Praça Roosevelt é ocupada pelas crianças


Segunda-feira, 6 de outubro de 2014, às 18h53

Atrações infantis do Circuito Cultural reúnem 5.000 pessoas na Praça Roosevelt. Programação do Circuito Cultural de São Paulo conta com mais de 1.600 atividades distribuídas em 159 equipamentos da cidade até o fim do ano.

 

 

Praça Roosevelt é ocupada pelas crianças. Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Praça Roosevelt é ocupada pelas crianças. Foto: Fábio Arantes/ SECOM

 

SECOM/PMSP – Mais de 5.000 crianças e pais ocuparam desde a manhã deste sábado (4) a Praça Roosevelt, no centro, para conferir as atrações e os shows que fazem parte do Circuito São Paulo de Cultura. Até o fim do ano serão 1.600 atividades voltadas para o público infantil, espalhadas por 159 equipamentos públicos da cidade para comemorar o Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12.

Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Além de atividades lúdicas, pintura em rosto, artesanato com produtos recicláveis e até grafite, o evento que é uma ação da Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o programa de proteção a primeira infância São Paulo Carinhosa, contou com grandes shows. As crianças foram encantadas com um teatro da Peppa Pig, animação que narra a história de uma porquinha cor-de-rosa e sua família, uma apresentação da banda Pato Fu e o Grupo Giramundo, além do espetáculo “Gigantes do ar”, da companhia Pia Fraus.

“A iniciativa de ter uma programação com as crianças é muita boa, porque com o medo, levamos sempre eles para passear em shoppings ou lugares fechados. Aqui são atividades culturais, com espaço aberto para correr e brincar com segurança e isso aguça a criatividade das crianças”, afirmou a massoterapeuta, Cintia Amorim, 26 anos, que conferiu a programação com o sobrinho Vinícius de 4 anos e o filho Pedro de 3 anos.

A primeira dama e coordenadora do programa São Paulo Carinhosa, Ana Estela Haddad, também aproveitou as atrações neste sábado (4). Além dos shows da Peppa Pig e da Companhia Pia Fraus, ela ainda assistiu a apresentação do grupo Conto em Letras.

Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Foto: Fábio Arantes/ SECOM

“O quanto antes você consegue ter contato com essas possibilidades culturais, inclusive as mais eruditas, maior a chance de você apreciar [cultura futuramente]. Além disso, são oportunidades de convivência, de socialização e de fortalecimento dos laços familiares”, disse Ana Estela Haddad durante o lançamento da programação no dia 1º.

Acompanhada pelos filhos Letícia de 4 anos e Pedro de 3 anos, a professora Jéssica Chaves, 34 anos, saiu de Pirituba para curtir um momento de lazer com as crianças. Como costuma ir mais ao teatro com os filhos e eles já estão mais adaptados ao tipo de diversão, a gratuidade das atrações do Circuito Cultural chamam a atenção.

“Costumo levá-los ao teatro com frequência, mas é pago. Até compro nos sites de promoção ou compras coletivas, mas é importante que também tenha oferta de atividades culturais gratuitas para as crianças. Vamos curtir o dia todo e se pudermos voltar, também voltaremos”, afirmou.

Mais atividades

Na véspera do Dia das Crianças, sábado (11), a Orquestra Experimental de Repertório se apresentará no lado externo do Auditório do Ibirapuera, às 17h, com participação do rapper Emicida. Juntos, eles interpretarão a fábula musical Pedro e o Lobo, de Serguei Prokoviev. “Muito interessante porque ele [rapper] justamente quebra paradigmas junto com a orquestra e traz o seu universo e a sua maneira de contar o drama social de uma história diante de uma linguagem que vai produzir um efeito de grande aproximação”, afirmou o maestro Carlos Moreno. No domingo (12), a orquestra recebe no mesmo local, às 11h, o cantor Toquinho.

Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Foto: Fábio Arantes/ SECOM

Outra grande atração voltada para o público infantil será o musical “Galinha Pintadinha – Cadê Popó?”, que acontecerá no reformado Centro Esportivo e de Lazer Tietê, antiga sede do Clube Tietê. O show está previsto para ocorrer a partir das 10h.

Entre 16 de dezembro e 28 de fevereiro, a Praça das Artes receberá a exposição “O Mundo de Mafalda”, em homenagem aos 50 anos da personagem do cartunista argentino Quino. Com entrada gratuita, o evento é uma realização da Fundação Theatro Municipal e da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a produtora Mundo Giras.

 

Veja a programação completa do Circuito Cultural de São Paulo

 

alotatuape

Autor: alotatuape

Share This Post On

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*