Pesquisadores da Nasa descobrem planeta “primo mais velho” da Terra


Quarta-feira, 22 de julho de 2015, às 20h36


Agência Brasil | por Maiana Diniz

A Missão Kepler, da Nasa, confirmou hoje (23) a descoberta de um planeta de dimensão próxima à da Terra e que orbita uma estrela parecida com o Sol. O Kepler-452b está localizado em uma “zona habitável”, definição dada a áreas do espaço em volta de estrelas que têm temperatura parecida com a da Terra e apresentam condições para a existência de água líquida na superfície de corpos celestes.

“Podemos pensar no Kepler-452b como um primo mais velho e maior da Terra, que traz a oportunidade de entendermos a evolução do ambiente terrestre.”, declarou ao site da Nasa o pesquisador Jon Jenkins, líder da equipe que analisa os dados da sonda Kepler, telescópio espacial usado para exploração de planetas extrassolares.

 

Concepção artística comparando a Terra (esquerda) com o novo planeta descoberto, chamado de Kepler-452b, que é cerca de 60 por cento maior em diâmetro. Créditos: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle

Concepção artística comparando a Terra (esquerda) com o novo planeta descoberto, chamado de Kepler-452b, que é cerca de 60 por cento maior em diâmetro.
Créditos: NASA / JPL-Caltech / T. Pyle

 

O diâmetro do Kepler-452b é 60% maior que o da Terra. A massa e a composição do planeta ainda não foram determinadas, mas as pesquisas indicam que o planeta é rochoso. A órbita do planeta em volta da estrela chamada Kepler-452, o sol do novo planeta descoberto, dura 385 dias. A estrela que o Kepler-452b orbita tem 6 bilhões de anos, 1,5 bilhão a mais que o Sol. A estrela é mais brilhante que o Sol, mas tem a mesma temperatura.

“É muito inspirador considerar que esse planeta passou 6 bilhões de anos na zona habitável de sua estrela, período mais longo que o do planeta Terra. É uma oportunidade substancial para o surgimento da vida, com todos os ingredientes e condições necessárias para que a vida exista neste planeta”, ressaltou Jenkins.

Além do Kepler-452b, os cientistas apontaram mais 11 candidatos a gêmeos da Terra, exoplanetas com diâmetro entre uma e duas vezes o terrestre e que orbitam estrelas semelhantes ao Sol em tamanho e temperatura.

O administrador do Diretório de Missões Científicas da Nasa, John Grunsfeld, lembrou que a descoberta do planeta primo da Terra ocorreu no vigésimo aniversário da descoberta que provou a existência de estrelas, que, como o Sol, também abrigavam planetas. “Esse resultado excitante significa um passo a mais na descoberta de uma Terra 2.0”, afirmou .

Medições recentes de Plutão e Caronte obtidos pela New Horizons – Esta comparação mostra qual seria o aspecto do planeta e sua maior lua, se fossem colocados acima e a longa distância da superfície da Terra. As medidas indicam que Plutão tem o diâmetro de 2.370 km e Caronte de 1.208 km, o equivalente a 18,5% e 9,5% da medida diametral da Terra, respectivamente.

Medições recentes de Plutão e Caronte obtidos pela New Horizons – Esta comparação mostra qual seria o aspecto do planeta e sua maior lua, se fossem colocados acima e a longa distância da superfície da Terra. As medidas indicam que Plutão tem o diâmetro de 2.370 km e Caronte de 1.208 km, o equivalente a 18,5% e 9,5% da medida diametral da Terra, respectivamente.

Leia mais sobre
ASTRONOMIA

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce
Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d
Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia
Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo
Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar
Animação sobre a prevenção do câncer de mama
  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

  • Catálogo on-line reunirá informações de 2,3 mil espécies de peixes de água doce

  • Faça um passeio pelo “solo alienígena” do exoplaneta TRAPPIST-1d

  • Video: Venha com a gente para as profundezas dos Corais da Amazônia

  • Desmatamento dispara na Amazônia, vídeo

  • Benefícios da caminhada e da bicicleta superam malefícios da poluição do ar

  • Animação sobre a prevenção do câncer de mama

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*