PF prende executivos suspeitos em superfaturamento na transposição do velho chico


Quinta-feira, 11 de dezembro de 2015, às 19h22


O Rio São Francisco, também conhecido como “velho chico”, é mais uma vítima das controvérsias nos governos Lula e Dilma. “Vidas Secas”, em alusão à obra do escritor Graciliano Ramos, nomeia a operação da PF pernambucana. Empresas já investigadas pela Lava Jato estão envolvidas.

De acordo com notícias divulgadas hoje, a Polícia Federal (PF) prendeu nesta sexta-feira (11), quatro executivos das empresas Galvão Engenharia, Coesa, OAS e Barbosa Melo, durante a Operação Vidas Secas - Sinhá Maria (em alusão à obra de Graciliano Ramos). Eles são suspeitos de envolvimento num esquema de superfaturamento que desviou 200 milhões de reais das obras de transposição do rio São Francisco.

 

Transposição do Rio São Francisco. Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional

Transposição do Rio São Francisco. Foto: Divulgação/Ministério da Integração Nacional

 

As prisões temporárias (valem por cinco dias e podem ser prorrogadas por mais cinco ou transformadas em preventivas em prazo) foram feitas nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará e Distrito Federal. Além disso, foram cumpridos mais quatro mandatos de condução coercitiva e 24 de busca e apreensão em nove Estados, divulgou o Veja.com

Os contratos podem chegar a 680 milhões e a suspeita da PF é que os envolvidos estivessem repassando recursos recebidos do Ministério da Integração Nacional, responsável pela obra, para empresas de fachada dos doleiros Alberto Youssef e Adir Assad, presos e condenados na Operação Lava Jato.

Segundo o Ministério da Integração Nacional, todo o projeto de integração do Rio São Francisco está orçado em R$ 8,2 bilhões e engloba a construção de quatro túneis, 14 aquedutos, nove estações de bombeamento e 27 reservatórios. Além da recuperação de 23 açudes existentes na região que receberão as águas do rio São Francisco. No total, o órgão estima que serão beneficiadas 12 milhões de pessoas em 390 cidades de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

O obra está atrasada em seis anos. Segundo a PF, devido justamente aos fatos que estão sendo apurados. O esquema de desvio foi classificado como “revoltante” pela delegada da PF de Caruaru (PE), Mariana Cavalcante, principalmente pelo fato de a obra ser a “grande esperança dos nordestinos no combate à seca”. “Esta operação mostra que continuamos a ter problemas com a indústria da seca. Antes, você trocava voto para ter caminhões pipa e para cavar poços”, indignou-se durante a coletiva, na qual participou o superintendente Marcello Diniz Cordeiro, também de Pernambuco.

“São diretores, conselheiros e representantes legais das empresas. Nós queremos saber agora a eventual participação de servidores públicos e políticos envolvidos na trama”, disse Diniz.

Com informações da Agência Brasil e Veja.com
Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebe mais de 30 juristas em ato para denunciar a falta de base jurídica do pedido de abertura do processo de impeachment. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Brasília - A presidente Dilma Rousseff recebe mais de 30 juristas em ato para denunciar a falta de base jurídica do pedido de abertura do processo de impeachment. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Leia mais sobre
POLÍTICA

 

Reunião sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Recife, PE. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Reunião sobre as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti em Recife, PE. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

Leia mais sobre
ALÔ BRASIL

 

Leia as últimas publicações

Recent Videos

Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo
Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo
Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo
Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes
Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo
Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo
Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo
Telescópio Gigante Magalhães, vídeo
  • Programa PIPE para inovação em São Paulo, vídeo

  • Deputados querem votar mudanças no sistema eleitoral e fundo público de campanhas, vídeo

  • Continue acompanhando do espaço os movimentos do furacão Irma, vídeo

  • Liderada pelo deputado André Fufuca, Câmara vota pautas importantes

  • Sessão conjunta do Congresso Nacional, ao vivo

  • Plenário da Câmara dos Deputados, ao vivo

  • Acompanhe a votação da denúncia contra o presidente Michel Temer, ao vivo

  • Telescópio Gigante Magalhães, vídeo

Categorias

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*