Plymouth Road Runner Superbird. Foto: Louwman Museum. Coleção Louwman/Divulgação

 

 

Conheça outra raridade


Museu Louwman – Localizado na cidade de Haia, na Holanda. O museu e a Coleção Louwman promovem e alugam o sofisticado espaço para eventos e reuniões, criando um clima diferente e paisagens antigas ou mais modernas e requintadas, onde os modelos da coleção são as estrelas. Hoje, iremos conhecer a história de mais uma dessas raras preciosidades automobilísticas do ano de 1970.

PLYMOUTH
ROAD RUNNER SUPERBIRD

Traduzindo Road Runner Superbird, teríamos algo próximo a um Super Corredor de Estrada ou simplesmente Pássaro Corredor Estradeiro. O mais importante é que este Plymouth foi produzido para correr e para simbolizar ainda melhor essa ideia, no spoiler foi orgulhosamente estampada imagem do desenho animado Road Runner, mais conhecido no Brasil como Bip-Bip.

Este modelo, 1970, é chamado pelos americanos de “muscle car”. O termo é usado para designar os carros de produção relativamente baratos e equipados com motores de alto desempenho, como o de 7.0 litros que equipado este modelo que tem a frente aerodinâmica e uma enorme asa original de fábrica na traseira. Evolução do Plymouth Road Runner, o Superbird foi desenvolvido especificamente para as corridas da NASCAR norte-americanos (National Association for Stock Car Auto Racing).

Hoje, o carro é considerado como um marco, mas em 1970, o Superbird não foi um grande sucesso; o estilo provou ser extremo demais para o público americano que estava se tornando mais consciente quanto à segurança. Muitos dos cerca de 2.000 carros produzidos e não vendidos nas concessionárias, foram mesmo convertidos em Road Runners comuns. A crise do petróleo de 1973 marcou o fim definitivo do “muscle car”.