetas. “Esse resultado excitante significa um passo a mais na descoberta de uma Terra 2.0”, afirmou .

Medições recentes de Plutão e Caronte obtidos pela New Horizons – Esta comparação mostra qual seria o aspecto do planeta e sua maior lua, se fossem colocados acima e a longa distância da superfície da Terra. As medidas indicam que Plutão tem o diâmetro de 2.370 km e Caronte de 1.208 km, o equivalente a 18,5% e 9,5% da medida diametral da Terra, respectivamente.

Medições recentes de Plutão e Caronte obtidos pela New Horizons – Esta comparação mostra qual seria o aspecto do planeta e sua maior lua, se fossem colocados acima e a longa distância da superfície da Terra. As medidas indicam que Plutão tem o diâmetro de 2.370 km e Caronte de 1.208 km, o equivalente a 18,5% e 9,5% da medida diametral da Terra, respectivamente.

Leia mais sobre
ASTRONOMIA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*